Limitadores de velocidade vão ser obrigatórios nos automóveis europeus

11/03/2018 08:00 - SIC Notícias - Portugal

Todos os carros novos vendidos na União Europeia deverão vir equipados com limitadores automáticos de velocidade, a partir de maio. O Conselho Europeu de Segurança nos Transportes diz que a medida, para baixar o número de acidentes e mortes nas estradas, é tão importante como o uso do cinto de segurança.

O novo equipamento faz a leitura dos sinais de trânsito através de uma câmara ligada ao sistema informático do carro e ao GPS, para controlar a velocidade máxima em cada local.

Sempre que o condutor exceder o limite de velocidade, o computador de bordo bloqueia a potência e faz o carro abrandar, mesmo que carregue no acelerador.

Se mudar de uma via rápida para uma localidade, por exemplo, a velocidade máxima do carro baixa de forma automática e gradual para 50 quilómetros por hora.

Este tipo de tecnologia está disponível em carros mais recentes, mas o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes quer que todos os veículos passem a ter velocidade controlada, não apenas como um extra.

O Conselho Europeu quer ainda que sejam instalados alcoolímetros em todos os carros novos de uso profissional e no caso de condutores particulares que tenham sido apanhados varias vezes com excesso de álcool no sangue.

A ideia é também incorporar caixas negras em todos os carros novos, para registar os dados da condução antes de um acidente.

O objetivo é baixar o número de acidentes e mortes nas estradas. O Conselho Europeu diz mesmo que estas medidas podem ser tão importantes para salvar vidas como usar cinto de segurança.

As novidades deverão ser anunciadas pela Comissão Europeia no inicio de maio, quando forem divulgadas as novas regras de segurança na construção automóvel e a estratégia de prevenção rodoviária.