06/06/2015 08:20 - O Globo
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
autorizou a concessionária Autopista Fluminense a iniciar os estudos para a
ampliação das pistas da Rodovia Niterói-Manilha, em 23 quilômetros, do Barreto,
em Niterói, até Manilha, em Itaboraí. O gramado do canteiro central dará lugar
a duas novas faixas, uma em cada sentido, e uma mureta de concreto será
construída para separá-las. O Trevo de Manilha, outro grande gargalo da BR-101
que provoca longos engarrafamentos, principalmente em feriadões e fins de
semana como este, quando há grande movimento de ida e de volta da Região dos
Lagos, também parece estar com os dias contados: será construída uma variante,
de seis quilômetros, para tirar o tráfego da BR-101 daquele ponto. Já a Avenida
do Contorno terá sua duplicação concluída em julho. Os moradores de Niterói
poderão ter, em breve, uma rodovia ampliada e livre para chegar a São Gonçalo e
aos municípios da Região dos Lagos e do interior fluminense. A Agência Nacional
de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a concessionária Autopista
Fluminense a iniciar os estudos para a ampliação das pistas nos 23 quilômetros
da Rodovia Niterói-Manilha, do Barreto, em Niterói, até Manilha, em Itaboraí.
As duas novas faixas, uma em cada sentido, serão construídas no gramado do
canteiro central, que será substituído por uma mureta de concreto.
O presidente da ANTT, Jorge Bastos, autorizou os estudos e
também garantiu que ficam prontas, nos primeiros dias de julho, no início das
férias escolares, as obras de alargamento da Avenida do Contorno, que são
esperadas há 41 anos, desde a inauguração da Ponte Rio-Niterói, em 1974. Na
inauguração das obras, Bastos vai anunciar a solução para acabar com o outro
grande gargalo da BR-101: o Trevo de Manilha, que provoca longos
engarrafamentos, principalmente nos dias de grande movimento de ida e de volta
da Região dos Lagos. Será construída uma variante, de seis quilômetros, para
tirar o tráfego da BR-101 do Trevo de Manilha. A Avenida do Contorno era um dos
principais gargalos rodoviários do Estado do Rio.
— O alargamento da Avenida do Contorno é uma das mais
importantes obras já realizadas no estado, porque vai desafogar o trânsito de
Niterói e também beneficiará os motoristas que procedem da Ponte Rio- Niterói.
Este gargalo chega a provocar engarrafamentos que atingem o Rio e tumultuam a
saída dos niteroienses para Zona Norte, São Gonçalo e o interior do estado —
disse o presidente da ANTT.
Com 2,2 quilômetros, a Avenida do Contorno foi construída na
década de 1960 como via urbana para ligar Niterói a São Gonçalo. Em 1974,
quando a via passou a receber o fluxo de tráfego da Ponte Rio- Niterói, o então
ministro dos Transportes, Mário Andreazza, anunciou a duplicação da rodovia,
mas somente agora a obra foi executada.
Diretor-superintendente da Autopista Fluminense, Odílio
Ferreira disse que a Contorno seria inaugurada no dia 12, mas houve atraso de
20 dias para modificar a posição de uma adutora da Águas de Niterói no trecho
do Rio Maruí Grande, que ganhou uma nova ponte junto ao Estaleiro Renave.
Também demorou a remoção dos postes para construção da alça de acesso ao
Barreto. Iniciada em fevereiro de 2013, a ampliação da Contorno custou R$ 90
milhões, R$ 25 milhões a mais do que fora orçado inicialmente. Pela rodovia passam
cerca de 90 mil veículos por dia.
— A obra já era para estar pronta, mas tivemos problemas com
o remanejamento das redes de água e de luz. Também houve atrasos para não
prejudicar a produção dos estaleiros que ficam na margem da rodovia. Nós
reconhecemos os transtornos que a obra está causando aos motoristas na sua fase
final, mas, na primeira quinzena de julho, vamos entregar as seis pistas
livres, três em cada sentido — prometeu, acrescentando que já foram iniciados
os estudos de engenharia para a ampliação da Niterói-Manilha.
PREVISÃO DE RETENÇÕES NO TREVO
Com a conclusão das obras da Avenida do Contorno, os
problemas dos motoristas serão transferidos para o Trevo de Manilha. Para o
local convergem os veículos procedentes não só da Niterói-Manilha como também
da RJ-104 e da BR-493, que liga Magé a Manilha. Conservada pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), a BR-493 seria duplicada
para facilitar o acesso ao Comperj. As obras, contudo, estão paradas, e a
estrada pode ser privatizada. O ministro dos Transportes, Antônio Carlos
Rodrigues, não confirmou nem desmentiu a entrega da Magé-Manilha à iniciativa
privada, com cobrança de pedágio:
— A presidente Dilma anuncia, terça-feira, as rodovias que
serão privatizadas. Por enquanto, não posso adiantar nada sobre o assunto.
O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório,
levou o ministro para sobrevoar o Trevo de Manilha e a BR-493. Ele entregou ao
ministro uma proposta para construção de uma nova pista, com elevado, para
tirar o tráfego da BR-101 de Manilha. Se o projeto for aprovado, o trecho dali
até Itaboraí volta a ser uma rodovia estadual apenas para tráfego local:
— O projeto dá uma nova geometria à região de Manilha, com
um desvio que elimina dois gargalos: nos trevos de Manilha e de Varandinha, em
Itaboraí. A obra será feita pela Autopista Fluminense, e o estado vai assumir
as despesas com desapropriações. O assunto será discutido no pacote de
concessões das rodovias federais.