29/01/2015 07:10 - Zero Hora - Porto Alegre
Até outubro, os porto-alegrenses deverão ver concluídas mais
cinco obras pensadas para a Copa do Mundo, caso o cronograma da prefeitura for
mantido. Apesar de o evento esportivo ter ocorrido no ano passado, apenas três
dos 15 legados acompanhados por Zero Hora estão prontos — duplicação da
Beira-Rio e ampliação da Padre Cacique, viaduto da rodoviária e aeromóvel. Pelo
menos seis obras devem ficar prontas só em 2016.
Neste ano, a prefeitura espera concluir os BRTs na Bento
Gonçalves, Protásio Alves e João Pessoa, as trincheiras na Cristóvão Colombo e
Anita Garibaldi e o primeiro trecho da duplicação da Avenida Voluntários da
Pátria: junho. De acordo com o prefeito José Fortunati (PDT), todas as obras
requerem atenção da prefeitura por serem complexas.
— Cada uma delas é uma verdadeira novela. A gente planeja,
tem um cronograma, mas as dificuldades vão aparecendo — disse o prefeito,
usando como exemplo o Viaduto da Bento Gonçalves durante uma visita ao canteiro
de obras. — Um caso concreto é aqui: nós não conseguimos avançar neste viaduto
enquanto não tivermos a liberação de pequenas nesgas de áreas do governo do
Estado — acrescentou.
Perguntado se algum caso o preocupava mais, o chefe do
Executivo citou a Trincheira da Avenida Ceará — cujo trabalho durante o dia não
foi autorizado — e a Avenida Tronco, onde um dos entraves é a demora na
contratação de construtoras que ergam moradias do Minha Casa, Minha Vida para
as famílias do local.
— (Em relação à última) desapropriamos 25 terrenos,
colocamos infraestrutura, tivemos que dar um acréscimo de seis CUBs por
unidade, que a prefeitura está pagando de seu próprio orçamento. Agora, na
terceira licitação, a caixa conseguiu consolidar parceria com essas empresas —
ressaltou.
Desde que ZH publicou o Legadômetro em setembro do ano
passado, seis obras tiveram seus prazos de conclusão estendidos.
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I) Aeromóvel
já transportou mais de 1 milhão de passageiros
Primeiro veículo entrou em operação em 2013. Com investimento de R$
37,8 milhões, obra liga o Salgado Filho à estação Aeroporto da Trensurb
Situação atual:
concluído e em operação
Inaugurado na presença da presidente Dilma Rousseff em
agosto de 2013 com um veículo de 150 lugares, o aeromóvel recebeu mais um
veículo de 300 passageiros em abril de 2014.
Com investimento de R$ 37,8 milhões, a obra do governo
federal tem um quilômetro, dois terminais e liga o Salgado Filho à estação
Aeroporto da Trensurb. Em dezembro, celebrou a marca de um milhão de
passageiros transportados.
O aeromóvel dividiu opiniões a partir de 2004, quando o
Ministério da Ciência e Tecnologia lançou um parecer técnico que recomendava o
investimento na criação do empresário Oskar Coester.
Início: agosto de
2011
Custo: R$ 37,8
milhões
Empresa: Premold
Ltda (elevada) e Arcol Engenharia Ltda (estações)
Etapa: O sistema
foi inaugurado com um veículo de 150 lugares em 2013. O segundo, com capacidade
para 300 passageiros, entrou em operação em abril de 2014.
Conclusão: agosto
de 2013
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II) Avenida
Tronco deve ficar pronta em dezembro de 2016
Um dos pontos que dificulta a execução da obra é o reassentamento de
famílias. Via terá seis km de extensão, com corredor exclusivo para BRT, área
de pedestres e ciclovia
Situação: em
andamento
Uma das mais complexas obras de mobilidade urbana em
andamento na capital gaúcha, a Avenida Tronco deve ficar pronta apenas em
dezembro do ano que vem. Um dos pontos que complica sua execução é a
necessidade de retirar famílias que vivem às margens da via — 869 das 1.525
foram reassentadas.
Há obras em trechos das vias Teresópolis, Gastão Mazeron,
Cruzeiro do Sul e Moab Caldas. No primeiro trimestre deste ano, deve ser
iniciada a execução em trecho da Avenida Divisa, entre a Icaraí e a Curupaiti.
— Para mim, é a (obra) mais completa, porque diz respeito ao
impacto social que causa na região. Fizemos três licitações para conseguirmos
que uma empresa se apresentasse para construir as casas, numa parceria com o
Minha Casa, Minha Vida — afirma o prefeito José Fortunati.
A Tronco terá seis quilômetros de extensão — com início
próximo ao Jockey Club, seguirá até a rótula da Avenida Coronel Gastão Mazeron,
onde haverá uma bifurcação: um caminho para a Terceira Perimetral e outro para
a Rótula do Papa. A via de mão dupla terá corredor exclusivo para ônibus do
sistema BRT, área de circulação de pedestres e ciclovia.
Início: maio de
2012
Custo previsto:
R$ 156 milhões
Empresa:
Consórcio CBG-CPL-TB
Etapa atual: No
trecho da Avenida Teresópolis (500 metros liberados para obra), as
desapropriações foram resolvidas, e as obras estão em andamento — pista
bairro-Centro foi executada. Na Avenida Gastão Mazeron, dos 800 metros
liberados, 500 metros já tiveram obra. Em trecho de 600 metros da Avenida Moab
Caldas, estão sendo realizados acabamentos. Na Rua Cruzeiro do Sul, há obras
também.
Próximo passo: No
primeiro trimestre deste ano, será iniciada a execução no trecho da Avenida
Divisa, entre a Icaraí e a Curupaiti.
Prazo de conclusão
atual: final de 2016.
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III) Corredor
do BRT na Protásio Alves tem obra 93% executada
Empreiteira faz
reparos em fissuras no pavimento. Conserto deve ser concluído em janeiro. Obra
seguirá depois disso
Situação atual: em
andamento
O corredor da Avenida Protásio Alves por onde passarão os
ônibus do sistema BRT ainda precisa ter 10 cruzamentos executados. Mas isso só
será feito após a empreiteira responsável pela obra realizar reparos em
fissuras do pavimento — isso deverá durar até o final do mês.
De acordo com a última atualização da prefeitura, a obra foi
93% executada. A previsão de conclusão do corredor é maio deste ano.
Início: março de
2012
Empresa:
Consórcio BRT Protásio Alves
Etapa atual:
estão sendo feitos reparos na pavimentação
Próximo passo:
execução dos cruzamentos
Prazo de conclusão
atual: maio de 2015
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IV) Duplicação
da Beira-Rio e ampliação da Padre Cacique custaram quase R$ 120 milhões
Conjunto de obras concluído em maio de 2014 qualifica acesso à Zona Sul
Situação atual:
concluídas
A duplicação da Avenida Beira-Rio e a ampliação da Avenida
Padre Cacique (construção do Viaduto da Pinheiro Borda, faixas exclusivas de
ônibus e ruas transversais) são responsáveis por qualificar o principal
corredor de acesso à Zona Sul. As obras totalizam um investimento de quase R$
120 milhões. O prazo inicial de conclusão era dezembro de 2012, mas os dois
últimos trechos da Beira-Rio foram abertos ao fluxo em maio de 2014.
A prefeitura atribui o atraso a fatores como impasses nas
remoções de árvores e reintegração de posse de terrenos e no repasse de
recursos dos financiamentos do governo federal. O município investiu R$ 97
milhões do seu caixa.
Início: julho de
2010
Custo: R$ 119,2
milhões
Empresa: Consócio
TBS, Consórcio Beira-Rio, Consórcio Viaduto Pinheiro Borda, Consórcio Corredor
Padre Cacique
Etapa: As duas
obras incluem a construção do Viaduto da Pinheiro Borda, faixas exclusivas de
ônibus e ruas transversais A, B e C. Os dois últimos trechos da Beira-Rio foram
abertos ao fluxo no final de maio passado. A Padre Cacique e o viaduto foram
entregues dias antes do primeiro jogo da Copa em Porto Alegre, realizado em 15
de junho.
Conclusão: maio
de 2014
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V) Trincheira
da Ceará tem obras retomadas
Necessidade de trabalho noturno encareceu a construção e afastou
empreiteira, que desistiu e, agora, voltou atrás
Situação: em
andamento
Com extensão de 315 metros, a passagem de veículos ligando a
Avenida dos Estados e a Avenida Ceará sob a Farrapos conta com três faixas de
trânsito. A Trincheira da Avenida Ceará integra uma das cinco intervenções ao
longo da Terceira Perimetral.
De acordo com a prefeitura, a Infraero não permitiu que as
empresas trabalhassem entre 6h e meia-noite.
— Isso acabou encarecendo a obra, porque trabalho noturno é
muito mais caro. Tivemos que negociar um aditivo com o Tribunal de Contas
durante praticamente um ano para acertarmos detalhes e, ao final, a empresa se
negou a aceitar o aditivo. Fizemos toda uma renegociação e, finalmente, final
de janeiro, início de fevereiro, a empresa retoma esta obra — explica o
prefeito José Fortunati (PDT).
Início: dezembro
de 2012
Custo previsto
inicialmente: R$ 31.278.661,99
Empresa:
Consórcio Farrapos
Etapa atual: 20%
concluída. Devido ao elevado nível do lençol freático no local, problema não
descrito no projeto inicial, é necessário o uso de um equipamento de grande
porte, que só pode ser utilizado durante a noite, para evitar problemas no
trânsito e tráfego aéreo.
Próximo passo:
Concluir fundações da trincheira, executar escavações, implantar redes de água
e esgoto e executar fundações da casa de bombas.
Prazo de conclusão
atual: junho de 2016
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VI) Corredor
do BRT na Bento Gonçalves passa por reparos
Antes de executar os 3% restantes da obra, empreiteira faz conserto no
pavimento
Situação atual: em
andamento
O corredor por onde passarão os ônibus do sistema BRT na
Avenida Bento Gonçalves recebe reparos, pois surgiram fissuras na pavimentação.
Após a conclusão do conserto, deve ser autorizada a execução dos 3% restantes
da obra.
A expectativa da prefeitura é que os reparos terminem ainda
neste mês. O corredor terá 6,5 quilômetros, e os benefícios atribuídos ao
sistema são reduções de acidentes, custos operacionais, frota e emissão de
poluentes, entre outros.
Início: março de
2012
Empresa:
Consórcio BRT Bento Gonçalves
Etapa atual: a
empreiteira faz reparos em fissuras na pavimentação.
Próximo passo:
execução dos 3% restantes da obra.
Prazo de conclusão
atual: maio de 2015
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VII) Viaduto
da Bento Gonçalves deve ser liberado em etapas
Automóveis poderão circular no local a partir de 26 de março
Situação: em
andamento
O viaduto da Avenida Bento Gonçalves tem previsão de ser
parcialmente liberado no dia 26 de março, aniversário de Porto Alegre. Na
ocasião, deve ser autorizado o trânsito de automóveis.
Até abril, conforme o prefeito José Fortunati (PDT), deve
ocorrer a conclusão do andar por onde passará o transporte coletivo. Depois, a
empreiteira responsável continuará trabalhando nas alças — isso depende de uma
negociação com o governo do Estado para liberação de trechos de terra.
— É uma obra complexa, tem nos preocupado, mas está dentro
do cronograma — ressalta o chefe do Executivo.
Com 540 metros de extensão e seis faixas de tráfego, o
viaduto liga as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges. A
obra está 90% concluída. Inicialmente, o prazo de conclusão era junho de 2012,
mas a ordem de início dos trabalhos só foi assinada em agosto do mesmo ano.
Início: agosto de
2012
Custo previsto:
R$ 69.657.568,51
Empresa:
consórcio Nova Bento
Etapa atual:
empreiteira trabalha para liberação do tráfego de automóveis em 26 de março.
Próximo passo:
liberação para circulação do transporte coletivo.
Prazo de conclusão
atual: depende de negociação para liberação de áreas que pertencem ao
Estado.
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VIII) Edital
para segunda etapa do Complexo da Rodoviária ainda não foi lançado
Viaduto entre as avenidas Júlio de Castilhos e Legalidade está em
operação desde maio de 2014
Situação atual:
primeira etapa concluída
Duas obras dividem o chamado Complexo da Rodoviária, no Centro
Histórico. A implantação de um viaduto entre as avenidas Júlio de Castilhos e
da Legalidade foi concluída, e os motoristas utilizam a estrutura desde maio
passado.
A outra etapa é a implantação de estação de ônibus com
acesso subterrâneo. A prefeitura define como entrave à obra o "atendimento
das condicionantes" do Plano de Proteção contra Incêndio (PPCI), já que a
estação teria "características próprias de difícil enquadramento na
legislação".
O viaduto é destinado a desafogar o trânsito na região próxima
à rodoviária.
Início: agosto de
2012
Custo: R$ 31,5
milhões
Empresa:
Consórcio Arteleste-Mavilis
Etapa atual: O
viaduto da Júlio de Castilhos está concluído. Estão sendo feitos acabamentos.
Próximo passo:
construção de estação de ônibus, cujo edital de licitação não foi lançado.
Conclusão: maio
de 2014 (viaduto)
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IX) Trincheira
na Avenida Cristóvão Colombo esbarra em desapropriação
Em um trecho de 198 metros, veículos passarão sob a Rua Dom Pedro II
Situação atual: em
andamento
Das três trincheiras que estão sendo construídas ao longo da
Terceira Perimetral, uma fica na Avenida Cristóvão Colombo. Em um trecho de 198
metros — com duas faixas de trânsito em cada sentido —, veículos passarão sob a
Rua Dom Pedro II.
A obra está em andamento, mas a desapropriação de um
condomínio ainda está na Justiça. O remanejamento das redes de infraestrutura
(fibras ópticas das operadoras de telefonia) foi concluído.
Início: março de
2013
Custo previsto:
R$ 12.535.188,10
Empresa:
consórcio EPT-Serenge-Serki
Etapa atual:
concluído o remanejamento das redes de infraestrutura
Próximo passo:
desapropriação de um condomínio está na Justiça
Prazo de conclusão
atual: outubro de 2015
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X) Desapropriações
dificultam obras na Avenida Voluntários da Pátria
Previsão da prefeitura é que duplicação esteja completamente concluída
em julho de 2016
Situação atual: em
andamento
A Avenida Voluntários da Pátria tem sua duplicação dividida
em dois trechos — da Rua da Conceição às proximidades da Ramiro Barcelos e
desta à Avenida Sertório. Nos dois trechos, os entraves relatados pela
prefeitura dizem respeito, principalmente, a arqueologia e desapropriações.
No primeiro trecho, 18 das 21 desapropriações estão
resolvidas. Procuradorias do Estado e da prefeitura discutem questões de
matrículas para desapropriação do Centro Cenotécnico, que pertence ao Rio
Grande do Sul. A primeira pista está concluída, e a obra da segunda está em
andamento.
No segundo trecho, a prefeitura negocia aquisição de área
que pertence à CEEE. Juntando esta área a uma liberada na Vila dos Papeleiros e
outra do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a obra terá
disponibilização de um terço do segundo trecho (2,5 quilômetros).
A duplicação da via tem 3,5 quilômetros de extensão e
contará com implantação de ciclovia, tratamento paisagístico e canteiro
central.
Início: agosto de
2012
Custo previsto:
R$ 95,3 milhões
Empresa:
Consórcio CC-Procon e Consórcio DP Barros/FBS/Soebe
Etapa atual: Obra
na segunda pista do trecho um. No trecho dois, a vencedora da licitação
desistiu da obra, e foi oferecida à segunda colocada as mesmas condições de
preços. Neste mês, sairá a decisão da prefeitura quanto à permanência do
contrato com a segunda colocada ou a realização de nova licitação.
Prazo de conclusão
atual: junho de 2015 (trecho um) e julho de 2016 (trecho dois)
=0=0=0=
XI) Ampliação
do Terminal de Passageiros Salgado Filho vai até novembro de 2016
Prazo final seria em janeiro de 2017, mas Infraero pretende entregar a
obra antes
Situação atual: em
andamento
Havia muita expectativa sobre a capacidade do aeroporto
Salgado Filho em dar conta das torcidas que desembarcariam no Estado para a
Copa do Mundo. Antes do evento, havia sido concluída a reforma e a ampliação do
piso térreo de desembarque, com duas novas esteiras de restituição de bagagens
— nada do aumento na capacidade do terminal.
Agora, a obra está em andamento. Segundo os planos da
Infraero, o prazo para o terminal passar de 41,5 mil m² para 60,3 mil m² é
novembro de 2016 — embora a empresa tenha até janeiro de 2017 para concluir as
obras. Para março do mesmo ano, estão previstas ampliações no Pátio de Aeronave
e Pistas de Táxi.
Um novo Terminal de Cargas, com área de 18 mil m², tem
conclusão prevista para setembro de 2016, e o edifício garagem e um hotel de
200 apartamentos, ambos em parceria com o setor privado, devem ser finalizados
até abril de 2016.
Início: setembro
de 2013
Empresa: Espaço Aberto
Etapa: As obras
de ampliação do TPS estão na fase de implantação das estruturas.
Posteriormente, haverá a fase de implantação da cobertura e depois a fase de
instalação da infraestrutura e equipamentos.
Prazo de conclusão:
novembro de 2016
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XII) Trincheira
da Anita Garibaldi depende de desapropriação
Prefeitura estima que obra estará pronta em julho deste ano. Demolição
de rocha representou um acréscimo de R$ 4 milhões no valor da obra
Situação atual: em
andamento
A passagem de veículos na Rua Anita Garibaldi sob a Avenida
Carlos Gomes tem pouco mais de 210 metros de extensão, com duas faixas de
trânsito no sentido oeste-leste e acesso ao sentido norte-sul da Terceira
Perimetral. Também será possível ingressar na Anita Garibaldi a partir da
Perimetral no sentido sul-norte.
Uma rocha no caminho da construção exigiu um aditivo no
contrato para sua demolição, o que representou um acréscimo de cerca de R$ 4
milhões no processo de detonação a frio. Falta uma desapropriação que, conforme
a prefeitura, está encaminhada.
Início: janeiro
2013
Custo previsto
inicialmente: R$ 9.894.883,57
Empresa: Sultepa
Etapa atual:
estão sendo executadas as contenções das paredes por estacas e as escavações na
rocha.
Próximo passo:
falta 50% da obra
Prazo de conclusão
atual: julho de 2015
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XIII) Reintegração
de posse atrasa viaduto na Plínio Brasil Milano
PGM espera que Tribunal de Justiça dê ganho de causa à prefeitura neste
mês
Situação: obra ainda
não começou
As vias Carlos Gomes e Augusto Meyer serão ligadas por um
viaduto sobre a Avenida Plínio Brasil Milano — é mais uma obra que integra o
conjunto da Terceira Perimetral. São duas faixas de trânsito e uma para a
circulação de ônibus em cada sentido, que também contarão com estações de
ônibus.
Porém, a reintegração de posse de uma área que pertence à
cidade impede o início dos trabalhos. A Procuradoria Geral do Município (PGM)
espera que o Tribunal de Justiça dê ganho de causa à prefeitura neste mês.
De acordo com o Executivo, começar escavações com
indefinição das áreas que se encontram na Justiça tornaria o cruzamento
"insustentável".
Início: não
começou
Custo previsto:
R$ 31.024.912,03
Empresa:
consórcio PCS
Etapa atual: no
aguardo da definição da Justiça quanto à reintegração de posse de terrenos
necessários para a realização da obra
Próximo passo:
início das obras
Prazo de conclusão
atual: junho de 2016
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XIV) Obras
no prolongamento da Severo Dullius devem ser retomadas em fevereiro
Smam faz análise do licenciamento ambiental
Situação atual:
parada
O prolongamento da Avenida Severo Dullius teve de ter uma
adequação do traçado para desviar de células de aterro sanitário. Isso
demandará aditivo contratual.
A obra conectará a Avenida Severo Dullius com a Avenida
Sertório pelas ruas Dona Alzira e Sergio Jungblut Dieterich. Atualmente, a
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) analisa o licenciamento ambiental
e o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) providencia o reassentamento
de uma pessoa que está instalada irregularmente no local.
Início: setembro
de 2011
Custo previsto:
R$ 83 milhões
Empresa:
Consórcio Procon-CC-TB
Etapa atual:
análise do licenciamento ambiental e de proposta de aditamento contratual. A
Rua Dona Alzira está concluída.
Próximo passo:
retomada dos trabalhos em fevereiro.
Prazo de conclusão:
julho de 2016.