DSV Digital permite que proprietário de veículo que recebeu multa na capital envie pela internet documentação do condutor responsável pela infração

22/11/2017 07:50 - Diário do Transporte

O DSV Digital, novo portal do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), está economizando o tempo e a paciência de muitos motoristas paulistanos. Sabe aquela situação em que você recebe uma multa em casa, mas no momento da infração quem estava dirigindo seu veículo era outra pessoa? Um amigo, a quem você emprestou o carro, ou até mesmo um membro da família?

Até outro dia, o procedimento para indicar o motorista infrator, para que este assumisse a pontuação na CNH, exigia a ida do dono do veículo aos postos de atendimento do DSV, ou a uma agência dos Correios, onde era dada a entrada da documentação necessária para indicar o condutor responsável pela infração de trânsito. O processo levava, em média, dois meses. O processo só era concluído após o Detran-SP validar os documentos e efetuar a transferência da pontuação.

Com o DSV Digital, novo portal do DSV, essa situação foi bastante simplificada. Sem sair da casa, o proprietário do veículo que recebeu uma multa na capital, e não estava dirigindo no momento da autuação, pode dar entrada via internet da documentação necessária para indicar o condutor responsável pela infração de trânsito. Quem explica é Edson Caram, diretor do DSV:

Além da rapidez na análise da documentação de indicação de condutor, o motorista que utiliza o DSV Digital tem as vantagens de não precisar sair de casa nem aguardar em filas para dar entrada na solicitação; poder realizá-la a qualquer momento, pois o portal funciona ininterruptamente; e conseguir acompanhar o andamento de sua solicitação online

O portal já registrou 37.938 solicitações de indicação de condutor feitas por proprietários de veículos que foram autuados na cidade de São Paulo entre 1º de agosto, quando foi lançado, e 17 de novembro. Mas é bom lembrar: o DSV Digital vale apenas para pessoas físicas e já conta com 55 mil usuários cadastrados no período.

A ferramenta digital permite que, em uma média de dez dias, seja realizada a análise da documentação e o envio da solicitação ao Detran-SP, para validação dos pontos referentes à infração na carteira de habilitação do motorista responsável.

Por meio de um protocolo, o proprietário do veículo pode verificar se a solicitação já foi enviada para análise, o parecer do DSV para envio da documentação ao Detran-SP e até o momento em que a solicitação é validada pelo Detran-SP. A conclusão das etapas também é comunicada ao dono do veículo no e-mail cadastrado no portal.

VEJA COMO FAZER SEU CADASTRO NO DSV DIGITAL

– Apenas o proprietário do veículo pode dar entrada na solicitação;

– Ter em mãos RG ou CNH, CPF e número do Renavam do veículo;

– Acessar o novo portal do DSV no link: https://dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br/;

– Criar um login com CPF e número do Renavam do veículo;

– Preencher dados como nome completo, e-mail, telefone fixo e celular;

– Verificar no e-mail a mensagem da SMT de ativação da conta do novo portal do DSV;

– Ativar a conta no novo portal do DSV por um link enviado ao e-mail cadastrado.

Passo a passo para a indicação do condutor

– Solicitação vale apenas para pessoas físicas;

– Acessar o novo portal do DSV com o login criado;

– Clicar em “Entrar no Sistema”;

– Caso haja mais de um veículo cadastrado, clicar no Renavam do veículo desejado e na opção “Selecionar Veículo”;

– Na lista de infrações, selecionar o item “Indicar Condutor Infrator”;

– Preencher os dados do condutor do veículo no momento da infração: nome completo, CPF, RG, CNH (com a data de validade e Estado em que documento foi emitido) e endereço completo;

– Conferir os dados e clicar em “Avançar”;

– Imprimir o formulário de indicação de condutor;

– Assinar o documento e solicitar que o condutor indicado também assine. Atenção: a assinatura precisa ser exatamente igual à que consta na CNH;

– Digitalizar no formato JPG ou PNG o formulário assinado por ambas as partes, além da a CNH do condutor infrator e o RG ou a CNH do proprietário do veículo;

– Na tela com a relação de infrações, clicar em “Enviar documentos” apenas na infração em que haverá a indicação do condutor;

– Anexar a documentação. Atenção: a cópia de cada documento precisa ser anexada nos locais indicados;

– Enviar a documentação;

– Será emitido um número de protocolo que possibilita o andamento do processo no novo portal do DSV;

– Para acompanhar o processo, basta clicar na infração e na opção “Ver Detalhes”.

VÍDEO EXPLICATIVO:

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte preparou um vídeo explicando o passo a passo do cadastro no site e como realizar a indicação de condutor. Veja: