Passageiros enfrentam 1º dia útil de mais mudanças nas linhas de ônibus

29/02/2016 09:45 - O Globo

RIO - Os passageiros de ônibus enfrentam o primeiro dia útil de novas mudanças nas linhas do Rio. Na quinta etapa da segunda fase do plano de racionalização, que começou no sábado, sete linhas tiveram trajetos modificados, uma foi eliminada e duas foram criadas.

Como alternativa para linha 438 (Vila Isabel-Leblon, via Jockey), que deixou de existir, a opção é o 439 (Vila Isabel–Leblon, via Túnel Rebouças e Jockey). Já as linhas 218 (Vila Isabel-Candelária) e 508 (Horto-Botafogo, via Jardim Botânico) começaram a circular.

Segundo a Secretaria municipal de Transportes, informações sobre as mudanças estão disponíveis no site da pasta (http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr).

De acordo com dados da CET-Rio, a primeira fase da racionalização reduziu em mais de 20% o tempo de viagem pelas faixas preferenciais BRS em Copacabana e no Centro.

A linha 201 (Santa Alexandrina-Praça Quinze circular) passou a ir até o Castelo. Já a linha 409 (Saens Peña-Jardim Botânico) foi encurtada para a Praia de Botafogo, enquanto a 410 (Saens Peña-Gávea) passou a usar o Túnel Santa Bárbara em seu trajeto.

As linha 422 (Grajaú-Cosme Velho), 497 (Penha-Cosme Velho) e 498 (Circular da Penha-Cosme Velho) foram encurtadas para o Largo do Machado.

Por fim, a linha 509 (Horto-Jardim de Alah circular) foi encurtada para a Praça General Osório.