26/09/2016 07:30 - UOL
O limite de velocidade para veículos virou um dos principais temas da campanha eleitoral na cidade de São Paulo. A capital paulista não foi a única cidade do mundo a reduzir os limites. Ela obedece a uma orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde), mas candidatos à Prefeitura prometem revisar a medida. Confira abaixo as regras em outras grandes cidades do mundo.
A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) começou a reduzir o limite de velocidade em 2015. Nas pistas expressas das marginais dos rios Tietê e Pinheiros, os limites caíram de 90 km/h para 70 km/h. Nas pistas locais dessas vias, o limite baixou de 70 km/h para 50 km/h. Também houve diminuição da velocidade máxima permitida em outras avenidas e ruas -- a prefeitura chegou a criar áreas com limite de 40 km/h.
Os objetivos das medidas são diminuir o número de acidentes – e consequentemente o de mortos e feridos --, melhorar o fluxo do trânsito e reduzir a poluição do ar.
Os três primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto – João Dória (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB) – prometem rever as medidas tomadas por Haddad. Marta e Dória disseram que aumentarão o limite de velocidade nas marginais.
A ideia de baixar os limites de velocidade ganhou força mundo afora depois da experiência de Estocolmo. A capital da Suécia tomou a medida em 1997.
Neste mês, a OMS reforçou a recomendação para que os limites de velocidade sejam reduzidos no mundo. Veja abaixo os limites de velocidade em dez outras grandes cidades do planeta.
Tóquio
Nova York
Lima
Londres
Bogotá
Na capital da Colômbia, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h. Em vias situadas nas zonas residenciais e escolares, porém, o limite é de 30km/h.
Paris
Berlim
Buenos Aires
Sydney