'Incomodada' com pedestres, mulher cerca calçada em frente de casa no DF

04/11/2016 09:30 - G1 DF

Moradores de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, têm usado as áreas da calçada em frente de casa para fins pessoais. Uma mulher, por exemplo, cercou uma parte por se sentir incomodada com os pedestres. Já um homem decidiu usar o espaço para criar um ambiente de lazer. A administração regional disse que vai tomar providências.

Em Samambaia Norte, na quadra 410, uma moradora relatou que estaria sendo “incomodada” pelos pedestres. Na 409, um morador utilizou o espaço para criar um ambiente de lazer. Na esquina da rua, ele instalou telas ao redor da calçada e ambientou com árvores. No restante do caminho, plantou três palmeiras para enfeitar a fachada da casa. O vizinho não inovou: criou um jardim.

Na região, mesmo quando não são invadidas, as calçadas dividem espaço com postes – instalados no meio do caminho – lixeiras e buracos, que representam grandes obstáculos a cadeirantes. Em alguns casos, desníveis na entrada de garagens e até escadas são construídos.

Os pedestres perderam a preferência para os carros em Samambaia Sul. Na quadra 601, é comum que motoristas estacionem em cima da calçada, cercada como se fosse uma garagem. Os estudantes do Caic, na 409, precisam ficar atentos para não cair em dois buracos, um logo na saída da escola e outro no canteiro central.

A Administração de Samambaia afirmou ao DFTV que vai pedir à Companhia Energética de Brasília (CEB) que retire os postes das calçadas. A Agência de Fiscalização (Agefis) respondeu que “multa quem é notificado por não liberar a passagem dos pedestres”.