Aos 40, metrô de Washington mostra sinais da idade

14/05/2016 08:17 - Folha de SP (NY Times)

SHERYL GAY STOLBERG E NICHOLAS FANDOS

WASHINGTON — Jack Evans ainda era um estagiário quando o sistema de metrô da cidade foi inaugurado em 1976 em meio a elogios. Foi uma vitória arquitetônica, com escadas rolantes que mergulhavam para estações limpas e bem iluminadas, muito diferentes do sistema decrépito e marcado por grafites de Nova York na época.

No entanto, em um recente evento para marcar o 40º aniversário do Metro, como é chamado o sistema em Washington, Evans, que hoje é o diretor da agência de transporte, disse o que muitos já sabem há anos: o sistema antes glorioso, o segundo mais movimentado dos EUA, está sem dinheiro e desordenado. “É um sistema do qual todos estão se queixando”, disse ele.

As autoridades anunciaram em 6 de maio que o Metro iniciará um esforço de reconstrução em junho, “que incomodará” quase todo mundo, com trechos de algumas linhas fechados durante vários dias, uma redução do serviço nas noites de fim de semana e a desaceleração dos trens durante o projeto, previsto para durar um ano.

Anos de falhas na segurança, incluindo um acidente em 2009 que causou nove mortes, além de incômodos como escadas rolantes quebradas e atrasos dos trens, revelam como uma grande visão do liberalismo americano se chocou com a realidade.

As viagens nos dias de semana diminuíram 6,1% no último semestre de 2015, comparadas com o mesmo período no ano anterior. O novo diretor-geral do Metro, Paul Wiedefeld, admite que o público está perdendo a confiança.

A história da transformação do Metro pode ser atribuída à falta de manutenção, a erros de administração e a uma estrutura de governança em que três jurisdições — Maryland, Virgínia e o Distrito de Colúmbia — compartilham a responsabilidade.

A ideia de um sistema de metrô em Washington surgiu no final dos anos 1950 e início dos 1960. Muitas cidades estavam sendo escavadas com autopistas, muitas vezes destruindo bairros pobres de afro-americanos, segundo Zachary M. Schrag, professor na Universidade George Mason, na Virgínia.

O sistema deveria ser uma declaração visual sobre o poder e o prestígio do governo americano e foi concebido, segundo Schrag, “em oposição a Nova York”, cujo sistema envelhecido enfrentava problemas. Em 1966, o presidente Lyndon B. Johnson incumbiu urbanistas de vasculhar o globo em busca de conceitos de projeto para que o novo metrô da capital americana fosse “um dos mais bonitos do mundo”.

O Metro foi inaugurado em 27 de março de 1976, com uma linha e cinco estações. Hoje tem seis linhas e 91 estações. Os passageiros fizeram cerca de 261 milhões de viagens no ano passado.

O Congresso aprovou vários anos atrás uma verba de US$ 1,5 bilhão ao longo de dez anos para que o Metro realizasse melhoras e reparos indispensáveis. Alguns foram feitos e trens modernos foram comprados.

Schrag é esperançoso em relação ao Metro. “O metrô de Nova York se recuperou, e o de Washington também pode.”