Prefeitura de Fortaleza implanta vagas de estacionamento exclusivas para carros compartilhados

21/07/2017 08:14 - Diário do Nordeste

A Prefeitura de Fortaleza começa a implantar, a partir da próxima sexta-feira (21), vagas de estacionamento exclusivas para os Veículos Alternativos para Mobilidade (VAMO). A iniciativa faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT) e pretende estimular a utilização do sistema de carros elétricos compartilhados (VAMO Fortaleza). 

As vagas exclusivas serão disponibilizadas em áreas públicas como a Praça do Ferreira, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico; e em locais privados, como o Shopping Riomar Fortaleza, onde o usuário será isento da tarifa de estacionamento. A ação é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) que pretende estender o alcance do sistema a diferentes regiões da cidade. De acordo com o engenheiro da Prefeitura, Sued Lacerda, com a implantação das vagas será possível "antecipar a análise da demanda de uso com a oferta de novas áreas e, assim, viabilizar a expansão do sistema através de novas estações de carregamento”. 

O sistema de compartilhamento VAMO Fortaleza está em operação desde setembro de 2016 e sua frota é composta por 20 carros elétricos. O VAMO se propõe a ser uma alternativa de mobilidade urbana sustentável, com emissão zero de poluentes e baixa poluição sonora.