Cinco obras da Copa devem ficar prontas até outubro, segundo prefeitura de Porto Alegre

29/01/2015 07:10 - Zero Hora - Porto Alegre

Até outubro, os porto-alegrenses deverão ver concluídas mais cinco obras pensadas para a Copa do Mundo, caso o cronograma da prefeitura for mantido. Apesar de o evento esportivo ter ocorrido no ano passado, apenas três dos 15 legados acompanhados por Zero Hora estão prontos — duplicação da Beira-Rio e ampliação da Padre Cacique, viaduto da rodoviária e aeromóvel. Pelo menos seis obras devem ficar prontas só em 2016.

Neste ano, a prefeitura espera concluir os BRTs na Bento Gonçalves, Protásio Alves e João Pessoa, as trincheiras na Cristóvão Colombo e Anita Garibaldi e o primeiro trecho da duplicação da Avenida Voluntários da Pátria: junho. De acordo com o prefeito José Fortunati (PDT), todas as obras requerem atenção da prefeitura por serem complexas.

— Cada uma delas é uma verdadeira novela. A gente planeja, tem um cronograma, mas as dificuldades vão aparecendo — disse o prefeito, usando como exemplo o Viaduto da Bento Gonçalves durante uma visita ao canteiro de obras. — Um caso concreto é aqui: nós não conseguimos avançar neste viaduto enquanto não tivermos a liberação de pequenas nesgas de áreas do governo do Estado — acrescentou.

Perguntado se algum caso o preocupava mais, o chefe do Executivo citou a Trincheira da Avenida Ceará — cujo trabalho durante o dia não foi autorizado — e a Avenida Tronco, onde um dos entraves é a demora na contratação de construtoras que ergam moradias do Minha Casa, Minha Vida para as famílias do local.

— (Em relação à última) desapropriamos 25 terrenos, colocamos infraestrutura, tivemos que dar um acréscimo de seis CUBs por unidade, que a prefeitura está pagando de seu próprio orçamento. Agora, na terceira licitação, a caixa conseguiu consolidar parceria com essas empresas — ressaltou.

Desde que ZH publicou o Legadômetro em setembro do ano passado, seis obras tiveram seus prazos de conclusão estendidos.

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I)                   Aeromóvel já transportou mais de 1 milhão de passageiros

Primeiro veículo entrou em operação em 2013. Com investimento de R$ 37,8 milhões, obra liga o Salgado Filho à estação Aeroporto da Trensurb

Situação atual: concluído e em operação

Inaugurado na presença da presidente Dilma Rousseff em agosto de 2013 com um veículo de 150 lugares, o aeromóvel recebeu mais um veículo de 300 passageiros em abril de 2014.

Com investimento de R$ 37,8 milhões, a obra do governo federal tem um quilômetro, dois terminais e liga o Salgado Filho à estação Aeroporto da Trensurb. Em dezembro, celebrou a marca de um milhão de passageiros transportados.

O aeromóvel dividiu opiniões a partir de 2004, quando o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou um parecer técnico que recomendava o investimento na criação do empresário Oskar Coester.

Início: agosto de 2011

Custo: R$ 37,8 milhões

Empresa: Premold Ltda (elevada) e Arcol Engenharia Ltda (estações)

Etapa: O sistema foi inaugurado com um veículo de 150 lugares em 2013. O segundo, com capacidade para 300 passageiros, entrou em operação em abril de 2014.

Conclusão: agosto de 2013

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II)                 Avenida Tronco deve ficar pronta em dezembro de 2016

Um dos pontos que dificulta a execução da obra é o reassentamento de famílias. Via terá seis km de extensão, com corredor exclusivo para BRT, área de pedestres e ciclovia

Situação: em andamento

Uma das mais complexas obras de mobilidade urbana em andamento na capital gaúcha, a Avenida Tronco deve ficar pronta apenas em dezembro do ano que vem. Um dos pontos que complica sua execução é a necessidade de retirar famílias que vivem às margens da via — 869 das 1.525 foram reassentadas.

Há obras em trechos das vias Teresópolis, Gastão Mazeron, Cruzeiro do Sul e Moab Caldas. No primeiro trimestre deste ano, deve ser iniciada a execução em trecho da Avenida Divisa, entre a Icaraí e a Curupaiti.

— Para mim, é a (obra) mais completa, porque diz respeito ao impacto social que causa na região. Fizemos três licitações para conseguirmos que uma empresa se apresentasse para construir as casas, numa parceria com o Minha Casa, Minha Vida — afirma o prefeito José Fortunati.

A Tronco terá seis quilômetros de extensão — com início próximo ao Jockey Club, seguirá até a rótula da Avenida Coronel Gastão Mazeron, onde haverá uma bifurcação: um caminho para a Terceira Perimetral e outro para a Rótula do Papa. A via de mão dupla terá corredor exclusivo para ônibus do sistema BRT, área de circulação de pedestres e ciclovia.

Início: maio de 2012

Custo previsto: R$ 156 milhões

Empresa: Consórcio CBG-CPL-TB

Etapa atual: No trecho da Avenida Teresópolis (500 metros liberados para obra), as desapropriações foram resolvidas, e as obras estão em andamento — pista bairro-Centro foi executada. Na Avenida Gastão Mazeron, dos 800 metros liberados, 500 metros já tiveram obra. Em trecho de 600 metros da Avenida Moab Caldas, estão sendo realizados acabamentos. Na Rua Cruzeiro do Sul, há obras também.

Próximo passo: No primeiro trimestre deste ano, será iniciada a execução no trecho da Avenida Divisa, entre a Icaraí e a Curupaiti.

Prazo de conclusão atual: final de 2016.

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III)               Corredor do BRT na Protásio Alves tem obra 93% executada

Empreiteira faz reparos em fissuras no pavimento. Conserto deve ser concluído em janeiro. Obra seguirá depois disso

Situação atual: em andamento

O corredor da Avenida Protásio Alves por onde passarão os ônibus do sistema BRT ainda precisa ter 10 cruzamentos executados. Mas isso só será feito após a empreiteira responsável pela obra realizar reparos em fissuras do pavimento — isso deverá durar até o final do mês.

De acordo com a última atualização da prefeitura, a obra foi 93% executada. A previsão de conclusão do corredor é maio deste ano.

Início: março de 2012

Empresa: Consórcio BRT Protásio Alves

Etapa atual: estão sendo feitos reparos na pavimentação

Próximo passo: execução dos cruzamentos

Prazo de conclusão atual: maio de 2015

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IV)              Duplicação da Beira-Rio e ampliação da Padre Cacique custaram quase R$ 120 milhões

Conjunto de obras concluído em maio de 2014 qualifica acesso à Zona Sul

Situação atual: concluídas

A duplicação da Avenida Beira-Rio e a ampliação da Avenida Padre Cacique (construção do Viaduto da Pinheiro Borda, faixas exclusivas de ônibus e ruas transversais) são responsáveis por qualificar o principal corredor de acesso à Zona Sul. As obras totalizam um investimento de quase R$ 120 milhões. O prazo inicial de conclusão era dezembro de 2012, mas os dois últimos trechos da Beira-Rio foram abertos ao fluxo em maio de 2014.

A prefeitura atribui o atraso a fatores como impasses nas remoções de árvores e reintegração de posse de terrenos e no repasse de recursos dos financiamentos do governo federal. O município investiu R$ 97 milhões do seu caixa.

Início: julho de 2010

Custo: R$ 119,2 milhões

Empresa: Consócio TBS, Consórcio Beira-Rio, Consórcio Viaduto Pinheiro Borda, Consórcio Corredor Padre Cacique

Etapa: As duas obras incluem a construção do Viaduto da Pinheiro Borda, faixas exclusivas de ônibus e ruas transversais A, B e C. Os dois últimos trechos da Beira-Rio foram abertos ao fluxo no final de maio passado. A Padre Cacique e o viaduto foram entregues dias antes do primeiro jogo da Copa em Porto Alegre, realizado em 15 de junho.

Conclusão: maio de 2014

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V)                Trincheira da Ceará tem obras retomadas

Necessidade de trabalho noturno encareceu a construção e afastou empreiteira, que desistiu e, agora, voltou atrás

Situação: em andamento

Com extensão de 315 metros, a passagem de veículos ligando a Avenida dos Estados e a Avenida Ceará sob a Farrapos conta com três faixas de trânsito. A Trincheira da Avenida Ceará integra uma das cinco intervenções ao longo da Terceira Perimetral.

De acordo com a prefeitura, a Infraero não permitiu que as empresas trabalhassem entre 6h e meia-noite.

— Isso acabou encarecendo a obra, porque trabalho noturno é muito mais caro. Tivemos que negociar um aditivo com o Tribunal de Contas durante praticamente um ano para acertarmos detalhes e, ao final, a empresa se negou a aceitar o aditivo. Fizemos toda uma renegociação e, finalmente, final de janeiro, início de fevereiro, a empresa retoma esta obra — explica o prefeito José Fortunati (PDT).

Início: dezembro de 2012

Custo previsto inicialmente: R$ 31.278.661,99

Empresa: Consórcio Farrapos

Etapa atual: 20% concluída. Devido ao elevado nível do lençol freático no local, problema não descrito no projeto inicial, é necessário o uso de um equipamento de grande porte, que só pode ser utilizado durante a noite, para evitar problemas no trânsito e tráfego aéreo.

Próximo passo: Concluir fundações da trincheira, executar escavações, implantar redes de água e esgoto e executar fundações da casa de bombas.

Prazo de conclusão atual: junho de 2016

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VI)              Corredor do BRT na Bento Gonçalves passa por reparos

Antes de executar os 3% restantes da obra, empreiteira faz conserto no pavimento

Situação atual: em andamento

O corredor por onde passarão os ônibus do sistema BRT na Avenida Bento Gonçalves recebe reparos, pois surgiram fissuras na pavimentação. Após a conclusão do conserto, deve ser autorizada a execução dos 3% restantes da obra.

A expectativa da prefeitura é que os reparos terminem ainda neste mês. O corredor terá 6,5 quilômetros, e os benefícios atribuídos ao sistema são reduções de acidentes, custos operacionais, frota e emissão de poluentes, entre outros.

Início: março de 2012

Empresa: Consórcio BRT Bento Gonçalves

Etapa atual: a empreiteira faz reparos em fissuras na pavimentação.

Próximo passo: execução dos 3% restantes da obra.

Prazo de conclusão atual: maio de 2015

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VII)            Viaduto da Bento Gonçalves deve ser liberado em etapas

Automóveis poderão circular no local a partir de 26 de março

Situação: em andamento

O viaduto da Avenida Bento Gonçalves tem previsão de ser parcialmente liberado no dia 26 de março, aniversário de Porto Alegre. Na ocasião, deve ser autorizado o trânsito de automóveis.

Até abril, conforme o prefeito José Fortunati (PDT), deve ocorrer a conclusão do andar por onde passará o transporte coletivo. Depois, a empreiteira responsável continuará trabalhando nas alças — isso depende de uma negociação com o governo do Estado para liberação de trechos de terra.

— É uma obra complexa, tem nos preocupado, mas está dentro do cronograma — ressalta o chefe do Executivo.

Com 540 metros de extensão e seis faixas de tráfego, o viaduto liga as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges. A obra está 90% concluída. Inicialmente, o prazo de conclusão era junho de 2012, mas a ordem de início dos trabalhos só foi assinada em agosto do mesmo ano.

Início: agosto de 2012

Custo previsto: R$ 69.657.568,51

Empresa: consórcio Nova Bento

Etapa atual: empreiteira trabalha para liberação do tráfego de automóveis em 26 de março.

Próximo passo: liberação para circulação do transporte coletivo.

Prazo de conclusão atual: depende de negociação para liberação de áreas que pertencem ao Estado.

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VIII)          Edital para segunda etapa do Complexo da Rodoviária ainda não foi lançado

Viaduto entre as avenidas Júlio de Castilhos e Legalidade está em operação desde maio de 2014

Situação atual: primeira etapa concluída

Duas obras dividem o chamado Complexo da Rodoviária, no Centro Histórico. A implantação de um viaduto entre as avenidas Júlio de Castilhos e da Legalidade foi concluída, e os motoristas utilizam a estrutura desde maio passado.

A outra etapa é a implantação de estação de ônibus com acesso subterrâneo. A prefeitura define como entrave à obra o "atendimento das condicionantes" do Plano de Proteção contra Incêndio (PPCI), já que a estação teria "características próprias de difícil enquadramento na legislação".

O viaduto é destinado a desafogar o trânsito na região próxima à rodoviária.

Início: agosto de 2012

Custo: R$ 31,5 milhões

Empresa: Consórcio Arteleste-Mavilis

Etapa atual: O viaduto da Júlio de Castilhos está concluído. Estão sendo feitos acabamentos.

Próximo passo: construção de estação de ônibus, cujo edital de licitação não foi lançado.

Conclusão: maio de 2014 (viaduto)

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IX)               Trincheira na Avenida Cristóvão Colombo esbarra em desapropriação

Em um trecho de 198 metros, veículos passarão sob a Rua Dom Pedro II

Situação atual: em andamento

Das três trincheiras que estão sendo construídas ao longo da Terceira Perimetral, uma fica na Avenida Cristóvão Colombo. Em um trecho de 198 metros — com duas faixas de trânsito em cada sentido —, veículos passarão sob a Rua Dom Pedro II.

A obra está em andamento, mas a desapropriação de um condomínio ainda está na Justiça. O remanejamento das redes de infraestrutura (fibras ópticas das operadoras de telefonia) foi concluído.

Início: março de 2013

Custo previsto: R$ 12.535.188,10

Empresa: consórcio EPT-Serenge-Serki

Etapa atual: concluído o remanejamento das redes de infraestrutura

Próximo passo: desapropriação de um condomínio está na Justiça

Prazo de conclusão atual: outubro de 2015

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X)                 Desapropriações dificultam obras na Avenida Voluntários da Pátria

Previsão da prefeitura é que duplicação esteja completamente concluída em julho de 2016

Situação atual: em andamento

A Avenida Voluntários da Pátria tem sua duplicação dividida em dois trechos — da Rua da Conceição às proximidades da Ramiro Barcelos e desta à Avenida Sertório. Nos dois trechos, os entraves relatados pela prefeitura dizem respeito, principalmente, a arqueologia e desapropriações.

No primeiro trecho, 18 das 21 desapropriações estão resolvidas. Procuradorias do Estado e da prefeitura discutem questões de matrículas para desapropriação do Centro Cenotécnico, que pertence ao Rio Grande do Sul. A primeira pista está concluída, e a obra da segunda está em andamento.

No segundo trecho, a prefeitura negocia aquisição de área que pertence à CEEE. Juntando esta área a uma liberada na Vila dos Papeleiros e outra do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a obra terá disponibilização de um terço do segundo trecho (2,5 quilômetros).

A duplicação da via tem 3,5 quilômetros de extensão e contará com implantação de ciclovia, tratamento paisagístico e canteiro central.

Início: agosto de 2012

Custo previsto: R$ 95,3 milhões

Empresa: Consórcio CC-Procon e Consórcio DP Barros/FBS/Soebe

Etapa atual: Obra na segunda pista do trecho um. No trecho dois, a vencedora da licitação desistiu da obra, e foi oferecida à segunda colocada as mesmas condições de preços. Neste mês, sairá a decisão da prefeitura quanto à permanência do contrato com a segunda colocada ou a realização de nova licitação.

Prazo de conclusão atual: junho de 2015 (trecho um) e julho de 2016 (trecho dois)

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XI)               Ampliação do Terminal de Passageiros Salgado Filho vai até novembro de 2016

Prazo final seria em janeiro de 2017, mas Infraero pretende entregar a obra antes

Situação atual: em andamento

Havia muita expectativa sobre a capacidade do aeroporto Salgado Filho em dar conta das torcidas que desembarcariam no Estado para a Copa do Mundo. Antes do evento, havia sido concluída a reforma e a ampliação do piso térreo de desembarque, com duas novas esteiras de restituição de bagagens — nada do aumento na capacidade do terminal.

Agora, a obra está em andamento. Segundo os planos da Infraero, o prazo para o terminal passar de 41,5 mil m² para 60,3 mil m² é novembro de 2016 — embora a empresa tenha até janeiro de 2017 para concluir as obras. Para março do mesmo ano, estão previstas ampliações no Pátio de Aeronave e Pistas de Táxi.

Um novo Terminal de Cargas, com área de 18 mil m², tem conclusão prevista para setembro de 2016, e o edifício garagem e um hotel de 200 apartamentos, ambos em parceria com o setor privado, devem ser finalizados até abril de 2016.

Início: setembro de 2013

Empresa: Espaço Aberto

Etapa: As obras de ampliação do TPS estão na fase de implantação das estruturas. Posteriormente, haverá a fase de implantação da cobertura e depois a fase de instalação da infraestrutura e equipamentos.

Prazo de conclusão: novembro de 2016

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XII)             Trincheira da Anita Garibaldi depende de desapropriação

Prefeitura estima que obra estará pronta em julho deste ano. Demolição de rocha representou um acréscimo de R$ 4 milhões no valor da obra

Situação atual: em andamento

A passagem de veículos na Rua Anita Garibaldi sob a Avenida Carlos Gomes tem pouco mais de 210 metros de extensão, com duas faixas de trânsito no sentido oeste-leste e acesso ao sentido norte-sul da Terceira Perimetral. Também será possível ingressar na Anita Garibaldi a partir da Perimetral no sentido sul-norte.

Uma rocha no caminho da construção exigiu um aditivo no contrato para sua demolição, o que representou um acréscimo de cerca de R$ 4 milhões no processo de detonação a frio. Falta uma desapropriação que, conforme a prefeitura, está encaminhada.

Início: janeiro 2013

Custo previsto inicialmente: R$ 9.894.883,57

Empresa: Sultepa

Etapa atual: estão sendo executadas as contenções das paredes por estacas e as escavações na rocha.

Próximo passo: falta 50% da obra

Prazo de conclusão atual: julho de 2015

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XIII)           Reintegração de posse atrasa viaduto na Plínio Brasil Milano

PGM espera que Tribunal de Justiça dê ganho de causa à prefeitura neste mês

Situação: obra ainda não começou

As vias Carlos Gomes e Augusto Meyer serão ligadas por um viaduto sobre a Avenida Plínio Brasil Milano — é mais uma obra que integra o conjunto da Terceira Perimetral. São duas faixas de trânsito e uma para a circulação de ônibus em cada sentido, que também contarão com estações de ônibus.

Porém, a reintegração de posse de uma área que pertence à cidade impede o início dos trabalhos. A Procuradoria Geral do Município (PGM) espera que o Tribunal de Justiça dê ganho de causa à prefeitura neste mês.

De acordo com o Executivo, começar escavações com indefinição das áreas que se encontram na Justiça tornaria o cruzamento "insustentável".

Início: não começou

Custo previsto: R$ 31.024.912,03

Empresa: consórcio PCS

Etapa atual: no aguardo da definição da Justiça quanto à reintegração de posse de terrenos necessários para a realização da obra

Próximo passo: início das obras

Prazo de conclusão atual: junho de 2016

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XIV)          Obras no prolongamento da Severo Dullius devem ser retomadas em fevereiro

Smam faz análise do licenciamento ambiental

Situação atual: parada

O prolongamento da Avenida Severo Dullius teve de ter uma adequação do traçado para desviar de células de aterro sanitário. Isso demandará aditivo contratual.

A obra conectará a Avenida Severo Dullius com a Avenida Sertório pelas ruas Dona Alzira e Sergio Jungblut Dieterich. Atualmente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) analisa o licenciamento ambiental e o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) providencia o reassentamento de uma pessoa que está instalada irregularmente no local.

Início: setembro de 2011

Custo previsto: R$ 83 milhões

Empresa: Consórcio Procon-CC-TB

Etapa atual: análise do licenciamento ambiental e de proposta de aditamento contratual. A Rua Dona Alzira está concluída.

Próximo passo: retomada dos trabalhos em fevereiro.

Prazo de conclusão: julho de 2016.