Aula 1 – Componentes importantes

Componentes importantes do transporte público, cuja escolha correta e funcionamento de forma coordenada e harmónica resultam em serviços de qualidade controlável. O objetivo nesta aula é o gestor compreender os aspectos gerais dos componentes básicos, cuja escolha correta e funcionamento de forma coordenada e harmónica resultam em serviços de qualidade e eficiência controlável.

Temas abordados:

O passageiro

  • Como o passageiro participa do serviço prestado e a importância de como forma sua experiência do serviço;
  • O que se deve conhecer sobre o passageiro que possa orientar o gestor público a aprimorar a prestação do serviço;
  • As diferenças entre o passageiro e os cidadãos que não usam o transporte público – satisfação e imagem;

A cidade

  • Por que o transporte público de qualidade é de vital importância para a cidade?
  • O tipo de cidade e sua administração como componente do projeto e da operação do serviço de transporte;
  • A interação entre transporte público e o desenvolvimento urbano (desenho da cidade);

A organização do sistema

  • Modalidades de estruturas para gestão do transporte público;
  • Poder concedente, órgão gestor e operadora;
  • Sua relação com o tamanho da cidade e da rede de transporte;
  • Funções indispensáveis e funções desejáveis na organização do órgão gestor;
  • Estrutura do setor privado na organização de seus serviços e suas garagens e a funções e atividades inerentes a eles;
  • As novas tendências colaborativas e os serviços flexíveis.

Equipes

  • Perfis (formação e experiência) dos principais profissionais do órgão gestor do serviço;
  • Profissionais minimamente necessários na atividade da operadora;
  • Novas relações com modalidades de prestadores autônomos.

A rede de ônibus

  • Importância da rede para a eficiência dos serviços;
  • Breve histórico da formação das redes de ônibus;
  • Tipos de rede: linhas diretas e redes troncais;
  • Prioridades usuais para os ônibus;
  • Faixas exclusivas, corredores e BRT;
  • Os serviços sob demanda e as redes híbridas.

Veículos

  • Principais pontos que podem influenciar na prestação do serviço e nos custos.
  • Tipos de ônibus urbanos produzidos pela indústria;
  • Dimensões dos veículos e sua relação com o tipo de serviço (linha);
  • Capacidade de transporte e tipo de serviço;
  • Opções tecnológicas: localização do motor, tipo de suspensão e tipo de transmissão;
  • Tipo de combustível e sua importância para o meio ambiente e para o custo dos serviços.

Infraestrutura

  • Importância da infraestrutura no desempenho do transporte público;
  • Responsabilidades pela infraestrutura
  • Vias: dimensões, tipo de pavimento, preferências para os ônibus;
  • Calçadas, terminais, paradas, abrigos, informações aos viajantes;
  • Implantação cuidadosa (projeto e implantação), conservação e manutenção permanentes.

Comunicação

  • Importância da presença e da transparência na comunicação com os viajantes, com o público em geral e com as “partes interessadas”;
  • Diferenças entre informações aos viajantes e comunicação com o público;
  • Canais de comunicação com os viajantes e com a população;
  • Cuidados para a informação tempestiva e transparente sobre alterações nos serviços, incidentes e contingências.

Equipamentos e Sistemas Inteligentes de Transporte - ITS:

  • Objetivos que podem ser alcançados com a tecnologia;
  • O que são e para que servem;
  • Principais sistemas disponíveis, como funcionam e os resultados.
  • Cuidados na aquisição, na implantação e com a equipe responsável por sua operação.

Aula 2 - ITS e Tecnologias

Antecedentes

  • Quando e como surgiram os equipamentos e Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS e seu papel na Gestão dos Sistemas de Ônibus.

Modalidades Principais e Aplicações na Mobilidade Urbana

  • Planejamento de Transportes – Simulação de Redes
  • Bilhetagem Eletrônica
  • Sistemas de Informação Geográfica – SIG
  • Especificação e Programação dos Serviços
  • Monitoração da Operação
  • Sistema de Circuito Fechado de Tv – Câmeras
  • Prioridade Semafórica para os ônibus
  • Sistema de Informações ao Viajante
  • Telemetria dos ônibus em operação

Evolução Tecnológica

  • Operação do Transporte Público

o   Por demanda e Rota Variável

o   Regulação automatizada

  • Gestão inteligente das ruas
  • Operação Regional Integrada
  • MaaS – Mobilidade como Serviço
  • Veículos elétricos
  • Veículos Autônomos e o Horizonte Tecnológcio
  • Veículos elétricos
  • Conclusões

Aula 3 - As etapas da Operação dos serviços

Programação da oferta de serviço

Atividade de planejamento de responsabilidade do gestor público e que, para serviços de rota fixa, define o serviço a ser prestado em cada linha e seus componentes:

  • Dimensionamento prévio

o   Oferta necessária em passageiros por hora

o   Oferta necessária em veículos por hora

o   Frota em circulação máxima necessária

o   Tipo de Veículo

o   Velocidade Comercial

o   Tempos de Parada

  • Itinerário
  • Dias e períodos
  • Tabelas horárias e Intervalos

o   Programação por horário fixo

o   Programação por intervalos

  • Serviços sob demanda e híbridos

Início da Operação – responsabilidade da Operadora

  • O papel da garagem na qualidade
  • Visão geral interna da garagem
  • Atividades que garantem as partidas

o   Escala de veículos e tripulações

o   Controle de Habilitação

o   Preparação dos ônibus

o   Liberação na Garagem

  • Papel dos Despachantes

Monitoração e Controle da Operação

  • Conceitos de Monitoração e de Controle;
  • Modalidades de Controle: centralizado e descentralizado;
  • Características de cada modalidade e diferenças entre elas;

Controle descentralizado -

  • Método de controle das partidas preferencialmente no campo;
  • Variáveis que devem ser controladas e como devem ser medidas.
  • Equipes do órgão gestor: principais funções.

Controle centralizado

  • O Controle Centralizado e suas funções imprescindíveis e independentes de tecnologias;
  • Requisitos técnicos – rastreamento de veículos, comunicação e Centro de Controle Operacional - CCO
  • Organização e funções; órgão gestor e operadora;
  • Sistemas que podem compô-lo;
  • Possíveis vantagens;
  • Importância do registro das viagens e da análise dos resultados;
  • Composição das equipes

Resultados e Indicadores de Desempenho

  • Principais funções: fiscalização do cumprimento dos contratos, tanto por parte do operador como da administração pública, desempenho das linhas e do sistema em seus diversos aspectos e análise dos resultados visando aperfeiçoamento de processos;
  • Conteúdo mínimo dos registros (relatórios)
  • Principais indicadores de eficiência operacional – descrição por Atributo do Sistema

Conclusões

Aula 4 - Melhorando o serviço - Qualidade

Nesta aula serão propiciados conhecimentos para a melhor compreensão do gestor de que a prestação do serviço envolve tanto atividades próprias do operador e previstas no contrato quanto atividades de responsabilidade do gestor público, tendo em vista que o resultado da prestação do serviço – eficiência e qualidade – depende dos dois papéis.

Conceito de Qualidade

  • Pontos de vista – passageiro, gestor do contrato e população;
  • Qualidade percebida e qualidade contratada – satisfação e eficiência
  • Pesquisas de Satisfação
  • Busca da eficiência sem prejuízo da satisfação

Priorização para o Ônibus – o que é?

  • O que é Priorização do Transporte Público Coletivo por Ônibus

Principais medidas de Priorização

  • Racionalização da Rede de ônibus

o   Ajustes e reconfigurações localizadas

o   Reorganização da Rede

  • Integração intramodal e intermodal

o   Modalidades de Integração

o   Importância da Bilhetagem Eletrônica na Integração

  • Segregação de vias

o   Faixas Exclusivas para ônibus

o   Corredores e BRT

  • Restrição de Estacionamento junto ao meio fio
  • Requalificação de Terminais e Paradas

o   Requalificação de Terminais

o   Requalificação de Paradas

  • Integração com bicicletas

o   Rede cicloviária

o   Estacionamento de Bicicletas

o   Embarque com bicicletas

o   Bicicletas compartilhadas

  • Equipamentos e Sistemas Inteligentes de Transporte - ITS

Sumário de medidas de priorização - custos e prazos de implantação

  • Níveis de custos e prazos de implantação por tipo de medida

Conclusões

Aula 5 - Planejamento e viabilidade – Eficiência

Nesta aula serão propiciados conhecimentos para a melhor compreensão do gestor de que é no projeto e planejamento geral que se estabelecem as características da prestação do serviço de transporte público que impactam na sua eficiência, qualidade e viabilidade econômico-financeira.

Padrões

  • Como definir a capilaridade proposta para a rede de linhas, ou seja, que distância máxima o cidadão deve andar para acessar o sistema de transporte;
  • Como definir a frequência de serviço;

  •  Como definir o padrão de conforto interno no ônibus ao longo da viagem;

  • Como melhorar estes padrões de maneira sustentável

Projeto de redes

  • Que tipos de dados ou informações são necessários e que tipo é desejável para um bom projeto de rede de transporte e sua relação com o porte da cidade;
  • Como definir os itinerários e sua relação com os tipos de veículos a serem utilizados;
  • Como definir os pontos iniciais e finais da linha e os pontos de parada intermediários;
  • O que é ônibus sob demanda (“on demand”) e que tipos de aplicação já estão sendo feitas;
  • BRT e VLT: características técnicas e infraestrutura necessária

Custo operacional elementos básicos

  • Conceito de “custos fixos” e “custos variáveis”
  • Elementos sob o controle do poder público;
  • Método básico de cálculo dos custos – Planilha ANTP
  • Definição dos parâmetros envolvidos no cálculo;
  • Acompanhamento periódico dos custos operacionais – Revisão tarifária

Aula 6 - Contratação e controle

Modelos de negócio

  • Sistemas contratados por tarifa técnica;
  • Sistemas contratados por fluxo de caixa;
  • Sistemas contratados por PPP;
  • Qual a tendência para um novo modelo de contratação;

Fases do processo: especificação, licitação e contratação

  •  Responsabilidades: será apresentada uma matriz de responsabilidades, de maneira que sejam vistos com clareza os papéis exclusivos de cada um dos atores envolvidos na prestação do serviço e papéis complementares para que o serviço tenha continuidade, eficiência e qualidade
  • Rituais indispensáveis;
  • “Construção” do edital;
  • Consulta(s) pública(s) quando necessária;
  • Aprovação de órgãos de controle
  • Julgamento; Adjudicação
  • Assinatura de contrato;
  • Publicidade.

Financiamento

  •  Implantações que cabem no orçamento público;
  • Implantações cujo montante requer financiamento;
  • Visão geral das fontes de financiamento e garantias.