RIO — Em uma nova etapa de controle do transporte
alternativo, a partir do próximo sábado deixarão de circular vans nos bairros
de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo, Catete e Glória, que haviam ficado fora
do decreto de abril que restringiu a circulação desse tipo de veículo em 11
bairros. Com isso, toda a Zona Sul estará proibida a vans, a exceção de duas
linhas. O delegado Cláudio Ferraz, que coordena a área de transporte
complementar do Rio, anunciará nesta segunda-feira oficialmente as novas zonas
de bloqueio, conforme antecipou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois. Além desses
bairros da Zona Sul, as vans deixarão de circular na Estrada
Grajaú-Jacarepaguá, na Estrada de Furnas (Alto da Boa Vista), e nos túneis da
Covanca, na Linha Amarela, e da Grota Funda, na Zona Oeste.
Novas vans já
circulam
Ferraz explicou que as novas restrições fazem parte de um
pacote de ações para ordenar esse tipo de transporte enquanto o processo de
licitação do Sistema de Transporte Público Local (STPL) não é concluído. A
prefeitura anunciou que pretende reduzir a atual frota de 6 mil para 3.502
vans. O delegado, porém, não tem uma estimativa de quantas vans e kombis serão
afetadas pelas novas medidas.
— Quando esse processo for concluído, possivelmente no fim
de junho, as vans só poderão circular nos itinerários previstos na licitação.
Enquanto isso, estamos nos antecipando e realizando esses bloqueios — explicou
Ferraz, acrescentando que o objetivo é garantir que as vans funcionem
efetivamente como um apoio a outros modais. — O transporte tem de ser
complementar.
No último sábado, começou a implantação do STPL pelas duas
linhas autorizadas a circular na Zona Sul: as que ligam Rocinha e Vidigal ao
Jardim de Alah, no Leblon, de onde não podem passar. As vans padronizadas já
estão circulando. Pelo processo de licitação, serão 66 vans (contra cerca de
300 anteriormente) com itinerários fixos, controlados por GPS. Além disso, os
veículos estão obrigados a aceitar o Bilhete Único e operar com motoristas
uniformizados. Na primeira etapa de restrição, 500 vans deixaram de circular na
Zona Sul.
O delegado informou que a partir do próximo sábado haverá
bloqueios e ações de fiscalização, com apoio de Detro, Polícia Militar, Detran
e Guarda Municipal, para evitar a passagem de vans. Ferraz disse ainda que o
novo sistema visa a evitar a concorrência entre os transportes.
— As vans se posicionam no mercado como se fossem táxis, que
saem a hora que querem e para onde querem. Mas concorrem com os ônibus,
causando desarmonia no trânsito. Agora existe um sistema, e eles não podem
fazer o que quiserem — garantiu o delegado.
Em abril, a prefeitura havia proibido a circulação de vans
na Área de Planejamento 2.1, que compreende os bairros de Botafogo, Humaitá,
Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São
Conrado.
Detro não pode
fiscalizar transporte alternativo
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) está
impedido de fiscalizar vans no Estado do Rio desde 1º de maio, quando o
convênio que o órgão mantinha com o Detran não foi renovado. Era esse convênio,
antigo, que permitia aos agentes do Detro fiscalizarem a documentação e as
condições de segurança dos veículos. Agora, com a parceria entre os órgãos
interrompida, se os fiscais constatarem que o motorista de uma van, municipal
ou intermunicipal, está, por exemplo, sem carteira de habilitação, são
obrigados a liberá-lo mesmo assim.
Além de os agentes não estarem mais autorizados a fazer
apreensões ou aplicar multas, eles não têm acesso ao banco de dados do Detran.
Logo, acabam liberando carros particulares que, eventualmente, podem ser
roubados ou furtados.
O Detran informou, por meio de nota, que está elaborando os
termos de um novo convênio com o Detro, que incluirá o uso de ferramentas de
tecnologia da informação pelos fiscais. O órgão não especificou, no entanto,
quando o novo convênio será firmado. "Quanto às operações de fiscalização do
Detro, os agentes do Detran estão e estarão permanentemente à disposição do
órgão, quando solicitados para dar suporte a estas mesmas operações, podendo
isso ocorrer independentemente da formalização de convênio”, diz a nota.
Mesmo antes da interrupção do convênio, a situação já era grave em São Gonçalo, onde muitas vans rodavam com uma liminar que livrava os veículos da fiscalização. As liminares foram emitidas pelo juiz André Luiz Nicolitt, titular da Segunda Vara Cível de São Gonçalo. Das seis varas do município, esta é a única a conceder esse tipo de liminar.
G1 - RJ
Prefeitura amplia área de proibição para vans no Rio
A Prefeitura do Rio vai ampliar as áreas de bloqueios de
vans na cidade a partir do próximo sábado (25). Além dos 11 bairros da Zona Sul
onde a circulação está proibida desde o dia 15 de abril, a Coordenadoria
Especial de Transporte Complementar passa a impedir o acesso nas outras áreas
da região: Largo do Machado, Catete, Glória, Laranjeiras, Flamengo e Cosme
Velho.
Além da Zona Sul, a partir do dia 25 também passa a haver
pontos de bloqueio em outras áreas da cidade, como o Alto da Boa Vista, a
autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, o Túnel da Covanca (na Linha Amarela) e o Túnel
da Grota Funda (na Avenida das Américas). Nesses locais, os motoristas serão
orientados a retornar e cumprir um trajeto que será determinado pelos agentes
da prefeitura.
Um esquema semelhante ao que foi realizado na primeira
proibição na Zona Sul será feito com o auxílio da Guarda Municipal, Detro,
Cet-Rio, policias Civil e Militar e Detran. Para atender a demanda dos usuários,
a Secretaria Municipal de Transportes prometeu ampliar a frota de ônibus que
circulam nessas regiões.
Novas vans já circulam
No sábado (18), os novos veículos autorizados pela
Prefeitura do Rio começaram a circular na Zona Sul. As vans que fazem o trajeto
São Conrado-Jardim de Alah, pelas comunidades da Rocinha e Vidigal, ganharam
uma faixa amarela na lateral e os 66 permissionários passaram a usar uniformes.
Os novos veículos têm ainda integração com o Bilhete Único e
o RioCard e a tarifa é a mesma dos ônibus: R$ 2,75. O município promete também
uma fiscalização mais rigorosa. As vans terão que pegar e deixar passageiros
apenas nos pontos e viajar em pé está proibido. Além disso, o cobrador também
tem que ir sentado e não pode gritar o itinerário da van.
A prefeitura informou que a licitação de mais linhas em
outras áreas da cidade deve terminar ainda no primeiro semestre deste ano.
Entenda as mudanças
A Prefeitura do Rio assinou, na manhã de sexta-feira (17),
os contratos do primeiro lote licitado no Sistema de Transporte Público Local
(STPL) que vai atender os bairros da Rocinha e Vidigal, ambos localizados na
Zona Sul da cidade. As vans vão circular no período de 24 horas, em dois
turnos, das 2h às 14h e das 14h às 2h, e todos os dias da semana.
Os veículos serão padronizados e integrados ao Bilhete Único
e contarão ainda com GPS, o que vai proporcionar uma rede integrada aos outros
meios de transporte, como os ônibus, BRTs, trens e metrô.
Enquanto as da Rocinha e Vidigal têm uma faixa amarela, na Zona Oeste, a cor será vermelha, na Zona Norte verde e o azul será usado na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.