O Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é um espaço não institucional, constituído por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e/ou de trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilharem dúvidas e experiências e proporem estudos e projetos, bem como recomendarem alterações na legislação pertinente a cada tema específico, com intuito da melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.

O Fórum Nacional foi criado no dia 21 de junho de 1990, por recomendação da Frente Nacional de Prefeitos, em reunião realizada em setembro de 1989, na cidade de Campo Grande - MS.

A partir da criação do Fórum Nacional, foram sendo criados fóruns regionais, congregando os representantes dos respectivos municípios. Atualmente, estão em  funcionamento os Fóruns Paulista, Paranaense e Mineiro.

Os fóruns - nacional e regionais - têm um Regulamento, estabelecendo seus objetivos, a forma de realização das reuniões, a composição da Coordenação Executiva, as responsabilidades da Secretaria Executiva exercida pela ANTP, a composição da Comissão Organizadora e seu papel e a forma de candidatura dos municípios sede para as reuniões.

A ANTP é responsável pelas atividades de Secretaria Executiva dos fóruns, com as seguintes atribuições principais:
a) elaborar em conjunto com os respectivos presidentes dos fóruns a agenda anual de reuniões.
b) elaborar em conjunto com os respectivos presidentes dos fóruns a pauta das reuniões.
c) auxiliar os municípios anfitriões da reunião na realização do evento.
d) encaminhar o convite a todos os municípios participantes.
e) organizar, de comum acordo com o presidente do fórum e com o município anfitrião mostras de expositores.
f) elaborar a súmula da reunião e encaminha-la aos municípios participantes.

Desde o início da criação do Fórum Nacional e, posteriormente, dos fóruns regionais, muitos assuntos tem sido tratados nas reuniões e proposições discutidas e encaminhadas pelos Fóruns para instancias de governo - executiva ou legislativa, que obtiveram sucesso, como a expressiva participação na elaboração da Lei 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, na criação do Vale Transporte, na capacitação de gestores municipais, na aprovação da Lei da Mobilidade Urbana, dentre outras bandeiras de luta.

Para conhecer mais e para saber como participar, escreva para atendimento@antp.org.br.