Segunda maior cidade do Estado (e sem nenhuma linha férrea),
Guarulhos entrou no radar do governo estadual para a expansão do Metrô. Uma
atualização do projeto de prolongamento da Linha 2-Verde agora prevê a
construção de duas estações metroviárias na cidade da Grande São Paulo, embora
longe do centro.
As duas paradas - Ponte Grande e Dutra - ficarão na área
sudoeste do município, perto da Via Dutra. De acordo com um relatório
apresentado pela Gerência de Planejamento Empresarial do Metrô, a estação
terminal será construída em um terreno ao lado do Shopping Internacional, no
bairro de Itapegica.
O plano original era a Estação Dutra ainda em solo
paulistano, no Parque Novo Mundo, na zona norte, a cerca de 400 metros do
limite com Guarulhos, do outro lado da Rodovia Fernão Dias. A decisão revela a
mudança de postura da gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre
investimentos em transportes sobre trilhos no município, há anos comandado por
prefeitos petistas - o atual é Sebastião Almeida.
Com a mudança, a extensão da Linha 2 terá 13 estações e 14,4
km. A obra, que pode começar ainda neste ano, originalmente custaria R$ 8,5
bilhões. O valor, porém, ainda não considerava a Estação Ponte Grande.
Além da ampliação da Linha 2-Verde, a cidade terá o serviço
de um ramal da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a 13-Jade,
também anunciada por Alckmin, que conectará a zona leste da capital ao
Aeroporto de Cumbica. As obras desse ramal começam neste ano.
"Para quem vem de São Paulo, vai facilitar bastante,
mas para o resto da cidade, acho que não vai mudar muito", diz a
cozinheira Idalvanete Correia Costa, de 45 anos, que mora em Santa Isabel, na
Região Metropolitana, e que sempre faz compras no Shopping Internacional.
"Nos últimos anos, os governos focaram muito no
aeroporto e esqueceram do resto da cidade, que precisa de mais transporte
público", afirma o operador de supermercado Luciano Geraldo da Silva, de
34 anos. Ele trabalha há quase uma década na cidade, embora viva na zona leste
de São Paulo. Para ir trabalhar, pega dois ônibus.
Situação parecida enfrenta o cozinheiro Marcelo Valentim de
Oliveira, de 39 anos, que trabalha em uma empresa na Avenida Senador Adolf
Schilling, perto de onde ficará a Estação Dutra. Morador de Guarulhos, quando
precisa ir para o metrô, tem de pegar um ônibus da Empresa Metropolitana de
Transportes Urbanos (EMTU) até a Estação Armênia, na Linha 1-Azul. "Está
sempre cheio e o preço da viagem é alto. Fora que ficamos muito dependentes das
condições da Dutra. Qualquer chuvinha já para tudo."
Necessidade. Em nota,
o Metrô de São Paulo informou que "estudos preliminares" constataram
a necessidade de mais uma estação" no prolongamento da Linha 2-Verde, que
hoje liga a Vila Prudente, na zona leste da capital, à Vila Madalena, na zona
oeste. Essa estação é a Ponte Grande, que atenderá, em média, 11,5 mil
passageiros por dia. O projeto básico será contratado até o fim de 2013.
A Estação Dutra, por sua vez, deverá registrar 92 mil
entradas por dia. Ela será importante, segundo a empresa, para a integração com
ônibus municipais e intermunicipais.