18/02/2023 10:00 - Diário do Transporte
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de São Paulo, através da SPTrans (São Paulo Transportes), divulgou no Diário Oficial da Cidade deste sábado, 18 de fevereiro de 2023, o resultado da análise e julgamento das propostas técnica e comercial e habilitação da licitação destinada a contratar estudos e licenciamento ambiental para três corredores de ônibus.
Do tipo técnica e preço, na forma presencial e pelo modo de disputa fechado, o certame, realizado em 01º de fevereiro de 2023, contempla os corredores Miguel Yunes, Sabará e Norte Sul.
A Comissão de Licitação declarou vencedor o Consórcio Ambiental EAB, formado pelas empresas Egis - Engenharia e Consultoria Ltda e Ambiente Brasil Engenharia Ltda – EPP, pelo valor global de R$ 3,7 milhões (R$ 3.673.973,94).
A partir da publicação, fica aberto o prazo de cinco dias úteis para apresentação de recursos.
CORREDORES
MIGUEL YUNES – A SPTrans autorizou a contratação da empresa Maubertec Tecnologia em Engenharia pelo valor global de R$ 2,9 milhões (R$ 2.911.461,08), pelo prazo de 12 meses, para proceder à consolidação do Projeto Básico e desenvolvimento do Projeto Executivo para a obra do corredor de ônibus Miguel Yunes, na zona Sul da capital.
A homologação e adjudicação do processo licitatório foi publicada no Diário Oficial no dia 26 de outubro de 2022.
O Corredor Miguel Yunes, na zona sul da Capital, tem 4,8 km de vias exclusivas para ônibus.
Em decreto publicado no Diário Oficial em 12 de janeiro deste ano, o prefeito Ricardo Nunes declarou de utilidade pública, para desapropriação, imóveis particulares situados no Distrito de Campo Grande, Subprefeitura de Santo Amaro, necessários à implantação deste corredor de ônibus.
Assim como o corredor Sabará, o Miguel Yunes tem grande importância para o futuro sistema hidroviário da Billings.
SABARÁ - Na edição do Diário Oficial do Estado de 09 de setembro de 2022, a SPTrans publicou aviso de licitação para desenvolvimento dos projetos executivos do Corredor de ônibus. O certame é destinado a contratar serviços especializados de engenharia para a consolidação dos projetos básicos e desenvolvimento dos projetos executivos para a obra do corredor Sabará. No dia 13 de dezembro de 2022 a SPTrans contratou por R$ 4,2 milhões (R$ 4.212.126,05) a Systra Engenharia e Consultoria Ltda para realizar o trabalho.
NORTE-SUL – A proposta original do corredor BRT Norte-Sul, de 2014, previa ligação de Santana até Interlagos, cortando o centro da cidade sob o Vale do Anhangabaú. Com 30 km de corredor distribuídos em 32 paradas.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte