Porto Alegre terá mais cinco paradas sustentáveis

09/06/2018 09:00 - Gaúcha ZH

Já estão definidos os lugares onde serão instaladas quatro das cinco novas paradas de ônibus sustentáveis de Porto Alegre — uma delas, deve ser feita de bambu. A primeira, colocada no Parcão em março, produz energia elétrica a partir da luz do sol e permite o carregamento de aparelhos eletrônicos por entradas USB. A expectativa é que sejam instaladas até o fim do ano, mas ainda é preciso patrocínio.

Segundo Lígia Miranda, presidente da ONG Todavida — associação responsável pela implementação e manutenção dos pontos —, as novas paradas serão próximas a centros comerciais para atrair a atenção de patrocinadores. Elas devem ser localizadas nas seguintes regiões:

- próximo ao Shopping Iguatemi;

- próximo ao BarraShoppingSul;

- próximo à Ecobarreira, na Avenida Ipiranga;

- na frente do Praia de Belas Shopping, na Avenida Praia de Belas

— Falta escolher o local de uma parada ainda. Por mim, faria na Restinga — diz Lígia, acrescentando que o bairro não atraia patrocinadores. — O pessoal que pega ônibus na Restinga é o mesmo que pega ônibus no Parcão. Eles iam amar, cuidar, tenho certeza disso, assim como estão cuidando no Parcão.

O prazo para que as cinco paradas sejam instaladas na Capital é até 26 de março de 2020, quando se encerra o Termo de Cooperação Técnica firmado com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) — a vontade de Lígia, porém, é inaugurar todas até o fim deste ano. Após o término do termo, a ONG deve doar os pontos para a prefeitura. Segundo a presidente, os projetos já estão pré-definidos: o que falta é o dinheiro.

Na terça-feira (12), está prevista uma reunião com possíveis patrocinadores das paradas nas avenidas Ipiranga e Praia de Belas. Se a parceria for feita, a ideia é que uma delas seja confeccionada em bambu.

— É o material mais ecológico que existe, super resistente e mais forte que o aço. Essas paradas permitem com que a gente faça testes, trazer algo de diferente para a cidade. A EPTC adorou a ideia, espero que passe — diz Lígia.

Para o coordenador de planejamento de transporte da EPTC, Luís Gustavo Balestrin, a primeira parada sustentável, instalada no Parcão com patrocínio do Shopping Total, é uma experiência que deu certo: não foi alvo de vandalismo.

— Foi uma das nossas maiores felicidades, que ninguém tenha depredado ela. Não sei nem explicar o porquê — comemora Balestrin.

Apesar de as quatro entradas para carregadores de celular estarem funcionando, o medo de assalto inibe as pessoas de usarem.

— Quem dera se as paradas do Partenon, bairro onde moro, fossem assim. Lá, está tudo destruído, essa aqui é muito boa. Só que não tem lógica tu carregar o celular na parada de ônibus e correr o risco de ser assaltado. Nunca faria isso — opina a doméstica Ana Vaz, 38 anos.