06/12/2014 08:35 - O Globo
Um teste do GLOBO-Niterói mostra como são comuns as bandalhas
de motoristas que ignoram a proibição de trafegar nas pistas seletivas da
Alameda São Boaventura, na Zona Norte; e das avenidas Roberto Silveira em
Icaraí; e Feliciano Sodré, no Centro. Em apenas 20 minutos em cada via, durante
o horário de rush da manhã, a equipe de reportagem flagrou 112 invasões nas
faixas destinadas a ônibus, vans legalizadas, táxis e motos: 46 na Roberto
Silveira, 38 na Alameda e 28 na Feliciano Sodré. Motoristas de ônibus dizem que
as bandalhas prejudicam o trânsito e facilitam acidentes. As irregularidades se
multiplicam, apesar da fiscalização da prefeitura. Este ano, a NitTrans multou
1.217 veículos na Alameda, 748 na Feliciano Sodré e 398 na Roberto Silveira. A
prefeitura informa que tem projetos para ampliar o número de faixas seletivas.
A próxima será instalada ao longo da Trans-Oceânica, que ligará a Zona Sul à
Reginâo Oceânica. Quem conhece o dia a dia do trânsito em Niterói já sabe:
basta que o tráfego fique lento para que motoristas resolvam desafiar a
proibição e trafegar pelas faixas exclusivas da cidade — reservadas apenas para
ônibus, vans legalizadas, táxis e motos. Apesar de a prefeitura afirmar que
coíbe as infrações na Alameda São Boaventura, na Zona Norte; e nas avenidas
Feliciano Sodré, no Centro; e Roberto Silveira, em Icaraí, a equipe de
reportagem do GLOBO-Niterói constatou que as bandalhas nas vias são constantes,
especialmente nos horários de rush.
A equipe esteve nas vias, que estão entre as mais
importantes da cidade, no último dia 26, registrando em cada uma delas, durante
20 minutos, os casos de desrespeito às normas. Na Alameda São Boaventura, que
tem uma pista exclusiva, 38 veículos cometeram a infração na altura da Rua
Manoel João Gonçalves apenas no sentido Ponte, tentando fugir do engarrafamento
característico do rush da manhã. Motoristas de ônibus que utilizam a via
afirmam que as irregularidades prejudicam o trânsito e frequentemente resultam
em acidentes.
— Prejudica demais. Isso causa muitos acidentes,
principalmente nas saídas das baias porque os carros não respeitam a
preferência — afirma o motorista de ônibus Vladimir Marinho, que passava pelo
local no comando de um coletivo da linha 540D (Santa Isabel-Estácio).
A mesma opinião tem o também motorista de ônibus Cleber de
Jesus, outro que circula diariamente pela região.
— Atrapalha muita coisa. Saímos da baia e a preferência é
nossa. Com os carros, temos que ficar desviando, e muitas vezes não
conseguimos. Vários acidentes acontecem assim — diz.
A prefeitura afirma que não faz estatísticas de acidentes de
trânsito.
Na Avenida Feliciano Sodré, que tem duas faixas reservadas
até a Rua Barão do Amazonas no sentido Centro e é totalmente reservada em
direção à Ponte no mesmo trecho, foram 28 infrações, cometidas por motoristas
de carros, caminhões e até mesmo um trator que prestava serviço à prefeitura de
Niterói. As duas rotas compõem um corredor viários que liga o Centro a bairros
como Barreto e Fonseca e contam com seletivas das 5h às 21h de segunda a sexta
e após o meio-dia de sábado até o fim de domingo.
O maior número de casos, no entanto, ocorreu na Avenida
Roberto Silveira. A via tem as duas faixas da direita reservadas apenas para os
ônibus entre 11h e 16h. Foram nada menos que 46 infrações, numa média de um
veículo circulando irregularmente na seletiva a cada 26 segundos. No trecho
próximo à Rua Sete de Setembro, o desrespeito é geral, ao ponto de motoristas
chegarem a estacionar seus carros nas faixas destinadas aos ônibus para fazer
embarque e desembarque de passageiros. Naquela quarta-feira, três deles
chegaram a ficar no local por aproximadamente dez minutos.
A fiscalização das infrações de trânsito nas faixas
exclusivas da cidade é responsabilidade da NitTrans. De acordo com a
prefeitura, este ano 1.217 veículos foram autuados na Alameda São Boaventura,
748 na Avenida Feliciano Sodré e outros 398 na Avenida Roberto Silveira, por
radares ou agentes de trânsito. A multa para quem desrespeita a proibição de
circulação é de R$ 127,69.
A NitTrans informa ainda que disponibiliza diariamente
aproximadamente 30 agentes por turno nas três vias, deslocando ainda um reforço
de 30% deste efetivo nos horários de pico. Autorizados pelo Código de Trânsito
Brasileiro (CTB), os operadores do órgão podem autorizar que carros de passeio
passem pelas faixas exclusivas para dar mais fluência ao tráfego, caso julguem
necessário. Este é o único caso em que é permitido circular pelas seletivas sem
estar sujeito a qualquer tipo de punição.
NOVAS FAIXAS EM ESTUDO
A prefeitura de Niterói deve ampliar o número de faixas
destinadas ao transporte coletivo nos próximos anos. A primeira delas será
instalada em toda a extensão da TransOceânica, dando acesso a ônibus
articulados e comuns por meio do sistema Bus with High Level of Service (BHLS).
Previsto para setembro de 2016, o corredor atravessará bairros como Itaipu e
Piratininga pela Estrada Francisco da Cruz Nunes e chegará até a Zona Sul,
passando pelo túnel Charitas-Cafubá.
Estão em estudos preliminares novas faixas exclusivas em
Pendotiba e no Barreto, mas ainda não há a definição de que ruas receberão a
nova organização viária.