Para BMW, carro elétrico é o futuro

17/03/2016 07:30 - Valor Econômico

William Boston

A BMW AG está apostando que o futuro do carro é elétrico.

A fabricante alemã de veículos de luxo anunciou ontem uma mudança estratégica que inclui planos de investir em novas tecnologias para combater concorrentes recém-chegados, como o serviço de compartilhamento de caronas Uber Inc. e o Google, da Alphabet Inc., que ameaçam revolucionar o a indústria mundial de automóveis.

O diretor-presidente Harald Krüger disse ontem que está conduzindo a BMW para uma nova era com seu novo plano estratégico. Krüger foi nomeado para o posto no ano passado pela família Quandt, que tem participação de controle na montadora, justamente por ser visto como mais conectado com a economia digital que a velha guarda da BMW.

O executivo disse que a BMW planeja desenvolver um terceiro modelo da i-Series de veículos elétricos, batizado de iNEXT. O carro teria um propulsor elétrico ainda a ser determinado, novos materiais leves, capacidade de se autodirigir e o motorista teria a opção de dirigir ou deixar a tarefa para o computador. O carro também teria tecnologia para se conectar à internet e não será lançado em menos de cinco anos. A i-Series tem outros dois modelos, o i3, movido à bateria elétrica, e o híbrido i8.

"A criação de valor está mudando do próprio hardware para software e serviços", disse Krüger. O executivo afirmou que a BMW estuda desenvolver seu próprio serviço de compartilhamento de caronas, mas não deu detalhes. Para pagar pelos investimentos do mercado de carros elétricos, Krüger disse que a BMW lançará mais modelos de utilitários esportivos e mais carros de alto luxo, como os sedãs da linha 7-Series.