Projeto para Estação Água Branca inclui Trem Regional, Metrô e Linha 8

13/07/2013 08:54 - G1 SP / Folha de SP

O governo estadual realizou nesta sexta-feira (12) uma audiência pública para apresentar as diretrizes do futuro Trem Regional São Paulo-Sorocaba, que deve influenciar diretamente a vida de moradores da Água Branca, na Zona Oeste da capital paulista.

A atual estação Água Branca, da Linha 7- Rubi da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM), será o ponto inicial da linha e tem previsão de investimentos para ser transformada em um complexo intermodal, com a ligação de diferentes tipos de transportes públicos em um único ponto.

No caso das instalações para abrigar o Trem Regional, a mudança ainda não tem data prevista para começar, mas a estimativa é que o edital para a contratação das empresas seja lançado em 2016.

Localizada na Avenida Santa Marina, a estação Água Branca também será integrada ao Metrô e a outras linhas de trem, como o Expresso Jundiaí.

"Ela [estação do Trem Regional] vai integrar o complexo da estação atual que atende a Linha 7 da CPTM, estará integrada à Linha 8 da CPTM, à Linha 6-Laranja do Metrô e ao Expresso Jundiaí”, disse Silvestre Eduardo da Rocha, diretor de Planejamento da CPTM.

A atual Linha 8-Diamante da CPTM, que tem trajeto paralelo ao da Linha 7, terá uma nova parada na estação Água Branca. O modelo será parecido com o da estação Barra Funda.

Em janeiro, o governador Geraldo Alckmin disse que a previsão para inauguração da Linha 6 é o ano de 2020.

O início das obras da reforma da estação Água Branca ainda não foi definido, já que o projeto básico está em fase de licitação. A estação Água Branca será demolida para a construção do novo complexo. Ainda não há informações se será construída uma estação provisória no local durante as obras e se a circulação de trens no trecho será mantida.

 


Trem Regional

Com previsão de transportar cerca de 20 mil passageiros por dia, o Trem Regional terá quatro estações - Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba - e irá operar em velocidade comercial de 160 km/h. A linha férrea que será construída perto das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco tem previsão inicial de R$ 4 bilhões de custos com a implantação do projeto básico.

Cada estação terá um projeto diferenciado. Nas estações intermediárias haverá estacionamentos e terminais de ônibus, já que são espaços novos e têm uma área maior.

Também estão previstos centros comerciais com lojas, lanchonetes e restaurantes. Como a estação Sorocaba está tombada pelo Patrimônio Histórico, a inclusão de serviços ficará restrita. "Os serviços internos dos trens passarão por uma análise do que oferecer, já que ter um restaurante pode não compensar, porque o tempo de trajeto é curto”, ressaltou Rocha.

Durante os finais de semana e feriados, o número de 54 viagens diárias deve cair e o intervalo entre os trens deve ser superior a 15 minutos.

O edital para a licitação do início das obras está previsto somente para 2016. A previsão é que a passagem tenha valor competitivo com as tarifas rodoviárias, que hoje custam, em média, R$ 20.

 


 

Folha de SP

Trem de SP a Sorocaba só terá obra em 2015

Construção de linha regional será iniciada na próxima gestão estadual; previsão é que viagens comecem até 2019. Percurso vai levar 50 minutos e passará por quatro estações; há projetos para linhas até Jundiaí e litoral

O governo de São Paulo apresentou ontem a primeira versão do projeto de ligação por trem entre São Paulo e Sorocaba. Mas as obras do trecho, que terá viagens de 50 minutos, vão começar apenas na próxima gestão.

De acordo com Silvestre Ribeiro, diretor de operações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), se todo o processo ocorrer dentro do esperado, a construção começará em 2015. O mandato de Geraldo Alckmin (PSDB) termina no ano que vem.

A previsão é que a linha comece a operar até 2019.

Haverá quatro estações no trajeto. Na capital, as operações de embarque e desembarque vão ocorrer na região da atual estação Água Branca da CPTM, na zona oeste da cidade, que será reformada.

"Do mesmo local vão sair os trens para Jundiaí, projeto que está um pouco à frente dos demais", afirma Ribeiro.

A composição fará uma parada nos arredores de São Roque. Já na região de Sorocaba, haverá duas estações: uma no bairro Brigadeiro Tobias e outra perto do centro.

"Algumas estações não vão ficar dentro exatamente das cidades, porque a nossa ideia é atender também os municípios vizinhos."

De acordo com o governo, tanto a linha para Jundiaí, que pode ficar pronta em 2018, quanto a de Sorocaba serão feitas do zero. O trajeto antigo não será aproveitado.

Os trens devem atingir, no máximo, 160 km/h.

CUSTO

Não há previsão de quanto vai custar o bilhete entre São Paulo e Sorocaba. Mas, segundo Ribeiro, ele vai ser competitivo com o custo da viagem de ônibus e de carro.

Hoje, pelos cálculos do próprio governo, a viagem entre São Paulo e Sorocaba, de ônibus, sai por R$ 20. Mais cara, a viagem de automóvel fica em R$ 36.

 

Depois de Jundiaí e Sorocaba, existe o projeto que deve ligar São Paulo e o ABC a São Vicente e Santos.