Dia 4/10

Abertura


Sociedade nas Cidades do Futuro

Atualmente, a porcentagem da população nas áreas urbanas cresceu 85% no Brasil (segundo o Banco Mundial), mas as cidades contemporâneas ainda não são adaptadas para promover qualidade de vida para esse numero de pessoas. Isso significa um dramático crescimento na demanda por energia e nos custos para construção de infraestrutura, além dos outros tantos problemas associados.  A palestra tem como objetivo discutir a formação da sociedade nas cidades neste momento de adaptação.

O que Funciona?


5 apresentações de 10 minutos que trazem exemplos de boas praticas no mundo para soluções dos problema de formação de uma sociedade sustentável nas cidades do futuro. Apresentações vão seguir os temas:

Tecnologia / Ambiente / Economia / Desenho urbano / Comunidade

Comentarista vai avaliar viabilidade das boas praticas no Brasil e América Latina e a possibilidade de implementação considerando desenvolvimento das tendências nas cidades

Dia 5/10

Economia para Nova Cidade

A palestra objetiva discutir como modelos de cidades sustentáveis podem ser drivers de inovação corporativa para a promoção da sustentabilidade.

Através desse olhar, o palestrante apresentará as tendências econômicas que irão impactar no desenvolvimento da cidade, considerando os drivers principais para implementação e discutindo também questões ambientais e de responsabilidade de setor privado 

Construindo Felicidade

Felicidade Interna Bruta (FIB) ou Gross National Happiness (GNH) é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB).?O conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) inspirou um movimento de felicidade política moderno. Por meio da contribuição de diversos acadêmicos, economistas e políticos, ocidentais e orientais, o conceito evoluiu para um modelo de desenvolvimento socioeconômico. Em julho de 2011, a ONU aprovou a resolução 65/309, que foi adotada com unanimidade pela Assembléia Geral, posicionando a “felicidade” na agenda global de desenvolvimento.

No debate, vamos discutir o que é FIB, como propor o conceito no Brasil e como ele se relaciona com o planejamento urbano.



World Café

O objetivo dessa dinâmica é elaborar diretrizes para desenvolvimento da mobilidade. A discussão vai ser conduzida através da perspectiva de desenvolvimento social, econômico e tecnológico das cidades.

• Velocidade desenho urbano, lei mercado publico e privado, tendências econômicas

• Big data, cidade, mobilidade inteligente,exemplos de tecnologia  implementação

• Transporte verde, impacto na sociedade, (saúde), exemplos, 

Dia 6/10

Estudos de Caso

Dinâmica dedicada a 8 ideias emergentes e inovadoras sobre desenvolvimento das cidades, apresentadas por diferentes palestrantes.

Previstos 20 min para cada apresentação.