BB, Caixa e BNDES discutem concessões

08/07/2016 08:30 - Valor Econômico

Os presidentes dos três maiores bancos públicos do país - Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal - decidiram ontem criar um grupo que reúna técnicos das três instituições com o objetivo de aprimorar ferramentas financeiras que ajudem na retomada do crescimento do país. O primeiro foco das discussões será o financiamento à infraestrutura.

A decisão foi tomada em uma reunião na sede do Banco do Brasil, em Brasília. Estiveram presentes Paulo Caffarelli (BB), Maria Silvia Bastos Marques (BNDES) e Gilberto Occhi (Caixa), além do secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Carlos Hamilton, e do secretário adjunto do Ministério do Planejamento, Esteves Pedro Colnago Júnior.

No encontro, foram discutidos o equacionamento financeiro de projetos atuais e futuros de infraestrutura, o financiamento de micro, pequenas e médias empresas e o aprimoramento da operação BNDES. A ideia é alinhar as visões dos três bancos sobre os temas e usar o corpo técnico das instituições para desenvolver propostas que aprimorem os instrumentos envolvidos nessas operações.

Não está definida a periodicidade das reuniões desse fórum. Segundo executivo que participou do encontro, a ideia é envolver os bancos privados nas discussões.

O financiamento à infraestrutura é um dos principais temas em discussão no governo interino de Michel Temer. Na semana passada, o Valor noticiou a intenção das autoridades em mudar as regras de financiamento para as próximas concessões de infraestrutura. O plano envolveria descontar, de forma automática, da receita da concessionária a parcela destinada a pagar os empréstimos bancários.