Microrrevoluções urbanas no 20º Congresso

01/07/2015 20:00 - ANTP/MOVA-SE

Vídeo produzido pelo canal MOVA-SE, o primeiro canal sobre mobilidade sustentável no Youtube

Clique aqui para ver todos os vídeos da ANTP  

 

Qual o papel das microrrevoluções urbanas na transformação das cidades? Quem participou da Mesa sobre o tema no 20 Congresso descobriu a resposta. Com 5 mulheres na mesa, cada qual representando uma experiência de atividade urbana transformadora, o debate permitiu não só entender, como principalmente descobrir que tem muita gente atuando para melhorar as cidades.

Por meio de projetos viáveis, replicáveis e de baixo custo, as debatedoras explicaram (e demonstraram) que uma das características de atuação está em despertar nas pessoas um senso de pertencimento ao local onde atuam e habitam.

Irene Quintáns, arquiteta e urbanista espanhola (há 4 anos no Brasil), idealizadora da Red Ocara, moderou um debate enriquecedor, com a participação de Gabriela Callejas – Cidade AtivaSilvia Ballan – Bike AnjoRenata Rabelo – Desenhe sua Faixa e Sílvia Stuchi Cruz – Corrida Amiga eSecretária Executiva da Comissão Técnica Mobilidade a Pé e Mobilidade da ANTP.

Através das experiências relatadas por cada organização, pode-se perceber que a atuação voluntária é um forte traço comum. Como relatou Silvia Stuchi, "muito se fala em inovação social/coletiva, produção pelas massas e cocriação, entre outros termos que representam o engajamento de pessoas frente a situações que consideram indesejáveis. Há de se lembrar que o pano de fundo por trás de atitudes como essas é representado pela colaboração humana: pessoas que, em ação, atraem mais e mais e mais gente”.

Irene Quintáns fez questão de ressaltar outro ponto importante das microrrevoluções: seja através da bicicleta, calçada ou corrida, toda forma de ação almeja uma cidade mais humana, voltada para as pessoas. E a melhor forma de conseguir isso se dá através de ações que levam as pessoas a descobrir e gostar da cidade em que moram, e que passam, a partir daí, não só a lutar por melhorias como, mais que isso, a reivindicar o protagonismo nas ações públicas.

Silvia Ballan, Bike AnjoSilvia Ballan, Bike Anjo

Silvia Stuchi, Corrida AmigaSilvia Stuchi, Corrida Amiga


Renata Rabello, Desenhe sua faixa
Renata Rabello, Desenhe sua faixa
Irene Quintáns, Red OcaraIrene Quintáns, Red Ocara
Gabriela Callejas, Cidade AtivaGabriela Callejas, Cidade Ativa