11/02/2016 09:11 - Blog Ponto de Ônibus
ADAMO BAZANI
A partir de sábado, 20 de fevereiro de 2016, duas linhas de
ônibus que atendem o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, e
seguiam para a zona oeste da cidade vão ser "unificadas”, de acordo com
comunicado empresa operadora Tupi.
A linha 875M/10 – Aeroporto/Metrô Barra Funda deixa operar
no trajeto original. Assim apenas estará em vigor a linha 875A/10 –
Aeroporto/Perdizes.
Dependendo do trajeto feito habitualmente pelos passageiros,
será necessário pegar outras linhas de ônibus. Um exemplo é para as pessoas que
desembarcam na Avenida Miruna. A opção é usar a linha 609J – Aeroporto/Metrô
São Judas.
Já quem do Aeroporto tinha como destino a Estação Barra Funda, deve descer na Avenida Pacaembu e pegar a linha 875P – Metrô Ana Rosa/Metrô Barra Funda.
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LICITAÇÃO DEVE REDUZIR ITINERÁRIOS:
Processo semelhante de redução de linhas, sobreposições e
trajetos deve ser visto após a conclusão do processo de licitação do sistema de
ônibus em São Paulo, que está suspenso e é alvo de contestações do TCM –
Tribunal de Contas do Município e do Ministério Público de São Paulo.
O passageiro deve fazer mais baldeações para seguir o mesmo
trajeto, mas a prefeitura promete um sistema com linhas mais rápidas e enxuto,
o que pode futuramente resultar em aumentos menores das tarifas pela diminuição
dos custos.
A dúvida sobre a eficiência destas integrações é a falta de
estrutura para linhas mais rápidas. São Paulo tem apenas 130 quilômetros de
corredores de ônibus. O temor é de as pessoas esperarem muito tempo até chegar
o segundo ônibus no terminal local de baldeação pelo fato de o veículo estar
preso no trânsito.
Com a criação de três grupos de serviços e redes de
transportes, quase 30% das linhas de ônibus da cidade de São Paulo vão sofrer
alterações com a licitação do sistema municipal. Já 58,3% dos atuais
itinerários serão mantidos. Outros 12% são referentes a linhas de ônibus da
rede da madrugada. Dos quase 30% de linhas alteradas, 6% se tratam de novos
trajetos. Devem ser aproximadamente 1,2 mil linhas de ônibus. Hoje a cidade de
São Paulo possui 1.386 linhas, de acordo com a SPTrans.
As maiores alterações devem se tratar de seccionamentos, ou
seja, de divisão das linhas.
Com isso, a prefeitura diz que sobreposições serão
eliminadas, em grandes eixos só devem circular ônibus articulados e
biarticulados e serão mais numerosas as viagens, principalmente dos grupos
locais de distribuição e articulação, com itinerários mais curtos.
Como resultado, a população deve ter de fazer mais
baldeações para completar a viagem. Hoje um trajeto que é feito com um ou dois
ônibus pode demandar entre três e quatro transferências.
A licitação deve remodelar os transportes na cidade de São
Paulo, reduzindo o número de ônibus, mas aumentando o total de viagens e
lugares disponíveis nos veículos, segundo a prefeitura, com a eliminação de
linhas sobrepostas e substituição de micro-ônibus por micrões ou convencionais
e de ônibus padron por articulados e superarticulados. O passageiro deve ter de fazer mais baldeações.
Dos atuais 14 mil 878 ônibus a frota deve ter 13 mil 057
veículos, mas, na promessa da prefeitura, o total de viagens deve subir 17%.
Hoje são atuais 186 mil por dia e devem passar para 217 mil. Já os lugares
disponíveis nos ônibus devem subir 14% de 996 mil para 1,1 milhão.
Adamo Bazani, jornalista
especializado em transportes