Caixa firma acordo de cooperação com instituições francesas

31/01/2018 08:00 - CEF

A CAIXA assinou, nesta terça-feira (30), protocolo de intenção para viabilizar cooperação técnico-financeira com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com a Caisse des Dépots (CDC) para promoção de investimentos nos setores de sustentabilidade, eficiência energética, energia renovável, saneamento e infraestrutura, abordando, especialmente, projetos de Parceria Público-Privada (PPP).

O objetivo do memorando de entendimento assinado entre as instituições é formalizar a cooperação em negociação entre as partes, facilitando o desenvolvimento de iniciativas de interesse comum, como a cidade inteligente, apoio aos territórios, transição energética, ecológica e digital. No setor da sustentabilidade, um dos projetos previstos envolve o financiamento de equipamentos fotovoltaicos para habitação.

Para implementação dos financiamentos em conjunto com a CAIXA, as instituições francesas contam com um fundo de investimento em projetos de infraestrutura de longo prazo de 600 milhões de euros. O foco principal do fundo é a aplicação em ações de desenvolvimento sustentável, nos setores de energia, transporte, água e saneamento, infraestrutura digital, tratamento de resíduos sólidos e ordenamento do território.

Para Luiz Gustavo Silva Portela, vice-presidente Corporativo interino, a parceria vai promover o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras e da infraestrutura do país. "A CAIXA, a AFD e a Caisse des Dépots são instituições com expertise na promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico. A parceria deve viabilizar projetos importantes, principalmente por meio de PPPs, em áreas estratégicas para o crescimento do país", ressalta.

A CAIXA integra, ainda, um grupo de instituições que buscam soluções para o auxílio a gestores municipais na elaboração das Parcerias Público-Privadas. Essa discussão ocorre no âmbito do acordo assinado entre a AFD e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para implementação de um programa de apoio aos municípios de menor porte.