Pais de Londres serão multados por deixarem filhos na escola de carro

06/03/2017 16:50 - Tree Hugger - UK

Katherine Martinko

Em uma inversão surpreendente de políticas americanas, um bairro no leste de Londres está priorizando a segurança das crianças sobre a conveniência dos carros.

"É uma marreta para quebrar uma porca." É assim que uma mãe irritada descreveu a repressão recente feita pela polícia de Londres sobre os pais que deixam seus filhos na escola de carro. Sim, você leu corretamente - o modo de transporte que muitas escolas americanas insistem ser a única maneira segura de levar as crianças para a escola agora está sendo criminalizado no Reino Unido.

A decisão de multar todos os veículos vistos deixando ou pegando as crianças dentro de uma zona particular do Leste de Londres provem dos esforços prolongados dos vereadores da cidade para tornar a área mais segura e menos congestionada. Eles dizem que estão tentando há anos "incentivar a condução sensata e o estacionamento", sem sucesso. Os moradores dos bairros se queixam frequentemente que suas calçadas são bloqueadas por carros estacionados ilegalmente por 15 minutos ou mais, muitas vezes enquanto eles tentam chegar ao trabalho, e as ruas ficam cronicamente superlotadas.

Agora as regras mudaram. The Evening Standard reporta:

"Motoristas de qualquer veículo que seja visto deixando ou pegando alunos em zonas fora das quatro primárias no leste de Londres agora enfrentam avisos de multas fixadas em £ 100. Qualquer um que não pagar no prazo de 14 dias, ou que seja notificado por três vezes, será processado ??e poderá ser multado até £ 1.000. "

Alguns pais estão furiosos. Angie Baillieul é uma mãe que fez o comentário sobre a "marreta" e diz que a repressão está exagerada. O ponto mais próximo para deixar seu filho de seis anos está agora a cinco minutos a pé da escola. Outros estão felizes com a decisão, embora possa parecer uma medida drástica. O vereador Jason Frost disse:

"O tráfego tem reduzido significativamente, e mais crianças estão agora indo a pé para a escola, o que é um grande resultado. Eu preferiria ter queixas de que estamos incomodando um pouco os pais do que ouvirmos que uma criança foi gravemente ferida porque nada foi feito.”

Da perspectiva do site TreeHugger, esta é uma notícia feliz e revigorante, especialmente depois de cobrir histórias como a da Bear Branch Elementary School em Magnolia, Texas, onde a polícia multa os pais que não pegarem seus filhos de carro. É claro que existem exceções, mas na maioria das cidades da América do Norte, se um ônibus escolar não é designado para pegar uma criança dentro da área definida pela escola, isso significa que a criança é considerada suficientemente apta para caminhar. Infelizmente, muitos pais interpretam essa falta de serviço de ônibus escolar como sendo sua a responsabilidade de dirigir, mesmo que vivam a poucos quarteirões de distância da escola.

Eu testemunho diariamente o caos criado por esses motoristas na cidade, quando eu ando com meus próprios filhos para a escola. Há um estacionamento transbordando de veículos e uma fila de carros movendo-se lentamente em círculos, muitos em marcha lenta a encher o ar com fumaça nociva. (A ideia de uma zona de proteção de caminhada de cinco minutos, com a finalidade de melhorar a qualidade do ar fora das escolas, é uma boa ideia.) Enquanto isso, as conversas sobre a obesidade infantil e a importância da atividade física diária continuam a dominar nas escolas. É impossível não notar a ironia.

Sem dúvida, haverá uma feroz reação contra esta decisão do Conselho da Cidade em Londres, mas é um farol de esperança para as muitas outras escolas que permanecem na Idade das Trevas quando se trata de priorizar a segurança das crianças em torno dos veículos. (tradução livre por Alexandre Pelegi)