Prêmio ANTP de Qualidade reconhece melhores empresas do País que participaram das avaliações. Da esquerda para a direita: Haroldo Isaak (Leblon Transporte de Passageiros), Indiara Ferreira (HP Transportes), Ramon Victor Cesar (BHTrans), Júlio Cezar Diniz (Rouxinol Turismo), Paulo Roberto Saccol (Medianeira Dourados) e Humberto Kasper (Trensub) – Foto: Adamo Bazani
MATÉRIA DE ADAMO BAZANI
Uma premiação destinada às empresas de transportes, mas que na verdade tem os passageiros como principais ganhadores.
Assim pode ser considerado o Prêmio ANTP de
Qualidade, concedido pela Associação
Nacional de Transportes Públicos e que em 2015, em seu décimo ciclo,
completou 20 anos.
Isso porque, muito mais que concorrem a um prêmio, as
empresas desenvolvem ações de melhorias que que acabam servindo de exemplo para
outras companhias do setor, melhorando a prestação de serviços para a
população.
As empresas que se inscrevem para a premiação são submetidas
a rigorosas avaliações realizadas por juízes independentes que levam em conta
aspectos como viabilidade financeira, situação tributária, comunicação interna
e com a comunidade, satisfação dos funcionários e passageiros, ambiente de
trabalho e formas de operação.
Além de preencherem os formulários com os questionamentos da
ANTP, as empresas, sejam operadoras ou gerenciadoras, recebem em suas sedes os
auditores da premiação que analisam na prática como estão sendo prestadas as
atividades.
Neste dia 1º de setembro de 2015, durante o Seminário
Nacional NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos e a
Feira de Mobilidade Transpúblico 2015 foram conhecidas as seis empresas
premiadas cujos exemplos podem servir para todo o mercado de transportes. O
evento ocorreu no Transamérica Expo Center, região de Santo Amaro, zona Sul da
Capital Paulista e teve cobertura do Blog Ponto de Ônibus.
As vencedoras foram:
TROFÉU OURO:
HP Transportes Coletivos (Goiânia/GO) – categoria Operadora
Rodoviária Urbana e/ou Metropolitana
BHTrans – Empresa de Transportes e Trânsito e Belo Horizonte
(Belo Horizonte/MG)– categoria órgão Gestor de Transportes Públicos
TROFÉU PRATA:
Leblon Transporte de Passageiros (Fazenda Rio Grande/PR) –
categoria Operadora Rodoviária Urbana e/ou Metropolitana.
Trensurb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.
(Porto Alegre/RS)– categoria Operadora Metroferroviária.
TROFÉU BRONZE:
Medianeira Dourados Transportes Ltda (Dourados/MS) –
categoria Operadora Rodoviária Urbana e/ou Metropolitana.
Rouxinol Viagens e Turismo Ltda (Contagem/MG) – categoria
Operadora de Serviços de Fretamento.
Para conquistarem os prêmios, as empresas submetidas às
avaliações independentes tiveram de alcançar as pontuações estabelecidas nos
itens propostos pelos técnicos. Para deixar o resultado totalmente confiável,
os juízes analisavam os resultados, mas não era revelada qual empresa estava
sendo avaliada.
O SER HUMANO ACIMA DE TUDO:
Todas as empresas que conquistaram os prêmios tiveram como
meta principal o aperfeiçoamento da prestação de serviços visando o negócio em
que atuam. Este aperfeiçoamento deve estar sempre voltado para servir o ser
humano, como deve ser a característica de quem atua no setor de transportes.
O presidente da ANTP, Ailton Brasilense Pires, destacou que
a premiação deste ciclo foi especial, já que foi realizada num momento de
crise, que também significa momento de oportunidade.
"Há um ideograma chinês que representa perigo e
oportunidade. Um prêmio que incentiva e multiplica bons exemplos na área de
transportes é bem isso. O país já passou por várias crises, mas pessoas de
visão enxergaram as oportunidades. Competência, método e criatividade resultam
em qualidade, em saídas” – disse Ailton Brasiliense Pires.
A diretora-executiva da HP Transportes Coletivos, Indiara
Ferreira, destacou a importância dos valores de uma empresa para a qualidade da
prestação de serviços.
"Amor por servir, este é o principal valor que pregamos e
praticamos.” – disse. O diretor-presidente da HP Transportes Coletivos, Edmundo
de Carvalho Pinheiro, disse que a boa gestão é um dos fatores principais para a
boa prestação de serviços.
"A empresa foca em gestão e gestão de pessoas para pessoas.
Assim, as melhorias de processos, estratégias e investimentos em tecnologia
devem ter o bem estar do ser humano como meta” – enfatizou.
O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, disse que a
gerenciadora tem se esforçado para melhorar a mobilidade da capital mineira.
"Este prêmio mostra que estamos trilhando o caminho certo
sempre podendo melhorar. O símbolo maior deste esforço hoje é o BRT Move
(sistema de corredores de ônibus) que tem trazido mais qualidade para a
população. Agradeço os 1150 funcionários da BHTrans por esta conquista” –
disse.
Servir bem à população e reconhecer os funcionários como
responsáveis pelas conquistas, não somente do prêmio, mas do dia a dia, é uma
das práticas destacadas pelo diretor-presidente da Leblon Transporte de
Passageiros, Haroldo Isaak.
"Nosso lema colocado em prática na Leblon é servir com
excelência à Excelência. Há um versículo bíblico muito importante que diz que
‘Tudo o que fizerem, façam-no de todo o coração’. E está aí mais um resultado.
Agradeço aos colaboradores que não só vestiram a camisa, mas suaram a camisa em
prol de um transporte com qualidade” – explicou
O diretor da Trensurb, Humberto Kasper, disse que é possível
uma ferrovia federal operar com excelência.
"Nossa equipe de trabalho mostra que uma ferrovia pública
federal pode atingir um nível de excelência. Nosso sonho é buscar a
autossustentabilidade. A principal chave para isso é dar prioridade ao que o
cidadão precisa, usando bem os recursos públicos e tecnológicos” – comentou.
Diretor da Rouxinol Turismo, Júlio Cezar Diniz, disse que a
empresa investe em cultura e formação dos trabalhadores.
"As empresas são formadas por seres humanos. Assim, investir
nas pessoas é resultado de bons negócios e qualidade refletindo no dia a dia de
outros seres humanos. Estimulamos a participação de nossos funcionários em
diversos cursos, inclusive universitários” – disse.
O diretor da Medianeira Dourados, Paulo Roberto Saccol,
contou que o ciclo coincidiu bem no processo de licitação onde a companhia
atua, que é uma fase bem trabalhosa para uma empresa de transportes.
"Estávamos atentos às novidades e havia preocupação se
continuaríamos. Mas nos sentimos estimulados a participar. Uma premiação que
visa a qualidade ajuda a apresentarmos um melhor serviço e envolve mais ainda
os colaboradores” – explicou.
Na mesma noite, foi lançado o 11º Ciclo, que deve se
encerrar em 2017 e contar com a participação de mais empresas do setor de
transportes.
Adamo Bazani, jornalista
especializado em transportes