Aula 1 – Componentes importantes
Componentes importantes do transporte público, cuja escolha correta e funcionamento de forma coordenada e harmónica resultam em serviços de qualidade controlável. O objetivo nesta aula é o gestor compreender os aspectos gerais dos componentes básicos, cuja escolha correta e funcionamento de forma coordenada e harmónica resultam em serviços de qualidade e eficiência controlável.
Temas abordados:
O passageiro
- Como o passageiro participa do serviço prestado e a importância de como forma sua experiência do serviço;
- O que se deve conhecer sobre o passageiro que possa orientar o gestor público a aprimorar a prestação do serviço;
- As diferenças entre o passageiro e os cidadãos que não usam o transporte público – satisfação e imagem;
A cidade
- Por que o transporte público de qualidade é de vital importância para a cidade?
- O tipo de cidade e sua administração como componente do projeto e da operação do serviço de transporte;
- A interação entre transporte público e o desenvolvimento urbano (desenho da cidade);
A organização do sistema
- Modalidades de estruturas para gestão do transporte público;
- Poder concedente, órgão gestor e operadora;
- Sua relação com o tamanho da cidade e da rede de transporte;
- Funções indispensáveis e funções desejáveis na organização do órgão gestor;
- Estrutura do setor privado na organização de seus serviços e suas garagens e a funções e atividades inerentes a eles;
- As novas tendências colaborativas e os serviços flexíveis.
Equipes
- Perfis (formação e experiência) dos principais profissionais do órgão gestor do serviço;
- Profissionais minimamente necessários na atividade da operadora;
- Novas relações com modalidades de prestadores autônomos.
A rede de ônibus
- Importância da rede para a eficiência dos serviços;
- Breve histórico da formação das redes de ônibus;
- Tipos de rede: linhas diretas e redes troncais;
- Prioridades usuais para os ônibus;
- Faixas exclusivas, corredores e BRT;
- Os serviços sob demanda e as redes híbridas.
Veículos
- Principais pontos que podem influenciar na prestação do serviço e nos custos.
- Tipos de ônibus urbanos produzidos pela indústria;
- Dimensões dos veículos e sua relação com o tipo de serviço (linha);
- Capacidade de transporte e tipo de serviço;
- Opções tecnológicas: localização do motor, tipo de suspensão e tipo de transmissão;
- Tipo de combustível e sua importância para o meio ambiente e para o custo dos serviços.
Infraestrutura
- Importância da infraestrutura no desempenho do transporte público;
- Responsabilidades pela infraestrutura
- Vias: dimensões, tipo de pavimento, preferências para os ônibus;
- Calçadas, terminais, paradas, abrigos, informações aos viajantes;
- Implantação cuidadosa (projeto e implantação), conservação e manutenção permanentes.
Comunicação
- Importância da presença e da transparência na comunicação com os viajantes, com o público em geral e com as “partes interessadas”;
- Diferenças entre informações aos viajantes e comunicação com o público;
- Canais de comunicação com os viajantes e com a população;
- Cuidados para a informação tempestiva e transparente sobre alterações nos serviços, incidentes e contingências.
Equipamentos e Sistemas Inteligentes de Transporte - ITS:
- Objetivos que podem ser alcançados com a tecnologia;
- O que são e para que servem;
- Principais sistemas disponíveis, como funcionam e os resultados.
- Cuidados na aquisição, na implantação e com a equipe responsável por sua operação.
Aula 2 - ITS e Tecnologias
Antecedentes
- Quando e como surgiram os equipamentos e Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS e seu papel na Gestão dos Sistemas de Ônibus.
Modalidades Principais e Aplicações na Mobilidade Urbana
- Planejamento de Transportes – Simulação de Redes
- Bilhetagem Eletrônica
- Sistemas de Informação Geográfica – SIG
- Especificação e Programação dos Serviços
- Monitoração da Operação
- Sistema de Circuito Fechado de Tv – Câmeras
- Prioridade Semafórica para os ônibus
- Sistema de Informações ao Viajante
- Telemetria dos ônibus em operação
Evolução Tecnológica
- Operação do Transporte Público
o Por demanda e Rota Variável
o Regulação automatizada
- Gestão inteligente das ruas
- Operação Regional Integrada
- MaaS – Mobilidade como Serviço
- Veículos elétricos
- Veículos Autônomos e o Horizonte Tecnológcio
- Veículos elétricos
- Conclusões
Aula 3 - As etapas da Operação dos serviços
Programação da oferta de serviço
Atividade de planejamento de responsabilidade do gestor público e que, para serviços de rota fixa, define o serviço a ser prestado em cada linha e seus componentes:
o Oferta necessária em passageiros por hora
o Oferta necessária em veículos por hora
o Frota em circulação máxima necessária
o Tipo de Veículo
o Velocidade Comercial
o Tempos de Parada
- Itinerário
- Dias e períodos
- Tabelas horárias e Intervalos
o Programação por horário fixo
o Programação por intervalos
- Serviços sob demanda e híbridos
Início da Operação – responsabilidade da Operadora
- O papel da garagem na qualidade
- Visão geral interna da garagem
- Atividades que garantem as partidas
o Escala de veículos e tripulações
o Controle de Habilitação
o Preparação dos ônibus
o Liberação na Garagem
Monitoração e Controle da Operação
- Conceitos de Monitoração e de Controle;
- Modalidades de Controle: centralizado e descentralizado;
- Características de cada modalidade e diferenças entre elas;
Controle descentralizado -
- Método de controle das partidas preferencialmente no campo;
- Variáveis que devem ser controladas e como devem ser medidas.
- Equipes do órgão gestor: principais funções.
Controle centralizado
- O Controle Centralizado e suas funções imprescindíveis e independentes de tecnologias;
- Requisitos técnicos – rastreamento de veículos, comunicação e Centro de Controle Operacional - CCO
- Organização e funções; órgão gestor e operadora;
- Sistemas que podem compô-lo;
- Possíveis vantagens;
- Importância do registro das viagens e da análise dos resultados;
- Composição das equipes
Resultados e Indicadores de Desempenho
- Principais funções: fiscalização do cumprimento dos contratos, tanto por parte do operador como da administração pública, desempenho das linhas e do sistema em seus diversos aspectos e análise dos resultados visando aperfeiçoamento de processos;
- Conteúdo mínimo dos registros (relatórios)
- Principais indicadores de eficiência operacional – descrição por Atributo do Sistema
Conclusões
Aula 4 - Melhorando o serviço - Qualidade
Nesta aula serão propiciados conhecimentos para a melhor compreensão do gestor de que a prestação do serviço envolve tanto atividades próprias do operador e previstas no contrato quanto atividades de responsabilidade do gestor público, tendo em vista que o resultado da prestação do serviço – eficiência e qualidade – depende dos dois papéis.
Conceito de Qualidade
- Pontos de vista – passageiro, gestor do contrato e população;
- Qualidade percebida e qualidade contratada – satisfação e eficiência
- Pesquisas de Satisfação
- Busca da eficiência sem prejuízo da satisfação
Priorização para o Ônibus – o que é?
- O que é Priorização do Transporte Público Coletivo por Ônibus
Principais medidas de Priorização
- Racionalização da Rede de ônibus
o Ajustes e reconfigurações localizadas
o Reorganização da Rede
- Integração intramodal e intermodal
o Modalidades de Integração
o Importância da Bilhetagem Eletrônica na Integração
o Faixas Exclusivas para ônibus
o Corredores e BRT
- Restrição de Estacionamento junto ao meio fio
- Requalificação de Terminais e Paradas
o Requalificação de Terminais
o Requalificação de Paradas
- Integração com bicicletas
o Rede cicloviária
o Estacionamento de Bicicletas
o Embarque com bicicletas
o Bicicletas compartilhadas
- Equipamentos e Sistemas Inteligentes de Transporte - ITS
Sumário de medidas de priorização - custos e prazos de implantação
- Níveis de custos e prazos de implantação por tipo de medida
Conclusões
Aula 5 - Planejamento e viabilidade – Eficiência
Nesta aula serão propiciados conhecimentos para a melhor compreensão do gestor de que é no projeto e planejamento geral que se estabelecem as características da prestação do serviço de transporte público que impactam na sua eficiência, qualidade e viabilidade econômico-financeira.
Padrões
- Como definir a capilaridade proposta para a rede de linhas, ou seja, que distância máxima o cidadão deve andar para acessar o sistema de transporte;
- Como definir a frequência de serviço;
Projeto de redes- Que tipos de dados ou informações são necessários e que tipo é desejável para um bom projeto de rede de transporte e sua relação com o porte da cidade;
- Como definir os itinerários e sua relação com os tipos de veículos a serem utilizados;
- Como definir os pontos iniciais e finais da linha e os pontos de parada intermediários;
- O que é ônibus sob demanda (“on demand”) e que tipos de aplicação já estão sendo feitas;
- BRT e VLT: características técnicas e infraestrutura necessária
Custo operacional elementos básicos
- Conceito de “custos fixos” e “custos variáveis”
- Elementos sob o controle do poder público;
- Método básico de cálculo dos custos – Planilha ANTP
- Definição dos parâmetros envolvidos no cálculo;
- Acompanhamento periódico dos custos operacionais – Revisão tarifária
Aula 6 - Contratação e controle
Modelos de negócio
- Sistemas contratados por tarifa técnica;
- Sistemas contratados por fluxo de caixa;
- Sistemas contratados por PPP;
- Qual a tendência para um novo modelo de contratação;
Fases do processo: especificação, licitação e contratação
- Responsabilidades: será apresentada uma matriz de responsabilidades, de maneira que sejam vistos com clareza os papéis exclusivos de cada um dos atores envolvidos na prestação do serviço e papéis complementares para que o serviço tenha continuidade, eficiência e qualidade
- Rituais indispensáveis;
- “Construção” do edital;
- Consulta(s) pública(s) quando necessária;
- Aprovação de órgãos de controle
- Julgamento; Adjudicação
- Assinatura de contrato;
- Publicidade.
Financiamento
- Implantações que cabem no orçamento público;
- Implantações cujo montante requer financiamento;
- Visão geral das fontes de financiamento e garantias.