Por um trânsito mais seguro - Maxwell Borges de Moura Vieira

22/05/2017 07:00 - Folha de SP

Embora sejam chamadas de acidentes, as tragédias no trânsito poderiam, em sua maioria, ser evitadas. Isso é o que aponta um levantamento do Infosiga SP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito: 94% das ocorrências com vítimas fatais são causadas por falhas humanas, como desatenção e imprudência.

Ou seja, com uma mudança de comportamento podemos transformar essa gravíssima realidade.

Por isso, uma das prioridades do Detran-SP, que desde 2011 vem passando por ampla reestruturação, é investir fortemente em educação para o trânsito.

Agora, neste Maio Amarelo, uma mobilização internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, estamos realizando em todo o Estado a campanha "Foca no trânsito", com o objetivo de alertar a população a respeito da necessidade de ter atenção máxima enquanto se dirige.

Para chamar a atenção de todos de maneira divertida, a ação conta com imagens de uma foca em várias situações no tráfego.

Além disso, "homens-foca" circulam por diversos espaços públicos e privados com a mensagem #FocaNoTrânsito. Trata-se de uma forma leve de tratar um tema pesado.

Abordamos comportamentos inseguros e irresponsáveis, como não utilizar o cinto de segurança, exceder o limite de velocidade, dirigir após ingerir bebida alcoólica e usar o celular ao volante -todos eles exemplos de falhas humanas.

No Brasil, 118 pessoas morrem por dia em acidentes por transporte terrestre, o equivalente a um Boeing 737 caindo diariamente. Outras tantas ficam com graves sequelas após acidentes.

Somente com a conscientização e o comprometimento de toda a sociedade será possível atingir a meta de reduzir em 50% o número de óbitos e acidentes por transporte terrestre até 2020, compromisso que o Brasil firmou com a ONU.

Foi com esse objetivo que o governador Geraldo Alckmin criou, em agosto de 2015, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

No Estado de São Paulo, as estatísticas de acidentes e mortes no vêm caindo. Por isso, pedimos a todos os cidadãos que se unam a nós nessa importante campanha.

Maxwell Borges de Moura Vieira é diretor-presidente do Detran-SP