Pesquisa aponta que maioria das mulheres fica insegura no transporte público do Brasil

15/03/2018 07:00 - Diário do Transporte

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Uma pesquisa recente feita pela UITP (International Association of Public Transport), divisão América Latina, revelou que 80% dos usuários de transporte público no Brasil, principalmente mulheres, sentem insegurança em algum momento.

A pesquisa foi feita com mais de 40 mil usuários de transportes públicos, em 80 cidades brasileiras. A UITP contou com o apoio do membro CittaMobi – app para usuários do transporte coletivo – para realizar a pesquisa. A empresa oferece soluções digitais para enfrentar os desafios diários da mobilidade urbana.

O resultado completo da pesquisa será apresentado pela empresária Niege Chaves no dia 21 de março de 2018, na Sessão de Encerramento da 5ª edição da Semana UITP América Latina.

O evento conta com a participação de nove países da América Latina e busca soluções para o transporte público do continente. O Diário do Transporte publicou detalhes sobre a Semana UITP América Latina.

CAMPANHA

A UITP, com sede na Bélgica, lançou uma campanha junto ao Banco Mundial no dia 8 de março, pelo Dia Internacional da Mulher, a favor da inclusão nos transportes públicos.

Denominada #MOBI4ALL, a campanha defende a mobilidade urbana para todos. A ação tem apoio de várias organizações da América Latina e tem como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas para questões de gênero no transporte coletivo.

“Este é um dos principais desafios que enfrentamos como setor, a melhoria da percepção de segurança nos sistemas” – informou a organização do evento, por meio de nota.

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Além de Niege Chaves, que fará a apresentação da pesquisa no dia 21 de março, outros palestrantes estão previstos para comparecer na Semana UITP América Latina. Confira alguns dos nomes confirmados:

– Richele Cabral – Fetranspor – será Moderadora da Sessão do dia 22 de março sobre o tema “Eletrificação e veículo autônomo, ainda acreditamos que é ficção cientifica?”

– Ana Wakesberg Guerrini – 99 – será Debatedora do dia 22 de março sobre o tema “Os novos conceitos de Mobilidade Integrada e Mobilidade Serviço”, que colocam os usuários como foco principal.

– Sergio Avelleda – Secretário Municipal de Mobilidade e Transporte de São Paulo – será debatedor no dia 21 de março sobre o tema “Abertura de dados: por que estamos abrindo para empresas e não para sociedade?”.

Clique aqui e confira a lista completa de palestrantes

Clique aqui para fazer a inscrição no evento