Programa 2015 Encerrado

Objetivos

Propiciar conhecimentos básicos necessários à compreensão da mobilidade urbana e da Lei 12.587 (Lei de Mobilidade Urbana), os seus princípios, diretrizes e objetivos, entendendo sua finalidade e como aplicá-la em sua cidade, com orientações gerais para a compreensão da finalidade e como elaborar o plano de mobilidade. 


 

População-alvo 

Técnicos em geral, gestores públicos e respectivas equipes técnicas de transporte ou trânsito e de outras áreas da administração pública, dos três níveis de governo, técnicos de transporte ou trânsito de setores privados, estudantes de cursos de graduação de áreas afins, acadêmicos e interessados em geral de todo o país. 

Modalidade de Ensino a Distância 

O curso é oferecido na modalidade de Ensino a Distância e comporta conteúdos desenvolvidos por especialistas da ANTP e práticas pedagógicas inovadoras em ambientes virtuais de aprendizagem fornecidas pelo SENAC-SP. Conta com tutores (instrutores/ mediadores) especializados para interlocução com os alunos.No curso, o aluno tem, ainda, acesso a textos, animações, vídeos e entrevistas com especialistas e contato com tutores (professores). 

Os conteúdos podem também ser baixados (download). A apostila tem 400 páginas.

Conteúdos e objetivos 

 Parte I: o objetivo desta parte do curso é propiciar ao aluno uma visão geral da formação das cidades, compreendendo os fatores que impactaram na sua organização espacial atual, as escolhas que levaram à construção dessa organização e as consequências disso.

Parte II: nesta parte, será disponibilizado ao aluno uma descrição dos modos de transporte que podem estar presentes nas cidades brasileiras, contemplando suas principais características e função na mobilidade das pessoas, abordando especialmente o sistema ônibus, pedestres e bicicletas;

Parte III: nesta parte, os alunos terão acesso a um roteiro objetivo de como elaborar um plano de mobilidade que atenda a lei de mobilidade urbana, sendo-lhe propiciado uma visão ampla dos passos mais importantes para sua elaboração. 

Parte IV (Nova!!): nesta nova parte do curso, os alunos irão entender as grandes necessidades financeiras da fase de operação, que ela representa  a parte maior dos fundos necessários ao projeto, entender a natureza do financiamento requerido, os meios possíveis de financiamento, estratégias adotadas no mundo e as implicações de diferentes políticas de tarifação.

Carga horária e prazo de execução 

 O curso exige 20 horas de dedicação do aluno (equivale a 40 horas-aulas presenciais), que poderá ser realizada livremente, em qualquer horário e em qualquer dia, dentro de uma programação dos módulos e lições pré-estabelecidas e que deverá ser cumprida no máximo em 45 (quarenta e cinco) dias. 

Certificação 

O aluno receberá o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO, emitido pela ANTP, se ao final dos 45 dias, tiver cumprido a carga horária de todos os módulos/lições, obtiver um nível mínimo de participação nas discussões, que será estabelecido, e entregar no prazo o trabalho de conclusão exigido.