Pandemia reforça necessidade de ações para mobilidade ativa

03/03/2021 07:50 - O Estado de SP

Parte fundamental na pauta de cidades sustentáveis, a mobilidade ativa tem aumentado no País e reflete mudanças na forma de as pessoas se deslocarem, aumentando a demanda do setor e trazendo reflexões sobre o planejamento das cidades.

Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, a venda de bicicletas no Brasil cresceu 50%, na comparação com 2019, de acordo com a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas). Já a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) projeta alta de 12,8% na produção deste ano. E o setor também conta com redução do imposto de importação.

O cenário é favorável e os benefícios à saúde e ao meio ambiente são inegáveis, bem como o aumento da adesão das pessoas por formas mais sustentáveis de deslocamento. E o que falta para que as cidades brasileiras incorporem de forma massiva a mobilidade ativa?

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, plataforma que envolve os diversos atores do ecossistema de cidades e mobilidade urbana, enfatiza que os projetos de infraestrutura para as cidades precisam de um novo olhar, que passa pela quebra de paradigmas e aplicação definitiva do conceito de deslocamento a pé e por bicicleta.

“Transformar a mobilidade ativa em realidade envolve mudanças por parte dos gestores públicos, da sociedade e das empresas. Avançamos um pouco, mas as cidades ainda estão muito distantes do ideal quando olhamos a infraestrutura de ciclovias, as conexões oferecidas com outros meios de transporte, além da segurança para pedestres e ciclistas”, diz Paula Faria.

BICICLETAS NO METRÔ

Marcel Martin, coordenador do portfólio de transportes no Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), destaca o incentivo ao uso do modal em todas as regiões das cidades. “A construção de calçadas adequadas e a disponibilidade de bicicletários em estações de metrô, terminais urbanos e espaços privados são iniciativas importantes. Fortaleza (CE) vem trabalhando bem essa reurbanização.”

Martin também fala de países que expandiram ações durante a pandemia. “Temos bons exemplos, como Colômbia e Chile, que fizeram ciclovias provisórias e estão se tornando definitivas.”

UNINDO A PERIFERIA AO CENTRO

Já Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, pontua que as ciclovias são um importante modal, pois reduzem os congestionamentos e a poluição, mas que a implementação precisa ser adequada. “Em muitas regiões, as ciclovias ocuparam espaços, antes destinados aos pedestres, em calçadas e canteiros centrais, impactando a circulação ativa.”

Rigon cita que a cidade de São Paulo conta com uma das maiores ofertas de ciclofaixas do País, somando mais de 600 quilômetros. “Após anos de implantação, essa política modal cumpriu uma função importante: ligar a periferia ao centro.”

No Brasil, são poucas as cidades com mais de 400 quilômetros de ciclovias, conforme o Ranking Connected Smart Cities. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Quando os dados são relacionados à população, a média, em São Paulo, é de 3,9 quilômetros de ciclovias por 100 mil habitantes. Berlim conta com 650 quilômetros, ou seja, 17,1 quilômetros por 100 mil habitantes.

A mobilidade ativa está inserida nos temas do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece entre 1o e 3 de setembro de 2021, em São Paulo. Para saber mais sobre o evento, acesse: evento.connectsmartcities.com.br.