Demanda do sistema

A tabela 1.1 mostra o resumo do uso dos meios de transporte na Região Metropolitana de São Paulo, no período entre 1987 e 2012. Os dados permitem ver que a quantidade de viagens feitas diariamente no transporte fretado passou de 654 mil em 1987 para 490 mil em 2012 (redução de 25%). No mesmo período, a quantidade de viagens nos meios coletivos (fora o fretamento e o escolar) passou de 9,4 milhões para 13,1 milhões (aumento de 38%).  No período entre 2007 e 2012, o fretamento perdeu 139 mil viagens por dia (correspondente a 69,5 mil usuários). 

 

Tabela 1.1: Uso dos meios de transporte na RMSP, 1987 a 2012

A tabela 1.2 mostra que há uma grande variedade de formas de transporte coletivo nas cidades.  O Rio de Janeiro tem a maior diversidade (nove modos) seguida por São Paulo e Vitória (seis modos cada). O modo predominante é o ônibus regular municipal, com 57% do total. O fretamento tem uma participação pequena, de 2,8% do total de viagens, sendo mais relevantes apenas que os ônibus executivos e as barcas, mas esta última forma de transporte é limitada às cidades à beira-mar ou com transporte fluvial, o que limita a comparação. Considerando que o total de viagens feitas no fretamento é de um milhão mil por dia, pode-se deduzir que quase 500 mil pessoas o usam diariamente no conjunto das cidades. 

 

Tabela 1.2: Uso dos modos de transporte coletivo, cidades selecionadas


A tabela 1.3 e a figura 1.1 mostram que em geral o fretamento tem uma participação pequena no total de viagens de uma cidade – entre 0,2% no Rio de Janeiro e 5,6% em Campinas. Os valores extremos correspondentes  à participação nas viagens de meios coletivos são 0,5% e 19,3%. A participação elevada em Campinas é notável, mas aparentemente está relacionada à criação de muitos núcleos residenciais e comerciais distantes entre si, que demandam o fretamento para a movimentação de seus moradores e clientes. A Baixada Santista aparenta ser um caso semelhante, embora em escala mais modesta. 

 

 Tabela 1.3: Participação do fretamento nas viagens diárias, cidades selecionadas

 

 

 Figura 1.1: Participação do fretamento nas viagens diárias, cidades selecionadas

 

Download desta Página