Logística eficiente de entregas é fundamental para cidade sustentável - Claudio Bernardes

18/09/2017 08:11 - Folha de SP

A mobilidade urbana tem se tornado, cada vez mais, fundamental para o bom funcionamento das cidades. Nesse contexto, a logística eficiente para a entrega de mercadorias, que representa uma parte importante do transporte urbano, passa a ser primordial para a estruturação de cidades eficientes e sustentáveis.

Com o crescimento de modelos de compartilhamento e de economia colaborativa, o "crowdshipping" -que em tradução livre significa transporte de mercadorias por cidadãos comuns- aparece como uma promissora alternativa, permitindo o uso dos sistemas de transporte existentes para realizar a entrega de mercadorias de forma mais eficiente. Esse sistema baseia-se nas entregas urbanas efetuadas por pessoas, caminhando, de bicicleta ou mesmo por outros meios de transporte disponíveis, a preços razoáveis e com redução de trânsito e poluição.

De forma similar ao Uber, os clientes podem solicitar as entregas usando dispositivos móveis. O serviço é responsável por transmitir as informações ao entregador cadastrado mais próximo e cujo endereço de entrega esteja ao longo do seu caminho ou perto do seu trabalho ou residência. Em virtude de cada entrega ser administrada individualmente, é possível atingir um alto nível de personalização, especialmente no que se refere a horários e características específicas da entrega, de tal forma que o processo se torne mais conveniente para ambas as partes envolvidas.

Essa questão passa a ter maior importância, à medida que crescem as vendas on-line, que atingiram, no ano de 2016, em todo o mundo, a cifra de US$ 1,9 trilhão. Contudo, segundo a empresa de pesquisas "e- Marketer", esse valor deve crescer e chegar, em 2020, a US$ 4 trilhões.

O crescimento do comércio eletrônico é baseado na facilidade da compra e na agilidade da entrega. Ele é dependente, portanto, de aperfeiçoamento dos sistemas de transporte de mercadorias, principalmente na otimização de recursos e na redução de custos.

Em vários países, o legado da crise financeira forçou muitas pessoas e empresas a procurarem novas formas de gerar renda extra ou subsidiar os custos de transporte. A adoção de modelos como o "crowdshipping" possibilita o transporte e a entrega de mercadorias a preços bastante atrativos e com baixo impacto na cidade e no meio ambiente.

Os benefícios para as áreas urbanas são claros, com a consequente redução do tráfego de caminhões, de congestionamentos, poluição e desgaste das vias. Esse sistema pode, também, ser usado para transporte internacional de mercadorias, por aplicativos capazes de conectar pessoas que precisam do transporte de documentos ou mercadorias de um país para outro, com aquelas que tenham espaço na bagagem e vão viajar para aquele país, por outras razões.

Esse novo sistema de entregas pode ajudar, portanto, as empresas a reduzirem consideravelmente seus custos, uma vez que não seria mais necessária uma estrutura de entregas na forma hoje existente, além de ser uma fonte de renda adicional para muitas pessoas. Aliás, muitas dessas pessoas engajadas no processo não estão só pelo dinheiro, mas para colaborar com a comunidade, atitude que devemos incentivar se queremos viver em uma sociedade realmente evoluída.

Contudo, para que esse modelo de solução logística inovadora funcione, torna-se necessária uma regulamentação adequada e esse pode ser o grande desafio para a implementação eficiente e segura desse novo sistema de entrega de mercadorias.