Prefeita de Paris revela plano para restringir tráfego e tornar centro da cidade área de pedestres

09/01/2017 06:50 - The Guardian - UK

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, revelou planos para restringir o tráfego na capital francesa e o trânsito do centro da cidade, em uma tentativa de reduzir para a metade o número de carros particulares nas ruas.

O anúncio do plano vem na sequência do fechamento de ruas ao longo do Sena no verão passado e outras medidas de redução de tráfego introduzidas após picos perigosos de poluição, que produziram uma densa nuvem de fumaça sobre a cidade.

Hidalgo disse ao Journal du Dimanche que queria "dividir pela metade o número de automóveis particulares poluentes" em Paris como parte de sua campanha em curso para "reconquistar o espaço público" para os pedestres, ciclistas e outros transportes não poluentes, incluindo carros elétricos e scooters.

Um trecho de 1 km de estrada ao longo do rio da Place de la Concorde e Pont Royal está programado para fechamento.

As autoridades municipais também planejam restringir o tráfego em duas ruas principais que correm de leste a oeste: a rodovia superior na margem direita e a rua de Rivoli, na qual a prefeitura está localizada.

Ela disse que as urgentes preocupações ambientais e o desafio de fazer a transição para um transporte limpo são prioridades absolutas.

A notícia despertará raiva e consternação entre os motoristas de Paris e os críticos políticos de Hidalgo, que já estão furiosos com o fechamento das ruas.

No verão, duas milhas (3,3 km) da estrada das Tulherias no 1o arrondissement e o porto de Arsenal perto de Bastille no 4o arrondissement ao longo da margem direita do Sena foram fechados ao tráfego. A rodovia da margem esquerda havia sido fechada anteriormente.

As organizações de motoristas ficaram furiosas e reclamaram que os engarrafamentos prolongados causados ??pelo fechamento aumentavam a poluição. A polícia disse que as ruas serão reabertas se houver problemas no longo prazo, mas a Prefeitura insiste que elas permanecerão fechadas.

Hidalgo disse estar "agindo para as gerações futuras" e que não se desviaria de seus objetivos pelos ataques dos críticos. Em dezembro, por conta da poluição que tomou toda a cidade, Paris proibiu a circulação de metade de todos os carros por diversos dias e ofereceu transporte público livre.

Hidalgo disse: "A pedestrianização do centro da cidade está começando ... a ideia é ir passo a passo para tornar caminhável o centro da cidade. Ele permanecerá aberto aos veículos que pertencem aos residentes locais, à polícia, aos serviços de emergência e para entregas, mas não a todos os cidadãos”.

"Dizemos claramente que o nosso objetivo é a redução significativa do tráfego de automóvel, como fazem todas as grandes cidades do mundo. Devemos constantemente lembrar as pessoas: quanto menos carros existem, menos poluição existe."