O Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é um espaço institucional, constituído por secretários e dirigentes de empresas públicas de mobilidade urbana, transporte e de trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilharem dúvidas e experiências e proporem estudos e projetos, bem como recomendarem alterações na legislação pertinente a cada tema específico, com intuito da melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.

O Fórum Nacional foi criado no dia 21 de junho de 1990, por recomendação da Frente Nacional de Prefeitos, em reunião realizada em setembro de 1989, na cidade de Campo Grande - MS.


Objetivo

O Fórum Nacional reúne secretários e dirigentes de mobilidade urbana de cidades brasileiras. O objetivo do Fórum é permitir aos secretários e dirigentes trocarem informações e experiências, conhecerem novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito e, discutir e opinar sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações.

A partir de 2021, o Fórum Nacional passou a realizar reuniões virtuais pela Internet.


Composição da Direção do Fórum

Conforme prevê o Regulamento do Fórum Nacional, em caso de exoneração dos Secretários que compõem a Direção Nacional é necessário realizar a recomposição da Chapa Diretora dentro das normas previstas. Desta forma,  foi proposta tal recomposição da Direção do Fórum, e aprovada por aclamação na 111a Reunião do Fórum Nacional de Secretários no dia 22 de junho de 2022, realizada de forma híbrida, sendo presencial na cidade de Manaus AM, e também transmitida na plataforma YouTube e foi definida uma nova forma de composição da direção, com representações regionais.


Presidente: Renato Telles - Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito na Prefeitura Municipal de Aracaju

Vice-Presidente Nacional: Fabrizzio Muller - Secretário de Mobilidade Urbana de Salvador

Vice-Presidente da Região Norte: Ana Valéria Borges -  Diretora Superintende Executiva de Mobilidade Urbana de Belém

Vice-Presidente da Região Nordeste: Carlos Dunga Júnior -Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande

Vice-Presidente do Centro Oeste: Horácio Mello - Secretário Municipal de Transportes de Goiânia

Vice-Presidente do Sudeste: Maina Celidonio - Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro

Vice-Presidente da Região Sul: Ogeny Maia - Presidente da URBS de Curitiba


Na ocasião, também foi reconfirmada a ANTP como Secretaria Executiva do Fórum Nacional


Secretaria Executiva: Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP

Secretário Executivo: Alexandre Rocha Resende

Contato:

Telefone: (31) 999 744 853

E-mail: aresende@antp.org.br 


Regulamento do Fórum - Aprovado na 98ª Reunião, realizada em 17 de março de 2021.