20/02/2016 11:00 - Blog Ponto de Ônibus
ADAMO BAZANI
Entra em operação a partir desta segunda feira, dia 22 de
fevereiro de 2016, o novo sistema de transportes coletivos de Porto Alegre,
quando também a tarifa municipal passa para R$ 3,75. O valor das passagens dos
micro-ônibus lotações vai para R$ 5,60.
Na manhã desta sexta-feira, 19 de fevereiro, o prefeito José
Fortunati participou de Cerimônia de apresentação dos ônibus novos: serão 296
veículos zero quilômetro que vão circular na cidade.
Do total, 238 ônibus são encarroçados pela Marcopolo com
chassis Volvo, Mercedes-Benz e MAN/Volkswagen. De acordo com a Volkswagen, 64
unidades do modelo 17.230 contam suspensão pneumática integral. Há veículos de
carrocerias Comil e Neobus.
Todos os ônibus apresentados nesta sexta-feira são dotados
de equipamento de ar-condicionado. Com a entrada em circulação destes veículos,
a frota com refrigeração passa a ser de 37% do total de 1715 ônibus municipais.
Vão ser colocados em operação num período de três anos mais
72 veículos.
No entanto, o total de ônibus climatizados hoje não é
distribuído uniformemente na cidade.
A meta imposta pela licitação dos transportes que definiu o
novo modelo é de 25% da frota de cada consórcio com o equipamento. Em até 10
anos, a expectativa é de 100% dos ônibus com refrigeração.
Também deve aumentar a quantidade de ônibus articulados,
passando dos 130 veículos atualmente para 175, o que representa um acréscimo de
35%.
Foi reduzida a tolerância de lotação de seis pessoas por
metro quadrado para quatro pessoas. Este cálculo resultou na obrigação da
ampliação da frota.
Os contratos de operação são por vinte anos com os
consórcios vencedores.
Os serviços terão três bacias operacionais, além das linhas
transversais operadas pela Carris, que é a empresa pública da cidade.
A Carris perde cinco linhas e ganha três, para que assuma
apenas as linhas de característica transversal ou circular. No entanto, como
estas três linhas têm mais passageiros, a participação da Carris sobe de 22,07%
para 22,53%.
Para vencerem a licitação, as doze empresas que já operavam
em Porto Alegre se dividiram em consórcios. Apenas a Stdatbus, de Santa Cruz,
que não prestava serviços na capital, foi desclassificada.
A pintura dos ônibus tem um novo padrão visual cuja cor
varia de acordo com a região atendida.
LOTES, CONSÓRCIOS E BACIAS:
Bacia Norte/Nordeste– Lotes
1 e 2: Consórcio Mob Mobilidade de Transportes formado pelas empresas
Sopal, Nortran e Navegantes – cor Azul
Bacia Sul – Lotes
3 e 4: Consórcio Viva Sul formado pelas empresas Trevo, VTC, Belém Novo
e Restinga – cor Vermelha
Bacia Leste Sudeste
Lote 5 – Consórcio Via Leste formado pelas empresas VAP,
Estoril e Presidente Vargas – cor Verde
Lote 6 – Consórcio MAIS – Mobilidade da Área Integrada Sudeste
formada pelas empresas Gazometro e Sudeste – cor Verde
Linhas Circulares e
Transversais: Empresa pública de Porto Alegre Carris – cor Ocre.
NOVAS LINHAS:
Também quatro novas linhas de ônibus: a T12 – Restinga
Cairú, T12A – Restinga PUC, T12.1 – Pitinga/Cairú e T13 – Triângulo/PUC. As
linhas T12 e suas derivadas serão operadas pela Carris e substituirão os
prefixos 314 – Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da
Restinga, Lomba do Pinheiro à Pontífice Universidade Católica (PUC) e a
Terceira Perimetral. Já a T13 substituirá a Triângulo / 24 de outubro / PUC,
circulando nas zonas Norte e Leste da cidade.
TIMES DE FUTEBOL ALTERARAM CORES:
Quase três meses após o anúncio dos resultados da licitação
e da nova padronização visual dos transportes de Porto Alegre, foram alteradas
as cores de dois consórcios justamente por causa de times de futebol.
Os ônibus que vão circular na zona norte de Porto Alegre são
de cor azul. Na região, fica a Arena do Grêmio, que tem o azul como cor
principal.
Já os ônibus que vão servir a zona sul serão de cor vermelha.
Na área fica o estádio Beira Rio, do Internacional, time com a cor predominante
vermelho.
Quando foi lançada a padronização, depois do resultado da
licitação, na zona norte circulariam ônibus vermelhos e na zona sul, azuis.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes