A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta semana a instalação
de um contador de bicicletas em um prédio próximo à ciclovia da Avenida Faria
Lima. O projeto envolve um software de código aberto, chamado de Contador de
Ciclistas, e uma câmera, que transmite em tempo real imagens de um trecho e
contabiliza quantos veículos passaram por ali durante o dia todo.
Em fase de testes, a iniciativa faz parte do programa São
Paulo Aberta, que visa aumentar a transparência do governo municipal.
Justamente por isso, a aplicação utilizada para a contagem está disponível para
consulta e "reaproveitamento” no Github.
A ferramenta foi toda desenvolvida pelo laboratório de
inovação da Prefeitura, o LabProdam, em C++ com a biblioteca CV, e sua adoção
por outros usuários é até incentivada no comunicado publicado na página do SP
Aberta. Segundo o texto, "com uma câmera simples de 20 reais e algum
conhecimento técnico é possível instalar o próprio contador”.
O software é alimentado pela tal câmera – no caso, a que
fica na Faria Lima, e é acompanhada de sensores de umidade e temperatura – e
consegue detectar e separar a parte estática (a rua) da dinâmica (carros,
pessoas e bicicletas) na imagem capturada.
Ele também delimita o espaço em que identifica atividade,
focando sempre no trecho definido da ciclovia, e é capaz de "isolar um objeto
em movimento, dentro do trecho, e acompanhá-lo em sua trajetória dentro da
‘área de interesse’”. Dá para ver como funciona abaixo:
Caso o objeto analisado tenha a dimensão de uma bicicleta e
se mova a uma determinada velocidade, ele é contabilizado e faz o número subir.
Do contrário, ele é simplesmente "ignorado” – ou ao menos é essa a ideia do
projeto, que ainda não faz isso perfeitamente, conforme os próprios
desenvolvedores deixam claro.
A ideia dos responsáveis pelo projeto, que deverá ser expandido posteriormente, é disponibilizar em médio prazo um serviço online com todos os dados que forem captados pela câmera e analisados pelo software. Assim, interessados no assunto terão em mãos um bom banco de informações para estudos no futuro.
G1 São Paulo
Câmera em ciclovia cria 'big brother da
prefeitura' para contar ciclistas
Equipamento
foi instalado em prédio da Avenida Faria Lima. Imagens e o número de ciclistas
podem ser vistos pela internet
A Prefeitura de São Paulo passou a contar e a transmitir, em
tempo real, o número de ciclistas que passam pela ciclovia da Avenida Faria
Lima, Zona Oeste de São Paulo. A imagem captada pela câmera instalada em um
prédio e o cálculo automático do número de ciclistas podem ser vistos pela
internet. Até as 10h41, 696 ciclicistas usaram a via exclusiva para as
bicicletas nesta sexta-feira (10).
A câmera simples filma em tempo real a ciclovia e um
software desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo
(LabProdam) permite detectar e separar o que é fundo da imagem (estático) do
que é dinâmico (pessoas, carros, ônibus e afins). A partir de uma delimitação
do espaço, o programa consegue detectar apenas o que se passa naquele trecho.
O coordenador do LabProdam, Alexandre Calil conta como
surgiu a ideia. "A gente veio para
cá no dia 19 de fevereiro. No primeiro dia de trabalho, olhei pela janela e
tinha uma ciclovia na frente. Eu falei para o Paulo, vamos fazer alguma coisa
para contar os ciclistas."
O engenheiro Paulo Spinelli desenvolveu e trabalha no
aperfeiçoamento do algorítmo que faz a contagem das bicicletas.
A proposta, segundo Calil , é buscar a "verdade
científica" sobre o uso das ciclovias. "Isso não é um contador
oficial da Prefeitura, é uma experiência. É um projeto experimental e a gente
vai aprimorando, colocando fontes do programa para que as pessoas possam
colaborar", afirmou.
Calil afirma que ainda há aprimoramentos a ser feitos.
Pessoas que acompanham o contador alertam, por exemplo, para contagens
duplicadas ou ausência de contagem.
Foram comprados sensores de temperatura, pressão, umidade e
pressão para ajudar na contagem. O contador mostra o horário, a ocorrência de
picos no movimento e o sentido da via utilizado. Com os dados adicionais, dá
para saber com será o movimento em dias de chuva ou mais frios, por exemplo.
Apesar de estar em fase de testes, o programa tem recebido
elogios entre os ciclistas. O professor de Direito Odir Züge Junior, que
integra o Conselho Municipal de Transportes, elogiou a iniciativa.
"É extremamente importante essa iniciativa para nós,
ciclistas. Ela vai dar instrumentos para Prefeitura dimensionar a construção da
rede. Para sociedade é importante saber esses dados para diminuir as críticas e
começar a entender a dinâmica de instalação das ciclovias”, observou. "Tem
gente que diz que não passa ninguém, mas tem vias por onde passam cerca de 1,5
mil ciclistas em um período de 12h”, completou.
O cicloativista afirma que já foi voluntário na iniciativa
da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidades) para
contabilizar o número de ciclistas em diferentes vias da cidade. "Tinha que
colocar uma série de voluntários que ficavam marcando cada vez que passava um
ciclista.”
Entre as pessoas que visitaram a página para ver as imagens,
a iniciativa também foi elogiada. "Parabéns pela iniciativa! Sem dúvida
bastante inspiradora”, dizia a mensagem deixada por Marcelo F. Andrade. "Nada
como números para provar que ciclovias são necessárias e que têm um enorme
potencial para o futuro”, dizia mensagem de um visitante que se identificou
apenas como Emanuel.
A instalação de faixas exclusivas para bicicletas é uma das
principais bandeiras da gestão de Fernando Haddad (PT). O projeto enfrenta
resistência por parte de alguns motoristas e moradores de regiões onde as
ciclovias foram instaladas. Até agora, já foram entregues 235,3 km dos 400 km
que prometeu até o fim do ano 2015.
A pedido da promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo
Camila Mansour Magalhães da Silveira, do Ministério Público de São Paulo, a
justiça chegou a vetar a instalação de novas ciclovias, com exceção da que está
sendo implementada na Avenida Paulista. Em seu pedido, a promotora questionava
uma suposta falta de estudos técnicos necessários para implantação das
ciclovias.
O juiz Luiz Fernando Rodrigues Guerra, da 5ª Vara da Fazenda
Pública, órgão de primeira instância da Justiça, no entanto, recusou a tese da
promotora de que a Prefeitura esteja violando os "preceitos" da Lei
das Licitações e criticou os argumentos da promotora de que a obra da Avenida
Paulista esteja causando risco aos motoristas.
Entenda as novas
ciclovias de SP
A construção de 400 km de ciclovias é uma das 123 metas de
gestão de Fernando Haddad, que se elegeu com a promessa de privilegiar o
transporte público. Considerando que São Paulo tem 17,2 mil km de vias
pavimentadas, o total representa espaço exclusivo para ciclistas em 2,3% do
total de ruas e avenidas da cidade.
Segundo estimativas da Prefeitura, o custo total das obras é
de R$ 80 milhões. Parte dos recursos devem ser disponibilizados pelo Fundo
Municipal do Meio Ambiente (Fema). De acordo com a administração, o cumprimento
da meta deixará São Paulo com total de ciclovias próximo do que há em outras
cidades do mundo. O levantamento da administração municipal aponta que Berlim
lidera o ranking com 750 quilômetros.
Além dos 400 km do novo plano, há previsão de inauguração de
150 quilômetros de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros
corredores de ônibus, além de outros 63 km já existentes até 2013.
A instalação de ciclovias é uma das estratégias apontadas por especialistas em trânsito para oferecer outras opções para o transporte na cidade. Em maio de 2014, São Paulo atingiu novo recorde de congestionamento, com 344 km de vias congestionadas em 23 de Maio.