Campanha da Prefeitura de Juiz de Fora é selecionada para ser exibida em festival de filmes sobre trânsito

20/11/2017 11:20 - Prefeitura de Juiz de Fora

O vídeo da “Campanha de Conscientização no Trânsito”, produzido pelas secretarias de Comunicação Social (SCS) e de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi selecionado entre os melhores do país em 2017 e será exibido no “2º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito” (Mobifilm). O evento acontecerá nesta segunda-feira, 20, no Unibes Cultural, em São Paulo. Lá, serão realizadas quatro sessões de cinema, seguidas da cerimônia de premiação.

Utilizando o tema “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para ser trabalhado em 2017, o vídeo em animação, elaborado pela PJF, apresenta situações comuns nas ruas da cidade, tanto entre pedestres quanto motoristas, e suas consequências para todos. “No trânsito, uma escolha mal feita pode afetar não apenas o autor daquela opção, mas famílias inteiras, os moradores da cidade. A conscientização é um trabalho permanente, que a Settra elabora, e este vídeo traz essa temática, com objetivo de fazer com que todos repensem seu posicionamento e tornem o trânsito espaço mais seguro para todos”, destacou o secretário Rodrigo Tortoriello, da Settra. 

Michael Guedes, secretário de Comunicação Social da PJF, explicou que, para a campanha, a intenção foi usar, de forma bem-humorada, situações reais, que podem causar problemas graves, como atropelamentos, por exemplo: “Toda comunicação feita pela Prefeitura tem a intenção de atingir o maior número de cidadãos, seja para prestar contas do que é realizado pelo poder público ou para oferecer serviços que melhorem a qualidade de vida da população. Com essa campanha, nossa meta foi, junto à Settra, estimular boas práticas, que melhorem Juiz de Fora. A escolha do filme para um festival de relevância nacional mostra que estamos trabalhando no caminho certo.”

O filme da PJF, intitulado “O Cuidado com as Nossas Escolhas”, foi selecionado na categoria institucional. Na mesma condição concorrem vídeos produzidos por órgãos de destaque no país, como a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e a Prefeitura de São Paulo. 

O festival

Pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o bem-estar em seus 34 países-membros revela que as pessoas têm medo de andar pelas cidades. Discutir a mobilidade é fundamental, para que sejam apontadas melhorias no sistema. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o período entre 2011 e 2020 como “Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito”. O Mobifilm se inspira nesse esforço, de salvar vidas e melhorar a qualidade delas nas cidades.