03/10/2015 08:25 - Tribuna da Bahia
Voltado para atender às necessidades de mobilidade no
subúrbio ferroviário, o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será
instalado no lugar do antigo trem que ligava a região suburbana à Calçada, foi
apresentado nessa sexta-feira (2/10), durante uma audiência pública no Centro
Cultural da Câmara Municipal de Salvador.
O meio de transporte que substitui o antigo modal da Cidade
Baixa terá 18,5 km de extensão, onde serão investidos aproximadamente R$ 1,5
bilhão, provenientes de recursos dos governos federal e estadual.
Representando o governo do estado, o coordenador executivo
da Secretaria da Casa Civil, Eracy Lafuente, ressaltou a importância de
implantação do novo sistema de transporte. "O VLT não é um ‘capricho’, é uma
necessidade já hoje em razão do deslocamento daquelas comunidades, bem como o
sistema interligado ao metrô”.
No entanto, Lafuente destacou que o equipamento ainda não
foi licitado. "Como todos tem conhecimento, este ano tem sido algo que gerou
atrasos para investimentos futuros, não só os nossos, mas como também da
municipalidade”, afirmou.
Ainda assim, ele também adianta que o projeto de engenharia
e o orçamento já foram aprovados pela Caixa Econômica Federal, e só está
aguardando a definição de fontes.
Em sua versão mais recente, o projeto agora terá duas
linhas: uma ligando o Paripe ao Comércio, onde se concentra a maior parte do percurso
entre o subúrbio e o centro, com 18,5 km, de extensão. E outra linha ligando o
Comércio à estação da Lapa, com 0,8 km, em um túnel subterrâneo, possibilitando
a integração com o metrô.
No total serão 21 paradas que têm início na Avenida São
Luiz, do bairro suburbano, encerrando o percurso na estação de transbordo do
centro da cidade. No entanto, a etapa ligando o Comércio à Lapa ainda está sob
análise de viabilidade econômica e arquitetônica.
O conceito se baseia em um sistema moderno, onde ao invés de
estações – como é o caso dos metrôs –, existem paradas, que são de fácil
execução e locomoção, compostas de uma plataforma elevada de 30 cm, com piso
permanente, sendo voltados a todo tipo de elementos indicados na legislação no
que diz respeito à acessibilidade e aos usuários com dificuldades de locomoção.
As paradas também terão comprimentos de 60 e 80 metros,
tamanho suficiente para comportar até sete carros. Como o veículo andará no
chão, na mesma altura que os passageiros, as dez estações atuais terão outras
utilidades para a prestação de outros serviços aos moradores.
Desapropriação é
discutida
Embora ainda não haja prazos para o lançamento do edital de
licitação, o representante da Casa Civil afirma que está em diálogo com
investidores alemães e chineses. As obras deverão durar 36 meses.
Apesar dos benefícios, parte do público criticou a falta de
dados mais específicos sobre o projeto, a começar pelo número de casas que
deverão ser desapropriadas por conta das obras.
Segundo o coordenador executivo, as famílias serão
deslocadas para outras moradias adquiridas na região, assim como à outras
residências do programa Minha Casa, Minha Vida.
Organizada pela Comissão de Planejamento Urbano e Meio
Ambiente da Câmara, a audiência foi avaliada como um passo positivo pelo
presidente da comissão, o vereador Arnando Lessa (PT).
"A audiência, ocorrendo mesmo antes das obras serem
iniciadas, demonstra o interesse de que a população seja agente participativo
nesse processo, para que o governo não empurre goela abaixo da população uma
obra vinda de cima pra baixo, sem ouvir os moradores e os principais atingidos.
Tivemos 117 lideranças comunitárias presentes, a maioria moradora daquela
região, que tomou conhecimento das melhorias, mas também dos impactos, para que
dessa forma, os problemas sejam amenizados ao longo do processo”, analisou
Lessa.
O edil também explicou que as desapropriações serão acompanhadas pela Câmara. "O coordenador da Casa Civil deixou claro que elas ocorrerão corretamente, analisando o valor de mercado dos imóveis, sem deixar ninguém desassistido, com todos indenizados, tal como ocorreu com as desapropriações da via expressa”, observou.