Treze empresas, reunidas em cinco consórcios, entregaram
nesta terça-feira, 21, propostas para as obras de implantação da Linha Leste do
Metrô de Fortaleza à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). Esta
fase inicial do processo licitatório aconteceu pela manhã na Comissão Central
de Concorrências, na Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A partir de agora se dará a análise de habilitação dos
concorrentes. Por uma semana, a documentação deverá ser conferida pela Seinfra.
Logo depois, a PGE fará a averiguação técnica das propostas. Segundo a
Procuradoria, é provável que a análise dure de um a dois meses. Uma vez
terminada essa fase será marcada a data de abertura das propostas de preços,
cujo valor não deve exceder R$ 2,5 bilhões.
A previsão da Seinfra é de que as obras comecem ainda no
segundo semestre deste ano, com término calculado pelo secretário da
Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, para o final de 2014. De acordo com
a Seinfra, também até o final do ano deverão ser licitados outros itens da
obra, como material rodante, sinalização e escadas rolantes.
Quem concorre
Entregaram os documentos de habilitação e as propostas
comerciais os seguintes consórcios: Cetenco-Acciona (Cetenco Engenharia e
Acciona Infraestructura); Construcap-Copasa-Linha Leste (Construcap CCPS
Engenharia e Comercio e Sociedad Anonima de Obras y Servicios -Copasa); Mendes
Júnior-Soares da Costa-Isolux (Mendes Júnior Trading e Engenharia , Sociedade
de Construções Soares da Costa S.A do Brasil e Isolux Projetos e Instalações);
Consórcio Metrofor (Construtora Andrade Gutierrez, Construtora Norberto
Odebrecht Brasil e Serveng Civilsan-Empresas Associadas e Engenharia); e
Mobilidade Urbana (Construções e Comércio Camargo Corrêa, Construtora Queiroz
Galvão e Construtora Marquise).
Linha Leste
Com 12,4 quilômetros de extensão, a linha contará, ao todo,
com 12 estações, incluindo a integração com as linhas Oeste e Sul na estação
central Chico da Silva: Sé, Luíza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente,
Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos
e Edson Queiroz. O equipamento será operado com trens elétricos que
transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente.
Recursos
A Linha Leste integra o Programa "Mobilidade Grandes
Cidades”, do Governo Federal, que garantiu R$ 2 bilhões ao projeto, sendo R$ 1
bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa
Econômica Federal. O Governo do Estado do Ceará entra com pouco mais de R$ 1
bilhão.
Tuneladoras
As duas primeiras tuneladoras deverão chegar ao Porto do
Pecém no final de mês de julho. A empresa norte-americana The Robbins Company
ganhou a licitação para construção das máquinas em junho do ano passado. Elas
foram adquiridas pelo Governo do Estado por R$ 128,2 milhões. Os primeiros
testes, ainda na fábrica, estão previstos para o próximo período de 27 de maio
a 14 de junho.
Desapropriações
De acordo com a Seinfra, a linha Leste correrá quase integralmente por itinerário subterrâneo, o que afetará minimamente o fluxo do trânsito e as construções por onde passará. A pasta adianta que a proposta é dispor das áreas impactadas pelo uso compartilhado entre proprietário e Estado. "Isso significa que o Estado vai poder usar a área sem a necessidade de gastar com desapropriação”, observou o secretário da Infratestrutura, Adail Fontenele. Ainda assim, a Secretaria informa que o projeto executivo das intervenções necessárias ficará a cargo do consórcio vencedor da licitação.
Diário do Nordeste
Megalicitação tem cinco consórcios concorrentes
O secretário de Infraestrutura disse que a ideia é entregar, até o fim
de 2014, as estações do Centro e Papicu
Cinco consórcios concorrem à licitação da Linha Leste do
Metrô de Fortaleza - Cetenco - Acciona, Construcap Copasa, Mendes Júnior -
Soares da Costa - Isolux, Metrofor e Mobilidade Urbana, confirmando a previsão
informada ontem pelo Diário do Nordeste. Durante o processo, iniciado ontem na
Procuradoria Geral do Estado (PGE), o secretário de Infraestrutura, Adail
Fontenele, disse que a ideia é entregar, até o fim de 2014, as estações do
Centro e Papicu. "É um trajeto que tem uma grande demanda. É uma meta a ser
atingida, e isso é tecnicamente possível", analisa o secretário.
As 13 empresas que participam da licitação apresentaram à
Comissão Central de Concorrências os documentos de habilitação e as propostas
de preço por valor não superior a R$ 2,5 milhões. Agora, a comissão iniciará a
análise das documentação, abrindo, em seguida, prazo para recursos. Depois
dessa fase, será marcada a data de abertura das propostas.
"A licitação da Linha Leste é histórica e diferenciada.
Estamos tendo um cuidado muito especial com as obras do metrô, por ser um
projeto de grande responsabilidade. Daqui a seis ou sete anos, teremos um belo
sistema metroviário", prevê Adail Fontenele.
A Linha Leste terá 12,4 quilômetros de extensão e ligará o
Centro ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz. Ao todo, serão 12
estações: Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota,
Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos e Edson
Queiroz.
Integração
O equipamento será operado com trens elétricos que devem
transportar cerca de 400 mil pessoas diariamente. Se integrará às linhas Sul
(em fase de conclusão), Oeste, ao ramal Parangaba-Mucuripe (em obras) e aos
terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá, em boa parte, o trajeto da
Avenida Santos Dumont.
A Linha Leste integra o programa "Mobilidade Grandes
Cidades", do governo federal, que garantiu recursos da ordem de R$ 2
bilhões ao projeto, sendo R$ 1 bilhão financiado pela Caixa Econômica Federal.
Recursos
O governo estadual entra com pouco mais de R$ 1 bilhão de
contrapartida, recurso que será utilizado para a Parceria Público Privada, que
vai contemplar todo o material rodante, sistemas e a operação dos quatro metrôs
de Fortaleza.
Os recursos estaduais também serão destinados a projetos,
administração de obra, desapropriações ao longo do percurso e remoção de
interferência.
Tuneladoras
As duas primeiras tuneladoras (de um total de quatro) para a construção dos túneis da Linha Leste já estão prontas, com os testes de fábrica previstos para o período de 27 de maio a 14 de junho. Os equipamentos devem chegar ao Porto do Pecém no fim de julho. As máquinas custaram R$ 128,2 milhões.