Calendário
2014 | |
07/jul | Início da recepção de resumos das Comunicações Técnicas |
07/jul | Início da chamada para inscrição para participação da Comissão de Seleção |
11/ago | Encerramento do prazo para inscrição na Comissão de Seleção |
15/ago | Seleção pela Organização do Congresso dos membros escolhidos para composição da Comissão de Seleção e respectivo campo temático |
18/ago | Início da distribuição para análise dos Resumos das Comunicações Técnicas |
30/out | Encerramento do prazo para recebimento de Resumos |
28/nov | Encerramento da análise dos Resumos das Comunicações Técnicas |
15/dez | Divulgação pela ANTP dos Resumos selecionados |
2015 | |
15/jan | Início do prazo para pagamento da inscrição e para entrega do Trabalho Final |
13/abril | Término do prazo para pagamento da inscrição do 20º Congresso |
13/abril | Término do prazo para entrega do trabalho final |
22/mai | Publicação no site do Programa de Sessões Técnicas para apresentação dos trabalhos no 20º Congresso |
23 a 25/jun | Realização do 20º Congresso |
REGULAMENTO GERAL PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES TÉCNICAS
1 - INTRODUÇÃO
Este
documento é a fonte de referências para a apresentação de Comunicações Técnicas
no 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito que se realizará na cidade
de Santos – SP, no período de 23 a 25 de junho de 2015.
Como
nas edições anteriores, as Comunicações Técnicas ocuparão lugar de grande
destaque na programação geral do evento, ocasião em que terão a oportunidade de
serem expostas a um público altamente especializado e participante das questões
relacionadas à Mobilidade Urbana de todo o País.
As
Comunicações Técnicas selecionadas serão publicadas no "site” da ANTP,
tornando-se parte permanente da Biblioteca no site da ANTP.
2 - TEMAS DAS
APRESENTAÇÕES
Os
temas para as apresentações no 20º
Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito estão divididos em quatro
grandes campos temáticos, a saber:
1 – Questões Urbanas – Meio Ambiente - Transporte Não Motorizado - Acessibilidade
2 – Qualidade - Marketing – Tecnologia
3 - Transporte Público
4 – Trânsito
3 – ASSUNTOS
SUGERIDOS
Dentro
dos quatro temas principais e como referência para os autores, estão listadas,
a seguir, algumas sugestões de assuntos para as Comunicações Técnicas:
3.1 – Questões Urbanas – Meio Ambiente - Transporte Não Motorizado - Acessibilidade
Assuntos sugeridos:
· Planejamento e Gestão Urbana – Legislação urbanística; Uso e ocupação do solo;
Zoneamento, Plano Diretor, Revitalização urbana, Renovação urbana, Relatório de
impacto de vizinhança; Operações Urbanas, Pólo gerador de tráfego,
Desenvolvimento urbano; Desenho urbano; Sistema viário;
· Meio ambiente– Sustentabilidade ambiental, Uso de energia, Alternativas energéticas e
impactos ambientais, Poluição do ar, Qualidade ambiental, Redução e restrição
da circulação para efeito de melhoria da Qualidade Ambiental;
· Transporte não motorizado – Infraestrutura para a circulação de pedestres:
calçadas, passeios, acessos e travessias, iluminação, ponto de parada e
estações. Transporte cicloviário: Projeto e planejamento para implantação de ciclovias,
ciclofaixas, bicicletários;
· Condicionantes da Mobilidade Urbana – Demografia, Mobilidade das mulheres, dos jovens e
dos idosos, Acessibilidade, Pessoas portadoras de deficiências.
3.2 – Qualidade - Marketing – Tecnologia
Assuntos sugeridos:
· Gestão da Qualidade do Transporte Público e
Trânsito: Modelos de Gestão, planejamento estratégico,
sistemas de informação, gestão da informação para gestores e operadores;
Indicadores de desempenho, gestão por processos, resultados, avaliação,
melhoria contínua;
· Recursos Humanos:
Seleção, treinamento e gestão; Gestão de recursos humanos no Trânsito, seleção
e capacitação de equipes técnicas; Sistemas e modelos de avaliação de
desempenho operacional;
· Marketing: Comunicação
institucional, Comunicação social, Mídias e Redes Sociais; Clientes e usuários- informação e orientação, canais de
relacionamento, pesquisa de opinião e de expectativa, campanhas e programas de
incentivo de uso ao transporte, segmentação de mercado, construção de imagem, novas
tecnologias de comunicação;
· Tecnologia: Sistemas
automatizados de arrecadação e bilhetagem; Controle automático de oferta;
Programas de manutenção de equipamentos e instalações; Desenvolvimento
tecnológico no transporte metro-ferroviário; Inovações tecnológicas em sistemas
de sinalização, de comunicação e em veículos; Supervisão e controle de vias e
de terminais; Sistemas ITS; Centrais de controle e de monitoramento; Inovações
tecnológicas aplicadas ao trânsito, gestão da fiscalização, utilização de
controladores eletrônicos; manutenção de equipamentos e instalações de
trânsito.
3.3 - Transporte Público
Assuntos sugeridos:
· Gestão do Transporte Público: Legislação; Arranjo institucional, desenvolvimento
institucional, Parcerias Público-Privadas, Consórcios Públicos;
· Modelos de gestão:
privatização, permissão e concessão de serviço; Modelos de articulação
política-institucional da gestão e operação integrada em Regiões
Metropolitanas; Câmaras Técnicas e outras formas de articulação e integração
das políticas urbanas com as políticas de Transporte e Trânsito;
· Agências Reguladoras: Critérios de avaliação, seleção e priorização de
projetos;
· Transporte clandestino: transporte alternativo ao clandestino, combate ao
transporte clandestino;
· Economia: Financiamento e
custeio do transporte público; Financiamento da infraestrutura de Transporte
Público; CIDE; Fontes adicionais para o Transporte Público; Barateamento das
tarifas e redução de custos; redução da carga tributária incidente sobre os
serviços de transporte coletivo urbano; Parcerias entre o setor público e
privado; Gratuidades. Custos das externalidades do transporte público. Custo
das externalidades do trânsito. Gestão de multas;
· Planejamento: Estudo
de demanda e oferta, modelagem de corredores e de terminais; Sistemas de ônibus
- tecnologia veicular, operação, gestão de pessoal, insumos; Sistemas
metroferroviários, VLTs, VLPS - material
rodante, infraestrutura e sistemas fixos, tecnologia, operação e manutenção;
· Implantação e operação: Implantação de serviços regulares e de serviços
segmentados; integração de sistemas de transporte público; planejamento e
operação de sistemas de média capacidade; implantação e operação de corredores e de faixas exclusivas de ônibus e
trólebus; terceirização na operação e manutenção de sistemas de transporte de
passageiros; implantação de redes noturnas de transporte público;
· Terminais: construção,
instalação e operação pública e/ou privada, Estações Rodoviárias e Terminais de
passageiros em geral;
· Segurança: Segurança
pública nos serviços de transportes coletivos urbanos; Programas de redução de
acidentes envolvendo os serviços de transportes públicos;
· Serviços especiais: Serviços de táxi municipal e/ou metropolitano;
Serviços de fretamento; Alternativas de operação e gestão do transporte
escolar; Alternativas de operação e gestão do transporte rural;
· História e memória - preservação e divulgação do patrimônio e da
memória do transporte público, do desenvolvimento urbano; Mobilidade como
conteúdo e expressão de cultura. Testemunhos e depoimentos.
· Lições da Copa de Futebol 2014;
3.4 – Trânsito
Assuntos sugeridos:
· Restrição de acesso e circulação de veículos – Gestão de demanda; Restrição ao uso de
automóveis em áreas centrais e em áreas históricas; Pedágio urbano; rodízio,
engenharia e operação de tráfego; ordenação da circulação de ônibus fretado;
Estacionamento. Transporte individual - automóvel, motocicleta. Jornadas
"na Cidade sem meu carro";
·
Circulação urbana da carga: Logística urbana; Gestão da circulação do
transporte de carga em área urbana,
regulação de carga e descarga, Frete e
Moto-frete;
· Programas e políticas de segurança no trânsito - Educação de trânsito; Programas e projetos de
Traffic Calming; regulamentação e fiscalização da velocidade dos veículos;
auditoria de segurança; análise das causas de acidentes; Inspeção Veicular; Avaliação do impacto do moto-frete e do
moto-taxi na segurança de trânsito; Acidentes, cadastros de acidentes,
metodologia de organização, manutenção e utilização de bancos de dados;
desenvolvimento de indicadores para monitoramento dos acidentes de trânsito;
Rodovias - Implantação e operação de rodovias; Indicadores de acidentes em
rodovias; ações de educação e capacitação dos condutores;
· Operação de trânsito: Municipalização, Cooperação entre Estado e
Municípios, Sistema Nacional de trânsito; Operação do trânsito - Operações de
trânsito em eventos e em implantação de obras; Ações rotineiras e emergenciais;
Fiscalização de trânsito.
4 – ETAPAS DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO e seleção
O
processo de inscrição e seleção envolve as seguintes etapas:
a) Inscrição dos Resumos de Trabalho;
b) Seleção dos Resumos pela Comissão de Seleção;
c) Divulgação da Relação dos Resumos selecionados;
d) Inscrição dos autores no 20º Congresso com o
pagamento da taxa de inscrição;
e) Entrega dos Trabalhos finais pelos autores;
f) Divulgação da Programação de exposição das Comunicações
Técnicas no 20º Congresso;
g) Publicação de todos os trabalhos na Biblioteca no
site da ANTP.
5 – INSCRIÇÃO DOS
RESUMOS
A
inscrição dos Resumos e dos respectivos Trabalhos Finais para o 20º Congresso
será feita exclusivamente pela internet.
No
site da ANTP, na página do 20º Congresso, estão contidos este regulamento e
demais instruções necessárias para a consecução das inscrições.
5.1 Sobre os autores
Cada
autor pode inscrever no máximo 2 (dois) trabalhos, individuais ou em equipe.
No
caso de trabalhos em equipe, nos textos do Resumo e do Trabalho Final deverá
estar indicado o coordenador ou apresentador do trabalho.
Cada
trabalho poderá ter, no máximo, 10 (dez) autores.
5.2 Principais itens a serem informados no
cadastro eletrônico do Trabalho
a) Título do Trabalho;
b) Classificação por temas:
· Questões Urbanas – Meio Ambiente -
Transporte Não Motorizado - Acessibilidade
· Qualidade - Marketing – Tecnologia
· Transporte Público
· Trânsito
d) Nome do(s) Autor(es) – quando for em equipe identificar o autor apresentador
e) Dados do(s) autor (es):
· Nome completo
· Instituição
· E.mail para contato
· Tel e Fax
Nota: Antes do cadastramento do resumo, é necessário o preenchimento de um formulário com os dados cadastrais do autor responsável pelo encaminhamento do trabalho. Esse formulário está disponível no link http://www.acquacon.com.br/intranet/login.asp?idevento=181 Neste formulário, o autor indicará também o e-mail de contato e senha de uso pessoal. Ao término de seu preenchimento, será direcionado à página de cadastro do resumo. |
Importante: O e-mail e senha cadastrados são as principais ferramentas para encaminhamento dos resumos e para inscrição e posterior envio do arquivo do trabalho completo. Após cadastro do resumo, será enviado automaticamente um e-mail informando o ID do resumo (PAP) e a senha cadastrada. Essas informações serão necessárias futuramente para a etapa do envio do trabalho completo. |
6 – CRITÉRIOS PARA
ELABORAÇÃO DO RESUMO DO TRABALHO
6.1 - Título: Título do trabalho redigido usando a fonte Arial, tamanho 12, negrito,
maiúsculo para a primeira letra da primeira palavra e em nomes próprios, alinhamento
justificado, com ponto final e contendo até 80 caracteres.
6.2 - Autores: Para manter o anonimato dos autores, na próxima linha depois do título, digitar apenas o número do CPF do autor (ou do coordenador no caso de trabalho em grupo), conforme registrado no cadastro.
6.3 - Texto do Resumo: O texto do resumo deve ser iniciado uma linha após o CPF do autor deverá apresentar uma síntese do conteúdo do trabalho: introdução, diagnóstico, proposições, resultados e conclusões. Deverá conter de 1000 a 1500 caracteres (sem contar espaços).
6.4 – Tipo de arquivo do resumo: O arquivo do resumo deve ser enviado no formato pdf, evitando assim que os arquivos sejam desconfigurados ao serem abertos durante o processo de avaliação.
6.5 – Anonimato: o corpo do resumo não poderá conter citação do nome do(s) autor(es), sob pena de desclassificação.
7 – TAXA DE INSCRIÇÃO
O
recebimento do Trabalho Final e sua apresentação no 20º Congresso estão
condicionados à inscrição do seu autor (ou do coordenador em caso de trabalho
em equipe) no 20º Congresso e ao pagamento da respectiva taxa.
Os
autores terão desconto no valor da taxa de inscrição. O valor da taxa de inscrição e o desconto serão disponibilizados
no site da ANTP na página do 20º Congresso.
8 – CRITÉRIOS PARA
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL
O envio do TRABALHO FINAL será permitido até 31 de
março de 2015 para quem tiver seu Resumo aprovado e estiver devidamente
inscrito no 20º Congresso até o dia 24 de março de 2015.
Serão aceitos para apresentação e publicação nos
Anais do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, os TRABALHOS FINAIS
contendo: Resumo - Palavras-Chaves – Introdução - Diagnóstico, Proposições e
Resultados e Referências Bibliográficas.
8.1 - CONFIGURAÇÕES
DO DOCUMENTO
a) Formatação geral: O TRABALHO FINAL deverá ser digitado em
Microsoft Word na versão 6.0 ou mais atualizada e ser configurado da seguinte
forma: formato de papel: A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de
2,5 cm, espaço simples entre linhas, espaçamento entre parágrafos de 6 pts
antes e 6 pts depois e alinhamento justificado.
b) Título: Título do trabalho redigido usando a
fonte Arial, tamanho 12, negrito, maiúsculo para a primeira letra da primeira
palavra e em nomes próprios, justificado, com ponto final.
c) Autores: Na próxima linha depois do título, digitar o nome
do autor com fonte Arial, tamanho 11. Quando houver mais de um autor, os nomes
dos autores deverão ser relacionados em sequencia, separados por ponto e
vírgula e contendo, ao final do sobrenome de cada autor, uma indicação
numérica, sequencial, em sobrescrito. O nome do Coordenador do trabalho (ou do
apresentador) deverá ser sublinhado.
d) Dados dos autores: No parágrafo seguinte ao dos nomes dos autores,
deverão constar os seguintes dados profissionais do autor: nome da instituição,
endereço físico, telefone com DDD e endereço eletrônico. Utilizar fonte Arial,
tamanho 10.
No caso de mais de um autor, deve-se iniciar a sentença com o
sobrescrito correspondente a cada autor (em ordem numérica), depois o nome da
instituição seguido pelas suas repartições ou subdivisões (se houverem e sempre
da maior para menor) e depois o endereço físico (com CEP), telefone com DDD e
endereço eletrônico. Iniciar uma nova sentença para cada autor.
e) Texto: O texto deve ser iniciado uma linha
após os dados profissionais do(s) autor(es), ter o equivalente a nove páginas
ou 25 mil caracteres (incluindo o(s) nome(s) do(s) autor(es), ser digitado em
fonte Arial, tamanho 11.
f) Tamanho do
arquivo: O arquivo deverá ter
até 3 MB.
g) Subtítulo: Os subtítulos: RESENHA;
PALAVRAS-CHAVES; INTRODUÇÃO; DIAGNÓSTICO, PROPOSIÇÕES E RESULTADOS; CONCLUSÕES
e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS devem ser escritos usando fonte Arial, tamanho 11,
em maiúsculo.
8.2 – ESTRUTURA DO
TRABALHO FINAL
O TRABALHO FINAL deverá contemplar a seguinte
estrutura:
· SÍNTESE – apresentar uma síntese dos conteúdos do trabalho (até 300
caracteres).
· PALAVRAS-CHAVE - de três a cinco, devem iniciar pelos termos para
indexação. As palavras-chaves devem ser incorporadas ao resumo do trabalho.
· INTRODUÇÃO - apresentar o problema focado e o(s) objetivo(s) das ações
relatadas:
· DIAGNÓSTICO, PROPOSIÇÕES E RESULTADOS - apresentar os dados, incluindo
tabelas, quadros e ilustrações gráficas (se houver), preferencialmente, logo
após a sua citação no texto, ou na página imediata, e os comentários analíticos
e interpretativos pertinentes aos dados apresentados, não sendo permitidas
repetições de informações (exemplo: uma tabela e um gráfico com os mesmos
dados). Figuras (gráficos, mapas, fotos, blocos-diagrama, imagens, etc.) devem
ser inseridas através da função FIGURA (ferramenta do Windows), com resolução
mínima de 300 DPI, em dimensão compatível para uma boa visualização em tamanho
A4 (retrato ou paisagem). As legendas das figuras deverão ser digitadas
separadamente para facilitar eventual deslocamento na diagramação. As Tabelas
podem ser incluídas no texto sem bordas e linhas internas. Os títulos das
figuras e tabelas deverão ser situados na parte inferior e superior das mesmas,
respectivamente, e também digitados separadamente. Podem ser utilizados mapas,
imagens e figuras coloridos.
· CONCLUSÕES - resumir os principais resultados, com objetividade, não
sendo permitidas repetições extensivas de resultados e discussões. As
conclusões devem ser sumarizadas na forma de texto corrido e não na forma de
itens.
· REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - estas e as citações bibliográficas no texto
devem estar de acordo com as normas NBR6023 (ABNT, 2004).
8.3 PUBLICAÇÃO E
APRESENTAÇÃO
Os TRABALHOS FINAIS aceitos constituirão os Anais
do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, serão publicados na Biblioteca
no site da ANTP e disponibilizados para consultas no dia da abertura do
congresso.
A estrutura e dinâmica das apresentações serão
divulgadas até 22 de maio de 2015.
Formas de apresentação - Os Trabalhos finais serão
apresentados em Sessões Técnicas que ocorrerão durante o Congresso, organizados
segundo os temas que constam do Regulamento.
O autor apresentador irá dispor de equipamentos de
mídia (HD e Datashow) para apresentação do seu trabalho, devendo fazê-lo em dez
minutos, sendo aberto, em seguida, um espaço com duração de cinco minutos para
debates.
9 - CERTIFICADOS DAS
COMUNICAÇÕES
Serão fornecidos certificados de apresentação para todos
o(s) autor(es) que efetivamente fizerem a apresentação de seu TRABALHO FINAL
conforme a programação do 20º Congresso.
10 - COMISSÃO DE
SELEÇÃO
A Comissão
de Seleção será constituída por 5 (cinco) a 10 (dez) avaliadores para cada
um dos 4 (quatro) campos temáticos.
O processo de inscrição dos candidatos à Comissão
de Seleção vai até o dia 11 de agosto de
2014 e deverá ser feito via internet.
Na página do 20º Congresso, no site da ANTP, estão
contidos este regulamento e demais instruções necessárias para a consecução das
inscrições dos candidatos à Comissão de Seleção.
Os interessados deverão preencher a ficha de
postulação, anexando seu currículo e descrevendo sua experiência no setor.
Os candidatos serão selecionados pela ANTP e informados
do aceite de sua participação por via eletrônica.
Os resumos serão encaminhados eletronicamente aos
membros da Comissão de Seleção sem identificação dos autores.
Na avaliação dos resumos inscritos, os membros da
Comissão de Seleção deverão atentar para os seguintes critérios:
· pertinência do
conteúdo do Resumo quanto ao respectivo grupo temático;
· aplicabilidade do
tema para outras regiões do país e demais segmentos do setor;
· relevância do tema
tratado na conjuntura e do ponto de vista estratégico;
· atendimento aos
critérios estruturais de apresentação do texto.
Após a escolha dos membros da Comissão de Seleção,
a ANTP encaminhará as orientações adicionais sobre os procedimentos de
avaliação.
Os membros da Comissão de Seleção terão o período
de 18
de agosto a 28 de novembro de 2014para concluir a avaliação dos
Resumos enviados.
Os membros da Comissão de Seleção que concluírem
seus trabalhos receberão, em reconhecimento por sua contribuição, um
Certificado de membro da Comissão e uma inscrição cortesia no 20º Congresso,
pessoal e intransferível.
Aos membros da Comissão de Seleção não é permitido que inscrevam trabalhos na modalidade de Comunicações Técnicas.
11 – CALENDÁRIO GERAL
2014
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07/julho
| Início da recepção
de resumos das Comunicações Técnicas
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07/julho
| Início da chamada
para inscrição para participação da Comissão de Seleção
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11/ago
| Encerramento do
prazo para inscrição na Comissão de Seleção
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15/ago
| Seleção pela
Organização do Congresso dos membros escolhidos para composição da Comissão
de Seleção e respectivo campo temático
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18/ago
| Início da distribuição
para análise dos Resumos das Comunicações Técnicas
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30/out
| Encerramento do
prazo para recebimento de Resumos |
28/nov
| Encerramento da
análise dos Resumos das Comunicações Técnicas
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15/dez
| Divulgação pela
ANTP dos Resumos selecionados
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2015
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15/jan
| Início do prazo
para pagamento da inscrição e para entrega do Trabalho Final
|
24/mar
| Término do prazo
para pagamento da inscrição do 20º Congresso
|
31/mar
| Término do prazo
para entrega do trabalho final
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22/mai
| Publicação no site
do Programa de Sessões Técnicas para apresentação dos trabalhos no 20º
Congresso
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23 a 25/jun
| Realização do 20º
Congresso
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