Novas tarifas entram em vigor no Rio e em São Paulo

01/06/2013 09:07 - O Globo / UOL

  • Custo para usar ônibus no Rio passa a ser o quarto mais alto do país

 

Ônibus circula com cartaz informando nova tarifa Custodio Coimbra / Agência O Globo

RIO — Os ônibus municipais ficaram mais caros a partir deste sábado. A tarifa passou de R$ 2,75 para 2,95. O valor será cobrado tanto nos ônibus urbanos comuns quanto nos veículos equipados com ar-condicionado, que foram incorporados ao Bilhete Único Carioca (BUC). A unificação das tarifas foi estabelecida por decreto do prefeito Eduardo Paes publicado na quarta-feira no Diário Oficial do Município, fixando o reajuste.

Com o aumento de 7,2% na tarifa, o carioca passa a pagar uma das passagens mais caras do país, em relação aos moradores de outras capitais que reajustaram as tarifas este ano. O custo para usar os ônibus na cidade do Rio é o quarto mais alto, perdendo apenas para São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Manaus (AM), conforme levantamento feito pelo portal "G1”.

— Só espero que o aumento possa ser revertido em segurança e qualidade do serviço — diz a enfermeira Carla Siqueira, de 36 anos, que mora em Jacarepaguá e trabalha na Gávea.

A prefeitura informou que o reajuste da tarifa poderia ter sido concedido desde 1º de janeiro, mas foi adiado, a pedido do governo federal, temendo impacto na inflação. Segundo o município, o aumento na passagem foi calculado com base em índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja fórmula considera a variação de preços de itens como pneus, combustível e mão de obra. Ainda segundo a prefeitura, a desoneração do PIS/Cofins para as empresas de ônibus contribuiu para evitar um reajuste ainda maior.


Extra-RJ

Passagem no Rio sobe hoje para R$ 2,95; novo valor é o quarto mais alto do país

A boa notícia é que o novo preço vale para ônibus comuns e também para os com ar-condicionado

Com o reajuste de 7,2% na tarifa dos ônibus municipais, que entra em vigor neste sábado, o carioca passa a pagar uma das passagens mais caras do país, em relação aos moradores de outras capitais que reajustaram as tarifas este ano. O custo para usar os ônibus na cidade do Rio — que passou de R$ 2,75 para R$ 2,95 — é o quarto mais alto, perdendo apenas para São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Manaus (AM), conforme levantamento feito pelo portal "G1”. A boa notícia é que o novo preço vale para ônibus comuns e também para os com ar-condicionado.

— Só espero que o aumento possa ser revertido em segurança e qualidade do serviço — diz a enfermeira Carla Siqueira, de 36 anos, que mora em Jacarepaguá e trabalha na Gávea.

A prefeitura informou que o reajuste da tarifa poderia ter sido concedido desde 1º de janeiro, mas foi adiado, a pedido do governo federal, temendo impacto na inflação. Segundo o município, o aumento na passagem foi calculado com base em índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja fórmula considera a variação de preços de itens como pneus, combustível e mão de obra.

Ainda segundo a prefeitura, a desoneração do PIS/Cofins para as empresas de ônibus contribuiu para evitar um reajuste ainda maior.


Folha.com

Passagens de ônibus no Rio ficam 7,3% mais caras a partir de hoje

O preço da passagem de ônibus na cidade do Rio de Janeiro ficou 7,3% mais cara a partir de hoje. O reajuste da tarifa foi de R$ 2,75 para R$ 2,95.

Segundo contrato de concessão, o reajuste anual da tarifa deveria ter sido aplicado em 1º de janeiro, mas a prefeitura decidiu adiar o aumento após solicitação do governo federal --que se preocupava com o impacto da medida na inflação no início do ano.

Na quarta-feira (29), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), autorizou em decreto publicado no "Diário Oficial" da Cidade o reajuste.

Com o decreto, a cidade passa a ter a partir da meia-noite de sábado apenas uma tarifa para todos os ônibus urbanos, em vez das seis tarifas distintas em vigor. Assim, os coletivos que contam com ar-condicionado deixam de ter uma tarifa diferenciada. Segundo o decreto, haverá redução no valor da passagem para se igualar ao preço da tarifa dos ônibus sem ar-condicionado.

Os passageiros também poderão fazer qualquer integração de um ônibus para outro na cidade pela tarifa básica através do Bilhete Único Carioca. A prefeitura afirma que o reajuste foi calculado com base em índices da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a Secretaria de Transportes, a medida beneficiará cerca de cinco milhões de passageiros por mês que viajam em ônibus urbanos com ar-condicionado.


UOL

Tarifas de R$ 3,20 entram em vigor amanhã em SP; passagens subiram mais de 300% desde Real

As novas tarifas dos ônibus municipais, Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entram em vigor a partir de 0h desse domingo (2) em São Paulo. Agora, os passageiros das três modalidades de transporte terão de desembolsar R$ 3,20 por viagem, ante R$ 3 pagos até então --o que representa reajuste de 6,7%. A integração entre ônibus e Metrô/CPTM irá subir de R$ 4,65 para R$ 5.


 

 

Os valores foram decididos de forma conjunta entre o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). As tarifas deveriam ser reajustadas em janeiro, mas o aumento foi postergado a pedido do governo federal para segurar o crescimento da inflação.

O último reajuste de ônibus ocorreu em janeiro de 2011, quando o então prefeito Gilberto Kassab (PSD) aumentou a passagem de R$ 2,70 para R$ 3. De lá para cá, a inflação acumulada medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi de 15,5%, mais do que o dobro do percentual reajustado por Haddad.

No caso do Metrô e da CPTM, cujo último reajuste ocorreu em fevereiro de 2012, o IPCA acumulou 7,8%.

Apesar de, neste último reajuste, as tarifas terem subido abaixo da inflação, desde 1995, quando o Plano Real entrou em vigor, o preço do transporte público em São Paulo aumentou em ritmo muito superior à inflação.

Em 1995, a tarifa de ônibus custava R$ 0,65. Nestes 18 anos, a passagem aumentou 392%. O preço do Metrô subiu, entre 1995 e 2013, 300%. Já a inflação do período foi de aproximadamente 240%, de acordo com o IPCA. Caso a tarifa de ônibus acompanhasse a inflação, o valor cobrado ficaria em torno de que R$ 1,50.

Desde 2005, quando o Bilhete Único foi estendido ao Metrô, a tarifa de ônibus subiu 60% --de R$ 2 para R$ 3,20--, ante 54% de inflação.

Subsídios

Ao anunciar que a tarifa seria reajustada abaixo da inflação entre janeiro de 2011 e março de 2013, Haddad afirmou que seria necessário aumentar os subsídios pagos às empresas privadas que operam o sistema municipal de ônibus na capital paulista para honrar os contratos.

Com isso, o total de subsídios neste ano chegará a R$ 1,25 bilhão, valor recorde. Antes do aumento, a prefeitura projetava gastar R$ 660 milhões com subsídios.

Embora a tarifa tenha sido reajustada acima da inflação nos últimos oito anos, o valor pago às empresas na forma de subsídios aumentou 458%, considerando o que será pago neste ano --em 2005, a administração pagou R$ 224 milhões.

Desde 2005, a prefeitura vem pagando às empresas de ônibus montantes superiores ao que estava previsto no orçamento. Entre 2005 e 2012, o total orçado em subsídios foi de R$ 3,2 bilhões, mas o montante pago às empresas foi de R$ 4,5 bilhões.

A reportagem procurou a SPTrans e questionou os motivos pelos quais o pagamento de subsídios vem, desde 2005, aumentando ano a ano, embora a passagem tenha subido acima da inflação.

Apesar de o questionamento ter sido enviado à estatal em 21 de maio, até o fechamento desta reportagem não houve resposta.

Protesto

Por conta do reajuste, manifestantes de várias organizações, entre elas o Movimento Passe Livre, irão organizar um protesto no próximo dia 6, a partir de 17h, em frente à prefeitura, no centro.

Até a noite do último dia 29, mais de 12.200 pessoas haviam confirmado, pelo Facebook, presença no ato.