Ayrton Camargo deixa a direção da Estrada de Ferro Campos do Jordão

08/01/2018 08:30 - ANTP

Desde a última sexta-feira, dia 6 de janeiro, Ayrton Camargo e Silva não está mais à frente da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ).

Arquiteto e urbanista, Ayrton Camargo assumiu o cargo de diretor-presidente da EFCJ no dia 16 de julho de 2012. Na época, Ayrton era diretor de Planejamento do Metrô de SP, cargo que deixou para enfrentar o desafio de revitalizar e preservar uma ferrovia histórica, que durante sua gestão, em 22 de novembro de 2014, comemorou 100 anos de operação  no Vale do Paraíba.

Do quadro da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Ayrton Camargo e Silva exerceu funções gerenciais e técnicas em outras organizações, como a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas  (Emdec) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em que coordenou a implantação do projeto Expresso Turístico, com viagens entre São Paulo e Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba .

Foi secretário executivo da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), entidade na qual ainda atua, e é considerado um dos lideres da preservação e da revitalização ferroviária no País. É membro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

Na área acadêmica, exerceu o magistério em cursos de graduação e em diversos projetos de pós-graduação, e possui textos seus editados em várias publicações técnicas e científicas. Em 2015 lançou o livro 'Tudo é Passageiro', obra que conta a história do extermínio dos bondes na capital paulista.

Em matéria recente publicada no site da ANTP (veja aqui a matéria completa), indicávamos já um dos pontos essenciais da gestão da Estrada de Ferro Campos do Jordão: a demonstração na prática gerencial que “recuperar e melhorar são duas atitudes que se complementam, e fazem bem não só para os cofres públicos, como para o enfrentamento de outro grave defeito brasileiro, a preservação da memória e do patrimônio cultural”.

A recuperação administrativa e gerencial, aliada à renovação da infraestrutura física das instalações, destacando-se aí investimentos na via permanente, em estações e oficinas, além de instalações e no material rodante, marcaram a gestão da EFCJ.

Veja algumas fotos de ações recentes levadas a cabo na EFCJ:

Recuperação de dois carros de passageiros centenários que se encontravam abandonados em 2012 nas oficinas da EFCJ. Os serviços foram executados pelo setor de carpintaria da ferrovia com parte de madeira nobre doada pelo IBAMA:


Outras ações: