Polêmica entre candidatos de SP, limite de velocidade vem caindo no mundo

26/09/2016 07:30 - UOL

O limite de velocidade para veículos virou um dos principais temas da campanha eleitoral na cidade de São Paulo. A capital paulista não foi a única cidade do mundo a reduzir os limites. Ela obedece a uma orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde), mas candidatos à Prefeitura prometem revisar a medida. Confira abaixo as regras em outras grandes cidades do mundo.

A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) começou a reduzir o limite de velocidade em 2015. Nas pistas expressas das marginais dos rios Tietê e Pinheiros, os limites caíram de 90 km/h para 70 km/h. Nas pistas locais dessas vias, o limite baixou de 70 km/h para 50 km/h. Também houve diminuição da velocidade máxima permitida em outras avenidas e ruas -- a prefeitura chegou a criar áreas com limite de 40 km/h.

Os objetivos das medidas são diminuir o número de acidentes – e consequentemente o de mortos e feridos --, melhorar o fluxo do trânsito e reduzir a poluição do ar.

Os três primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto – João Dória (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB) – prometem rever as medidas tomadas por Haddad. Marta e Dória disseram que aumentarão o limite de velocidade nas marginais.

A ideia de baixar os limites de velocidade ganhou força mundo afora depois da experiência de Estocolmo. A capital da Suécia tomou a medida em 1997.

Neste mês, a OMS reforçou a recomendação para que os limites de velocidade sejam reduzidos no mundo. Veja abaixo os limites de velocidade em dez outras grandes cidades do planeta.

Cidade do México

Na capital do México, os limites de velocidade foram reduzidos no fim de 2015 para 80 km/h em pistas expressas, 50 km/h em avenidas, 40 km/h em vias secundárias e 20 km/h em áreas escolares e nas proximidades de hospitais.

Tóquio

Na capital do Japão, os motoristas podem dirigir a no máximo 50 km/h, sendo que há limites mais baixos de – 40 km/h e 30 km/h – em determinadas áreas da cidade.

Nova York

Em novembro de 2014, a administração da maior cidade dos Estados Unidos reduziu o limite de velocidade para 40 km/h, mas em vários bairros o limite é ainda menor, de 32 km/h. As medidas foram acompanhadas de uma campanha de conscientização e de ações para aumentar a fiscalização no trânsito.

Lima

A capital peruana, tem quatro limites de velocidade em vigor: 80 km/h em vias expressas, 60 km/h nas avenidas, 40 km/h nas ruas e 30 km/h nas proximidades de escolas e hospitais.

Londres

A capital da Inglaterra vem adotando, nos últimos anos, medidas para diminuir a quantidade de acidentes no trânsito, incluindo a redução de velocidade. Atualmente, o limite de velocidade é de 32 km/h em ruas e avenidas importantes da cidade.

Bogotá

Na capital da Colômbia, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h. Em vias situadas nas zonas residenciais e escolares, porém, o limite é de 30km/h.

Paris

A velocidade máxima permitida nas pistas do anel viário da capital francesa foi reduzida para 80 km/h para 70 km/h no começo de 2014. Dentro da cidade, o limite é de 50 km/h, com limites baixos em determinas áreas.

Berlim

Na capital da Alemanha, o limite é de 50 km/h na maioria das vias, mas há áreas em que a velocidade máxima permitida é de 30 km/h. Além disso, há um outra regra. Em parte das vias das com limite de 50 km/h, os motoristas não podem passar dos 30 km/h durante o período noturno.

Buenos Aires

Na capital argentina, o limite é de 60 km/h nas avenidas e de 40 km/h nas ruas. Em algumas avenidas mais largas, pistas e autopistas, o motorista pode dirigir a 70 km/h ou a 80 km/h.

Sydney

No início dos anos 2000, a Austrália reduziu de 60 km/h para 50 km/h a velocidade máxima permitida em áreas urbanas. Em Sidney, maior cidade do país, além do limite geral de 50 km/h, há restrições ainda maiores. O limite é de 40 km/h em áreas escolares e ruas com grande fluxo de pedestres, o que inclui todo o Centro. Também há áreas com limite de 30 km/h e de 10 km/h – nestas, os motoristas devem dar prioridade aos pedestres.