14/03/2014 10:00 - O Tempo - BH
O alívio no trânsito de Belo Horizonte prometido pelo Move –
nome dado ao BRT da cidade – só vai realmente ocorrer quando o serviço
metropolitano do sistema também entrar em operação. No fim de abril, com a
inauguração do Move Metropolitano, 207 das 500 linhas de municípios vizinhos
que atualmente passam pelo centro da capital serão extintas para dar lugar a 14
linhas troncais do Move, que vão levar os usuários das estações de integração
ao centro e à região hospitalar. Isso vai representar 700 ônibus vermelhos a
menos na área central e nas pistas mistas.
Por enquanto, o Move só vai atingir os municípios do vetor
Norte: Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano. As linhas alimentadoras
que partem dessas cidades chegarão às estações Vilarinho e São Gabriel, de onde
linhas troncais levarão os usuários ao centro e à região hospitalar. A promessa
da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas (Setop) é que
em pouco mais de um mês esses dois terminais metropolitanos estejam
funcionando. No entanto, a reportagem esteve ontem no Vilarinho e viu que as
obras parecem estar no início.
No fim de maio, as demais estações de integração vão começar
a operar. Cada município terá uma estação, e a avenida Bernardo Monteiro também
ganhará um terminal para os ônibus que se dirigem à região hospitalar.
Cronograma.Apenas a estação Morro Alto (Vespasiano) ficará pronta nos próximos meses. As estações Bernardo Monteiro (Belo Horizonte), São Benedito (Santa Luzia) e Justinópolis (Ribeirão das Neves) serão utilizadas de forma provisória até meados de 2015, quando serão concluídas. Enquanto isso, estações móveis e desmontáveis serão usadas, com catracas de acesso, grades, cobertura e embarque em nível. Na área hospitalar, os veículos do Move vão parar ao longo da avenida dos Andradas e da rua Ceará.
Capital terá sete
novos detectores de avanço
Sete novos detectores de avanço de sinal vão funcionar em
breve no centro, no Barreiro e na região Oeste da capital, segundo portaria
publicada ontem no "Diário Oficial do Município”. A Empresa de Transportes e
Trânsito de Belo Horizonte informou que os detectores foram instalados e só
serão ativados após sinalização dos locais.
Os equipamentos ficam na avenida do Contorno (esquina com as ruas Espírito Santo, sentidos Barro Preto e praça da Estação; e Paulo Frontim, sentido rodoviária). A avenida Afonso Pena receberá radares nas esquinas das ruas Caetés (sentido centro/bairro) e Espírito Santo (sentido praça Sete). Os equipamentos também serão colocados nas avenidas Waldir Soeiro Emrich (com rua Cruzeiro do Sul, sentido bairro/centro) e Amazonas (com rua Engenheiro Felipe Caldas, sentido bairro/centro).