Intervenção pinta faixa de pedestres colorida e convida a caminhar em Recife

04/10/2017 09:01 - Jornal do Commercio - PE

Na esquina da Rua do Futuro com as Ruas Antenor Navarro e Deputado Pedro Pires Ferreira, na Jaqueira, em bairro homônimo, na Zona Norte do Recife, uma faixa de pedestres colorida chama a atenção. Mensagens pintadas sobre ela (que se estendendo por calçadas e asfalto nas imediações) convidam quem passa a caminhar, andar de bicicleta e interagir com a cidade de forma lúdica. A intervenção, denominada Carimbos Urbanos, foi realizada pelo Inciti (grupo de pesquisa transdisciplinar vinculado à Universidade Federal de Pernambuco) com vários parceiros, no último sábado, e deve se estender para outros cantos do Recife.

Nesta terça, muita gente que passava parava para ler as mensagens, outras passavam apressadas e só davam uma olhada de longe ou nem percebiam. A faixa, que antes estava apagada, era utilizada para travessia dos pedestres, apesar do veículo estacionado sobre ela. “Vi o movimento no sábado, houve um motorista que se zangou porque parou o trânsito, as pessoas não entendem, mas alguém precisa começar um movimento assim”, disse a moradora do bairro Nazaré Pimentel, 65 anos.

Os carimbos trazem frases como Saia da rotina, vá de pés/ Caminhar é um ato revolucionário/Legalize a Andada/Pra que a pressa?. “Queremos transmitir à sociedade a importância dos modais não motorizados para construção de uma cidade mais humanizada. E a ação foi muito bem recebida, as pessoas participaram de forma muito espontânea. Teve gente que parou o carro e desceu para pintar com a gente”, conta o coordenador de ativação urbana do Inciti, Caio Scheidegger.

Segundo Caio, a intervenção - iniciada na Semana da Mobilidade - também é ligada ao Projeto Parque Capibaribe, desenvolvido pelo município em parceria com o Inciti, que pretende transformar as margens do Rio Capibaribe em um grande parque, com influência direta sobre 42 bairros, até 2037. Por isso os carimbos avisam: Chegue dançando no Parque Capibaribe/O parque é a cidade. Curta. Ande. Divirta-se. “O Parque Capibaribe tem que começar com as pessoas e a forma como elas vivenciam a cidade”, observa.

PESQUISA

O movimento também se trata de uma pesquisa ação, que é a função maior do Inciti. “Documentamos, entrevistamos, observamos como as pessoas reagiram. Não chegamos a aplicar questionários, mas estamos nos preparando para isso numa próxima intervenção, a fim de saber como as pessoas deslocam, como usam o espaço público”, explica.

A ideia é continuar a proposta com outros formatos de interação. Uma delas tem como alvo os bueiros da cidade, que já estão sendo georeferenciados no perfil de Caio no Facebook. Cada equipamento é devidamente mapeado e tem foto para visualização dos detalhes de cada um. A produção de arte com os bueiros – que vem sendo praticada por artistas de vários locais do mundo – já é uma realidade entre o grupo. “Confeccionamos algumas camisas para uso nosso, mas subvertemos a ideia ao trazer as pessoas para participar desse processo”, destaca Caio.

Entre os parceiros da ação na Jaqueira estão o Aguapé, Ateliervivo, Massapê, Ameciclo, Oxe minha cidade é massa e RAMO. Também houve apoio do l.o.u.c.o e fablab.