22/11/2013 08:55 - Folha de SP
O Bilhete Único Mensal, uma das principais promessas de
campanha do prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), vai ser vantajoso para
cerca de 17% dos usuários do transporte público na cidade.
Ontem, a prefeitura informou que a tarifa mensal tem
potencial para beneficiar 861.742 usuários, de um total de cerca de 5 milhões.
A estimativa foi divulgada no anúncio oficial da adesão do
governo do Estado ao novo bilhete, que inicialmente valeria apenas para os
ônibus.
Haddad iniciou o cadastro do bilhete em abril, mas desde
então manteve reuniões com a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) para que o cartão
fosse integrado aos trilhos.
Segundo especialistas, o interesse pelo cartão seria
reduzido sem a integração.
Com a entrada do governo, por uma tarifa de R$ 230 será
possível fazer viagens ilimitadas de ônibus, metrô e trem por um mês. Caso o
passageiro escolha apenas ônibus ou apenas transporte sobre trilhos, pagará R$
140.
Para estudantes, as tarifas serão R$ 70 (ônibus ou trilhos)
e R$ 140 (integrado).
Segundo a prefeitura, o número de prováveis beneficiados foi
calculado com base nos usuários do Bilhete Único atual que tiveram gastos, em
outubro, maiores que as novas tarifas mensais.
A prefeitura diz que sua estimativa é conservadora, pois se
baseia apenas nos que fizeram uma quantidade de viagens que compensaria o preço
do cartão mensal. O cálculo não inclui, por exemplo, quem hoje não faz mais
viagens por falta de dinheiro.
Alckmin e Haddad destacaram, no entanto, que a expectativa é
estimular novas viagens, aproveitando o uso do transporte para o lazer.
"Vai fortalecer o turismo, o comércio, a cultura e o emprego", disse
o governador.
Segundo o secretário municipal dos Transportes, Jilmar
Tatto, "um casal que hoje quer ir a um parque gasta pelo menos R$ 12
usando o transporte público", mas, com o cartão, poderá ter a viagem de
graça caso já tenha pago a tarifa mensal por motivo de trabalho ou estudo.
"Agora, para quem tem o Bilhete Único Mensal, a
referência deixa de ser a ida ao trabalho e passa a ser usufruir a
cidade", disse Haddad.
A expectativa é que o número de usuários aumente sobretudo
fora dos horários de pico e nos finais de semana.
CADASTRO
Para usar o novo bilhete é necessário se cadastrar no site
da SPTrans. De acordo com a prefeitura, dos cerca de 141 mil cadastrados até ontem,
só 60 mil poderão usar o cartão no próximo dia 30, primeiro dia de
funcionamento.
O motivo é que muitos ainda não enviaram suas fotos nem
escolheram a estampa, o que inviabiliza a impressão.
Os estudantes só poderão utilizar o bilhete a partir de fevereiro de 2014. Isso num ano em que as aulas vão começar em janeiro, por causa da Copa do Mundo.
Tarifa mensal de Londres, Paris ou NY é mais
vantajosa do que a de SP
Nessas
metrópoles, é possível fazer mais viagens levando-se em conta o bilhete
unitário. Promessa de campanha, modalidades diária e semanal ainda estão em
estudo, diz prefeito Fernando Haddad
A tarifa mensal do transporte em algumas das principais
metrópoles do mundo é mais vantajosa do que o Bilhete Único Mensal que começará
a funcionar em São Paulo no próximo dia 30.
Por aqui, o novo bilhete vai compensar financeiramente
apenas para quem realiza mais de 49 viagens por mês usando ônibus e metrô.
O número é obtido com a divisão da nova tarifa mensal (R$
230) pela tarifa unitária integrada (R$ 4,65).
Quem faz dois deslocamentos por dia útil (para ir ao
trabalho e voltar para casa, por exemplo) gasta, em média, R$ 16 a menos do que
o valor da tarifa mensal.
Os bilhetes mensais seguem regras que variam de acordo com o
país, mas, em geral, são mais vantajosos do que em São Paulo em cidades como
Paris, Londres ou Nova York.
Sistema semelhante em Paris já compensa para quem faz mais
de 38 viagens por mês. Em Nova York, 44. E em Londres, 41.
O bilhete paulistano também requer cadastro prévio, o que na
prática inviabiliza seu uso por turistas. Isso ocorre também em Londres e
Paris, mas elas oferecem planos específicos para turistas.
Ontem, o prefeito Fernando Haddad (PT) informou que as
modalidades diária e semanal, que também integravam sua promessa de campanha,
ainda estão em estudo.
O bilhete mensal aumentará ainda mais os gastos públicos com
transporte, num contexto de queda nas receitas devido ao congelamento de
tarifas após os protestos de junho.
A prefeitura estima que em 2014 haverá um aumento de R$ 400
milhões em subsídios ao sistema municipal.
No caso do Estado, a estimativa é que a receita do Metrô e da CPTM caia no máximo R$ 108 milhões. Segundo o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), o valor será compensado na CPTM com subsídios e no Metrô com corte de despesas.
QUANTO CUSTA O TRANSPORTE
Em São Paulo
- Mensal integrada: R$ 230
- Compensa para quem faz mais de 49 viagens no mês
Em Nova York
- Mensal integrada: US$ 112
- Compensa para quem faz mais de 44 viagens no mês
Em Paris *
- Mensal integrada: € 65,10
- Compensa para quem faz mais de 38 viagens no mês
Em Londres *
- Mensal integrada: £ 116,80
- Compensa para quem faz mais de 41 viagens no mês