11/05/2013 07:12 - O Estado de SP
As obras de expansão do Metrô de São Paulo serão entregues
com atraso. O presidente da Companhia do Metropolitano, Peter Walker, mostrou
ontem, durante uma palestra, um cronograma diferente do anunciado anteriormente
pela empresa. Serão afetadas as inaugurações de estações de duas linhas: a
4-Amarela e a 5-Lilás. No mesmo evento, o dirigente comparou a fila de usuários
em horários de pico a uma fila de pinguins.
Para uma plateia composta por representantes de imobiliárias
e incorporadoras na sede do Secovi (sindicato da habitação), na zona sul,
Walker divulgou o panorama dos projetos para ampliar a rede metroviária. Na
apresentação, expôs a intenção de fazer com que a malha alcance 278 quilômetros
de extensão em 2030. Hoje, ela tem 74 km e é inferior à de cidades como
Santiago, no Chile, que tem 103 km e a metade da população paulistana.
Para a Linha 4-Amarela, em obras desde 2004, a previsão de
entrega total agora passou para julho de 2015, quando a Estação Vila Sônia deve
começar a funcionar. As outras quatro paradas da segunda fase desse ramal
(Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho e São Paulo-Morumbi)
abrem em setembro de 2014. Originalmente, o governo do Estado havia informado
que todas as paradas, entre elas a Vila Sônia, estariam prontas em 2014.
A empresa alegou que a Estação Vila Sônia é "uma obra
mais complexa, que inclui um terminal de ônibus integrado à estação, a
ampliação do pátio de manutenção e estacionamento de trens e a construção de
mais 1,5 km de via em direção ao município de Taboão da Serra" e
"exigirá uma operação de desvio de tráfego mais elaborada" na Avenida
Professor Francisco Morato, na zona oeste, com um aterro no nível da via.
Também houve alteração do prazo de entrega da extensão de
11,5 km da Linha 5-Lilás, na zona sul. Há menos de três meses, o Metrô divulgou
que o ramal com 11 estações (da futura parada Alto da Boa Vista à Chácara
Klabin, na Linha 2-Verde) ficaria pronto em 2015. Mas ontem Walker disse que
sua conclusão será em outubro de 2016.
Na mesma linha, a Estação Adolfo Pinheiro terá operação
assistida antes de funcionar plenamente. A abertura será em dezembro deste ano,
mas sua operação comercial só vai começar em abril de 2014.
Monotrilho. A reconfiguração de cronograma também
atingiu a Linha 15-Prata, na zona leste, que está sendo construída em forma de
monotrilho. A operação comercial entre as duas primeiras estações, Vila
Prudente e Oratório, está prevista para abril de 2014. O Metrô alega que, neste
caso, não há atraso, porque tal trecho deve abrir em operação assistida em
dezembro, ou seja, ainda em 2013, como havia sido divulgado anteriormente.
No segundo segmento dessa linha, entre as Estações Oratório
e São Mateus, a situação é semelhante, com abertura apenas assistida em
dezembro de 2014 (ano prometido para a abertura). Mas o funcionamento pleno do
trecho - em horário comercial completo - será meses depois, em abril de 2015. A
extensão final, até Cidade Tiradentes, ficou para o fim de 2016.
Outro monotrilho em construção, o da Linha 17-Ouro, na zona
sul, não teve o cronograma original de abertura alterado. Segundo Walker, a
primeira parte do ramal, entre as Estações Congonhas e Morumbi, abrirá até o
fim de 2014.
Em nota, o Metrô informou que "segue rigorosamente o
cronograma de execução de entrega de obras", mas que "fatores
externos" - como ações judiciais por causa de processos de desapropriação,
licenciamentos ambientais e planejamento de desvios de tráfego causados por
interdições em vias de grande movimento - muitas vezes geram a necessidade de
"ajustes no calendário de obras".
Lotação. O presidente do Metrô também comentou a
superlotação da rede. A malha metroviária chega a transportar 4,6 milhões de
pessoas por dia - volume que aumentou em 25% nos últimos dois anos.
"Por que em Itaquera fica aquela fila, parece pinguim, e a plataforma cheia? Porque, se deixar descer pela catraca, daí vai ser um inferno na plataforma", disse, ao falar das medidas de contenção antes das catracas em estações muito cheias no pico, como a parada final da Linha 3-Vermelha.
R$ 29,9 bi
é o valor total que foi investido pelo Metrô em quatro obras – Linhas 4, 5, 15 e 17
Linha 4-Amarela
●Estação Vila Sônia será entregue em julho de 2015. Inicialmente, o Metrô a havia anunciado para 2014
Linha 5-Lilás
●Trecho entre as Estações Alto da Boa Vista e Chácara Klabin
ficou para outubro de 2016. O prazo inicial era 2015
●Estação Adolfo Pinheiro só começa em horário pleno em abril de 2014
Linha 15-Prata
●Operação comercial entre Vila Prudente e Oratório só será em
abril de 2014
●Trecho até São Mateus só será aberto em horário integral em
abril de 2015
●Trecho até Cidade Tiradentes abre em dezembro de 2016