Contexto

Em 1º de janeiro de 2021 deu-se início a um novo mandato de prefeitos e vereadores no país. Como ocorre em todas as eleições, ocorre alteração nas equipes de trabalho e mudanças de secretários de transporte, transito e mobilidade urbana.

O ano de 2020 foi dominado pela angústia da pandemia COVID-19, alterando drasticamente as condições da prestação dos serviços municipais, reduzindo os orçamentos públicos e trazendo incertezas no horizonte e o transporte público também está no centro do problema.

Em razão disso, visando subsidiar os novos governantes, a ANTP, NTU, ANFAVEA, Mercedes-Benz, FABUS e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana publicaram o documento Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade em sua cidade, um conjunto de propostas de ações para melhoria do transporte público ao alcance dos novos mandatos.

É neste contexto que a ANTP desenvolveu o novo Curso Básico de Gestão do Transporte Público, que está sendo patrocinado pela Mercedes-Benz e pela FETPESP - Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo.

AGUARDAR PROGRAMAÇÃO DE 2023

O Curso

Como todo sistema de formação através do treinamento, o objetivo mais importante é a introdução de novos comportamentos, junto com a potencialização de alguns dos existentes, através da motivação e do conhecimento. Mas junto com esses dois mecanismos, reforçando-os ou ameaçando-os existem os fatores sociais amplos e, mais importante, os mecanismos de grupo que influenciam a atitude depois dos cursos de aplicar ou não os ensinamentos.

Criar as experiências educativas intensivas em curto período, introduzir novos pontos de vista e encorajar a adoção de novos métodos, passando adiante ideias importantes. Os cursos se propõem a demonstrar um novo conceito e a explicar algo a um público.

O Curso terá por base os conteúdos já descritos em vários documentos próprios da ANTP, em especial o Guia Básico de Gestão do Transporte Público, assim como de outros importantes documentos técnicos publicados por outras entidades.

O Curso Básico de Gestão do Transporte Público será aplicado na modalidade de Ensino a Distância e buscará contribuir para:

  • Formação, desenvolvimento e instrumentalização de gestores públicos de transporte público e trânsito no Brasil, contribuindo para “fazer acontecer as mudanças necessárias” para a melhoria da mobilidade urbana no país;
  • Facilitação da intermediação entre gestores públicos e fornecedores da produção do transporte público, nas ações de interesse comum.

A quem se destina

O curso é gratuito e se destina a gestores públicos, gestores privados, técnicos em geral com atuação no transporte público e da mobilidade urbana.

Objetivo geral do curso

Propiciar a gestores de mobilidade urbana públicos e privados, a compreensão geral dos aspectos fundamentais que compõem a prestação do serviço de transporte público, a regulamentação sob os quais o serviço está submetido e os papéis dos principais atores envolvidos – administração pública e operadores privados - de maneira que eles possam melhor agir e tomar decisões que contribuam para a melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços.

Diretrizes Gerais

O curso será disponibilizado na modalidade de Ensino a Distância, na qual os alunos terão acesso aos conteúdos do curso desenvolvidos em Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A plataforma conterá:

a. Os temas e conteúdos de cada aula, que conterá textos, locuções, ilustrações e animações, acessíveis aos alunos por formas de interação facilitadas.

b. Uma biblioteca virtual contendo documentação técnica complementar recomendada ao aluno, disponível para download, podendo ser textos, publicações técnicas, documentos áudio visuais, ou indicação de documentos em páginas de Internet.

O aluno poderá realizar o curso de modo remoto e assíncrono, ou seja, cumprir suas tarefas nos horários que melhor entender, dentro do prazo limite de realização que será estabelecido nas regras de participação, bem como comunicar e dirimir suas dúvidas aos tutores por meio dos canais de comunicação já referidos. O curso será acessível a computadores, tablet ou celular.

Os conteúdos serão organizados segundo 6 aulas, com duração de 1h cada uma. Em cada turma, haverá o acompanhamento por um tutor interação com os alunos.


Ao final do curso o aluno será submetido a uma avaliação. Ao aluno que concluir a carga horária e que realizar a avaliação será conferido um Certificado de Participação.


AGUARDAR PROGRAMAÇÃO DE 2023