Jovens acham trânsito inseguro

24/06/2017 09:35 - O Tempo - BH

MARIANA NOGUEIRA

Os orçamentos de autoescolas há meses encabeçam as buscas do estudante Jefferson do Nascimento Andrade na internet. Ele, que vai completar 18 anos daqui a dois meses, já planeja como será quando tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Quero ser como meus pais são”, afirma. Para ele, segurança no trânsito só existe com os pais: mesmo sabendo que eles usam o celular enquanto dirigem ou pegam o volante após ingerirem bebida alcoólica. Pensamento parecido têm os 1.001 adolescentes entre 12 e 17 anos que participaram de uma pesquisa de segurança no trânsito da concessionária Arteris S/A. Entre os entrevistados apenas 2,3% consideram seguro o trânsito no Brasil.


De acordo com o levantamento, pelo menos 40% dos ouvidos afirmaram que os pais dirigem após consumirem bebida alcoólica, que nem sempre respeitam os limites de velocidade e que utilizam o celular ao volante.

Segundo a diretora de comunicação, marketing e sustentabilidade da Arteris, Alessandra Vasconcelos, a atitude desses adultos no trânsito reflete diretamente no comportamento do jovem recém-habilitado. “Os pais têm o papel de se policiar e educar os filhos para finalmente termos uma mudança no futuro”, afirmou.

Alessandra ressalta que, mesmo considerando baixa a segurança no trânsito, a maioria dos adolescentes ouvidos não acredita que possa envolver-se em qualquer tipo de acidente.

Para Marcio Aguiar, especialista em transporte e trânsito e professor da Fumec, essa percepção é refletida na quantidade de acidentes envolvendo jovens no Brasil. “O trânsito seguro é aquele que apresenta índices menores de acidentes. Não é o que temos visto, pelo contrário. O trânsito tem matado os nossos jovens”, observou.

Pedestres. Outro quesito da pesquisa aponta que 74,1% dos adolescentes acreditam ter um comportamento seguro como pedestres. Porém, quando estão em turma de amigos, esse índice cai para 45,3%. Para Alessandra, a confiança dos jovens aumenta quando estão em grupo e eles tornam-se pedestres imprudentes. “Eles se sentem mais seguros e até para não parecer que estão com uma postura tradicional, naquele clima de amizade, eles ficam mais imprudentes”, explicou.

SAIBA MAIS

BH. Dois motoristas fugiram após se envolverem em um acidente, na madrugada dessa sexta-feira (23), enquanto disputavam um pega na avenida Barão Homem de Melo, no bairro Nova Granada, na região Oeste. Os veículos ficaram completamente destruídos, e um placa foi derrubada. Até o fechamento desta edição, eles não haviam sido encontrados.

Números. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, em 2015, Minas Gerais registrou 94.485 acidentes sem mortes e 20.559 com vítimas. Em 2016, foram 89.818 acidentes, sendo 19.972 com mortos. Em 2017, até o momento, são 37.396 acidentes, 7.981 deles com vítimas.

The Cafe

Fresh roasted coffee, exclusive teas & light meals