Para especialista, obras do metrô podem estar prejudicando rede de drenagem do Rio

17/03/2016 08:00 - O Globo

RIO - As chuvas voltaram a causar transtornos na quarta-feira, no Rio. Vários pontos da cidade ficaram alagados e o trânsito deu um nó, principalmente no Centro e nas zonas Sul e Oeste. Apesar de a precipitação ter sido muito inferior à registrada no sábado à noite, quando a enxurrada provocou o caos na cidade e deixou cinco mortos. Os problemas ocorridos nos dois temporais intrigam especialistas. O coordenador do Laboratório de Hidrologia da Coppe/UFRJ, Paulo Canedo, levantou a hipótese de que as obras subterrâneas para a expansão do metrô de Ipanema para a Barra da Tijuca tenham interferido de alguma forma no sistema de drenagem dessas regiões. Na tempestade de sábado, por exemplo, a água chegou a atingir mais de um metro de altura na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa.

— Os bueiros são dimensionados para captar volumes elevados de chuvas. Obras em curso, como a do metrô, e o lixo acumulado podem estar obstruindo as galerias de águas pluviais. Se o caso fosse apenas de excesso de chuvas, a água imediatamente escoaria — analisou Canedo.

A chuva da quarta-feira fez o Centro de Operações da prefeitura decretar alerta meteorológico às 13h05m. Mas, ao contrário do que aconteceu no fim de semana, não houve necessidade de se declarar estágio de crise. As precipitações mais intensas ocorreram em um período de cerca de 90 minutos. Em Botafogo, por exemplo, motoristas e pedestres tiveram dificuldades para percorrer a Rua São Clemente, por causa dos pontos alagados. O mesmo aconteceu nas ruas do Catete (entre a Silveira Martins e a 9ª DP, trecho que virou uma lagoa e ficou intransitável), do Humaitá, Jardim Botânico e Pacheco Leão, além da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. No Leme, a Rua Gustavo Sampaio, a Avenida Atlântica e a Praça Almirante Sílvio de Noronha também foram tomadas pelas águas. Na Urca, bueiros transbordaram na Avenida Portugal.

BRT PAROU NO RECREIO

Também foram registrados pontos de alagamento em diversas ruas do Centro. No Recreio dos Bandeirantes, a Avenida das Américas inundou no trecho próximo à Avenida Salvador Allende, interrompendo a circulação do BRT Transoeste e revoltando passageiros. Na Barra da Tijuca, bolsões d’água tomaram a Avenida Ayrton Senna. Na Avenida Brasil, na altura de Realengo, o tráfego chegou a ser interrompido no sentido Santa Cruz, por causa de alagamento. Foram registrados ainda pontos de inundação na Taquara (em Jacarepaguá), em Campo Grande e Guaratiba.

Também houve transtornos na Baixada, onde diversas ruas de Caxias e São João de Meriti alagaram. No meio da tarde, o Aeroporto Santos Dumont chegou a ser fechado para pousos e decolagens. A Praça da Bandeira desta vez não alagou, ao contrário do que ocorreu no sábado, quando os dois piscinões da região já inaugurados não conseguiram dar conta do volume de água.

Em nota, a Secretaria municipal de Conservação admitiu apenas ter estranhado a situação da rede de drenagem no entorno da Praia de Botafogo. Por isso, técnicos vão checar a origem do problema. O órgão, no entanto, ressaltou que a limpeza das galerias de águas pluviais da área é feita com regularidade. No caso do Catete, a secretaria argumentou que o sistema de drenagem sofre interferências de instalações de concessionárias de serviços públicos. Sobre a Avenida Brasil, a pasta informou que as obras de implantação do BRT entre o Caju e Deodoro vão eliminar vários pontos de alagamento. Em relação ao restante da cidade, o órgão disse que executa serviços de manutenção das galerias de forma rotineira.

PREVISÃO DE MAIS CHUVA NESTA QUINTA

Na quarta-feira também não foi necessário disparar um alerta geral para ameaças de deslizamentos em áreas de risco na cidade, como aconteceu no fim de semana. As sirenes mantidas pela Defesa Civil soaram apenas no Sítio do Pai João (Itanhangá), no Chapéu Mangueira e no Morro da Babilônia (Leme), além do Morro dos Cabritos (Copacabana).

Segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, ainda existe a possibilidade de a cidade registrar novas pancadas de chuva hoje à tarde. Amanhã, podem ocorrer precipitações em pontos isolados. Não há expectativa de chuvas para sábado e domingo.