Madri lança campanha para homens 'fecharem as pernas' no transporte público

11/06/2017 08:00 - BBC - Brasil

A capital da Espanha, Madri, lançou uma campanha pedindo que os homens fechem as pernas ao viajarem sentados no transporte público.

A EMT, empresa municipal de transportes da cidade, espalhou placas com a figura de um homem sentado, com as pernas abertas, ao lado de um grande X vermelho.

A mesma campanha foi feita no sistema de metrô.

Madri lança campanha para homens 'fecharem as pernas' no transporte público
Madri lança campanha para homens 'fecharem as pernas' no transporte público - EMT

A iniciativa ocorre depois de uma petição virtual criada por um grupo de apoio a mulheres com mais de 12 mil assinaturas.

Outras cidades já tomaram medidas semelhantes.

Por meio de um comunicado, a EMT disse que o objetivo das novas placas era lembrar os passageiros do sexo masculino sobre "a necessidade de manter o comportamento cívico e respeitar o espaço de todos a bordo do ônibus".

O grupo Mujeres en Lucha (Mulheres em Luta, em português) disse na petição virtual que não era incomum no transporte público ver mulheres "com suas pernas fechadas e muito desconfortáveis por causa de um homem sentado a seu lado e invadindo seu espaço".

A hashtag #MadridSinManspreading (#MadridsemManspreading) foi usada amplamente nas redes sociais, em alusão ao termo em inglês que define a prática ("Manspreading").


Tuíte de uma emissora de TV da Espanha: "Se você for homem e viajar de transporte público, lembre-se...#MadridSinManspreading"
Tuíte de uma emissora de TV da Espanha: "Se você for homem e viajar de transporte público, lembre-se...#MadridSinManspreading" - Reprodução Twitter

Em 2014, a autoridade responsável pelo transporte metropolitano de Nova York recorreu à mesma iniciativa ao espalhar placas no metrô da cidade que diziam: "Cara...pare de abrir as pernas, por favor".

A cidade americana da Filadélfia também lançou a campanha "Cara, isso é rude", enquanto o departamento de transportes de Seattle pendurou placas retratando um polvo espalhando seus tentáculos nos assentos próximos.