Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Ápice com
usuários do transporte coletivo para a Prefeitura de Uberaba revela aprovação
de até 73% às mudanças originadas pela implantação do sistema BRT/Vetor. Esse
percentual é obtido levando-se em consideração as opções ótimo e bom mais a
metade da regular. Dos entrevistados, 9% declararam que o sistema é ruim ou
péssimo e 1% não soube responder.
De acordo com o levantamento, 50% dos usuários disseram que
o sistema com a implantação do BRT/Vetor é melhor do que o sistema anterior e
33% disseram que é igual. Outros 15% disseram que o sistema piorou e 2% não
souberam ou não responderam. Quanto ao cumprimento de horários, 81% dos
entrevistados se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos. Vale lembrar que
Uberaba conta, desde 2008, com moderno sistema de monitoramento eletrônico,
presente em poucas cidades do país e que permite acesso do usuário ao tempo
exato do transporte por meio de painéis e pela internet.
Sobre os locais de espera para embarque e desembarque do
BRT/Vetor, 87% dos entrevistados se disseram satisfeitos e muito satisfeitos, e
12%, insatisfeitos. A explicação se deve à construção dos dois terminais de
ônibus, sendo um na Univerdecidade e outro no bairro Manoel Mendes. Segundo o
instituto de pesquisa, o levantamento mostra aprovação considerável do serviço
de transporte coletivo em Uberaba por parte dos usuários. Embora o começo da
implantação do novo sistema tenha sido atribulado, hoje, o usuário já se
acostumou e passou a aprovar as mudanças, já que 50% responderam que houve
melhora em relação ao sistema anterior, destaca o instituto.
O Instituto de Pesquisas Ápice realizou medição entre
usuários de transporte coletivo em Uberaba, no período de 25 a 30 de junho.
Para tanto, foram entrevistados 400 usuários, classificados por sexo, faixa
etária, escolaridade e renda familiar. A margem de erro máxima para mais ou
para menos é de 5 pontos percentuais.